Joaninhas: saiba mais sobre suas características
Escrito e verificado por a treinadora de cachorros Laura Huelin
As joaninhas são alguns dos insetos mais bonitos e apreciados pelos agricultores. Quando pensamos em uma joaninha, pensamos em um inseto com uma cabeça preta e uma parte traseira vermelha com suas características manchas pretas, embora existam muitas variedades de cores e formas. Por isso, vamos te contar tudo sobre elas!
Características
A joaninha é um inseto coleóptero, ou seja, um besouro. É intimamente relacionada com outros insetos, como os gorgulhos, escaravelhos e até mesmo os vagalumes.
Normalmente, pensamos que joaninhas são insetos redondos vermelhos com machas pretas. No entanto, a realidade é que existem muitas variedades: alaranjadas, amareladas, etc. Há também muitos padrões de cores diferentes, embora todas sejam pretas.
Esses insetos possuem cores vivas para avisar a seus possíveis predadores que são venenosos e que têm um sabor muito ruim. Na verdade, as joaninhas não têm muitos predadores. Os maiores perigos que precisam enfrentar são os pássaros e insetos maiores. As andorinhas também podem comê-las, embora raramente façam isso.
São insetos invertebrados, o que significa que não têm ossos. Podem medir entre 5 e 10 mm. São animais diurnos, utilizam a luz do dia para desenvolver suas atividades. Elas se escondem durante a noite e durante o inverno fazem algo parecido com uma hibernação. No início da primavera, retornam novamente ao campo.
Habitat
As joaninhas vivem em todos os cantos do planeta e no campo são fáceis de serem vistas, pois não se escondem. Na verdade, geralmente podem ser vistas em cima de plantas e folhas.
O ponto mais importante para as joaninhas escolherem uma planta para ficar é a presença de pulgões, sua comida. Se houver pulgões numa planta, as joaninhas estarão nela ou por perto.
Os locais em que podemos ver as joaninhas são muito variados. Elas podem aparecer em qualquer lugar onde suas presas estejam, no campo, em jardins e parques. São atraídas por plantas com cores vivas e por grandes extensões de ervas ou flores. Porém, se os pulgões nessa área forem exterminados, elas migram para outro local onde possam encontrar mais.
Comportamento
Esses besouros tão simpáticos são animais muito independentes. Ou seja, são animais solitários que passam o dia à procura de alimentos.
Quanto a sua reprodução, uma só joaninha pode por mais de 400 ovos, que geralmente eclodem entre março e abril. É comum que elas deixem seus ovos em folhas de plantas com pulgões, para que as larvas se alimentem antes de se tornarem adultas. O ciclo completo de uma joaninha dura dois meses. Quando o inverno chega, elas voltam a hibernar.
Mesmo sendo animais independentes, as joaninhas se juntam para hibernar e protegerem-se do frio. Além disso, estando todas juntas quando chega a primavera, fica mais fácil de acasalar e se reproduzir.
A longevidade depende de cada espécie de joaninha. Podemos dizer que elas vivem, em média, um ano, embora existam algumas espécies que possam viver até três anos, o que é uma conquista se considerarmos que são insetos de tamanho muito pequeno.
As joaninhas e sua importância ecológica
Como as joaninhas se alimentam de pulgões e não de folhas e hortaliças, podem ser consideradas um inseticida natural. Elas eliminam os pulgões, tão prejudiciais, eliminando a necessidade de venenos.
Na verdade, em alguns lugares as joaninhas são utilizadas para eliminar pulgões e ácaros. Dizem que, durante o verão, uma única joaninha pode comer até mil presas, por isso são muito valiosas para o controle biológico. Em colheitas afetadas por pulgões, pode-se liberar as joaninhas e simplesmente deixar que se alimentem, controlando a praga.
As joaninhas são importantes para o equilíbrio ecológico: se puderem manter a caça aos pulgões, não há a necessidade de utilizar venenos. Embora sejam seguras para seres humanos, podem ser perigosas para outras classes de insetos ou de pássaros que tentem se alimentar delas. Além disso, joaninhas ajudam a manter as cadeias tróficas sem riscos.
Por último, em alguns países, as joaninhas são símbolos de boa sorte. São alguns dos insetos mais apreciados por sua beleza. Além disso, são insetos simpáticos que podem nos ajudar no equilíbrio ecológico dos nossos campos.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Obrycki, J. J., & Kring, T. J. (1998). Predaceous Coccinellidae in biological control. Annual review of entomology, 43(1), 295-321.
- Obrycki, J. J., Harwood, J. D., Kring, T. J., & O’Neil, R. J. (2009). Aphidophagy by Coccinellidae: application of biological control in agroecosystems. Biological control, 51(2), 244-254.
- Roy, H., & Migeon, A. (2010). Ladybeetles (Coccinellidae). Chapter 8.4. BioRisk, 4, 293-313.
- Biranvand, A., Jafari, R., & Khormizi, M. Z. (2014). Diversity and distribution of Coccinellidae (Coleoptera) in Lorestan province, Iran. Biodiversity Journal, 5(1), 3-8.
- Lami, F., Masetti, A., Neri, U., Lener, M., Staiano, G., Arpaia, S., & Burgio, G. (2016). Diversity of Coccinellidae in ecological compensation areas of Italy and overlap with maize pollen shedding period. Bulletin of Insectology, 69(1), 49-57.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.