Jogos e atividades favoritos dos cães

junho 18, 2018

Os cães são animais muito ativos que, em geral, se divertem com qualquer coisa que tenham em mãos (ou melhor, em “patas”). Mas isso não quer dizer que eles não se entediam se fizerem sempre as mesmas dinâmicas. Por isso, hoje, queremos falar de jogos e atividades favoritos dos cães.

O entretenimento, sobretudo com exercícios físicos ou mentais, é benéfico, já que os cães desenvolvem a inteligência e evitam o sobrepeso. Também canalizam a energia – diminuindo as condutas destrutivas – e criam um vínculo estreito com o dono, questões que favorecem a aprendizagem, educação, disciplina e obediência.

Jogos e atividades para seu cão

Nossos animais, assim como nós humanos, tendem a se entediar ao realizar uma mesma ação diariamente. É por isso que a melhor forma de manter seu companheiro contente é lhe dando diferentes atividades que estimulem sua inteligência e atividade física.

Existe uma grande variedade de jogos e atividades que nossos companheiros peludos amam realizar. O que não sabemos é se tal atividade é agradável para nosso melhor amigo.

cão brincando com bola

Você deve levar em conta o tamanho, o peso e até a raça do seu cão, para então tirar o melhor proveito de seus dotes naturais. Com esses aspectos em mente, é hora de começar a brincar!

Atividades simples

Quando falamos de jogos e atividades, nem sempre precisam ser algo muito elaborado, nem é preciso sair correndo para o pet shop para comprar uma bola nova. É muito simples saber entreter o cão com objetos comuns durante nossos passeios.

cão no parque

O principal é ter um campo onde ele possa correr com liberdade, mas sempre fique de olho nele, o tempo todo. Quando você encontrar o lugar ideal, sua imaginação (e a dele) serão os limites.

Brincar com um pau

A maioria dos cães gosta de buscar coisas que seu dono lança para encontrá-las e devolvê-las para ele. Essa atividade simples lhe permite se exercitar e praticar a obediência quando devolve o objeto. 

educar sem violência

Brincar com um frisbee

Atividade igual à anterior, mas com um frisbee, um pratinho que é lançado e plana no ar. A atividade requer um pouco mais de esforço para o cão, já que ele deverá correr e prever a trajetória para devolvê-lo ao dono.

cão e frisbee

Recomendamos que seu animal tenha um tamanho apropriado para a ação que essa dinâmica requer. Um cão maior vai se divertir mais que um menor. Assim como um cão mais atlético vai gostar mais do que um de uma raça mais calma.

Esconderijos

É um jogo bem simples que colocará à prova o olfato de seu animal. Consiste em mostrar ao cachorro um prêmio, escondê-lo e esperar que ele encontre. Repita o processo aumentando a dificuldade a cada sessão.

educar seu cão

A melhor forma de jogar é distraindo-o com outras atividades, como o frisbee ou uma bola, e então esconder o prêmio entre folhas secas, debaixo da mochila ou objetos parecidos.

Brincar com outros cães

Se você considera seu companheiro bem educado, essa ação é ideal para ele, já que brincará com muito entusiasmo com um companheiro até se cansar.

levar cão ao parque

Desta maneira, você também ajuda ele a se socializar com outros cães e a se sentir menos angustiado ou ansioso.

Praticar exercícios de obediência

São atividades bem simples que você poderá encontrar em qualquer revista para pets ou na internet. Você só precisa ter paciência e ser muito claro no momento de escolher o tom de voz para o comando, para não intimidar seu cão.

passos para educar seu cão

Esportes complexos ou dinâmicos

Existe uma variedade de esportes que você pode incluir nas atividades com seus cão, que desafiarão os sentidos e vantagens naturais dele. Igualmente, também colocarão você à prova e lhe ajudarão a se exercitar.

Agility

É um esporte parecido com uma pista de obstáculos, onde o animal deverá superar e se esquivar com muita precisão e velocidade. Igualmente, colocará à prova sua liderança e paciência, já que o animal escutará suas ordens durante a competição.

prova de agility

Existem muitas raças ideais para essa atividade, como os Border Collie ou os Spaniel Britânicos. Se vocês se esforçarem com determinação, podem competir em eventos nacionais e até internacionais. Que tal? Você e seu cão estão à altura do desafio?

Mantrailing

É um jogo parecido com o do esconderijo, onde o animal deve encontrar uma pessoa sentindo seu cheiro pessoal, que sente em alguma roupa da pessoa a ser encontrada.

olfato do cão

Igualmente, o mesmo procedimento se faz com objetos, assim como a rotina efetuada nos aeroportos para identificar pacotes suspeitos ou de alto risco. É claro que nesse caso são usados elementos mais amigáveis.

Canicross

Trata-se de correr com seu cão a maior distância possível. Essa atividade pode ser realizada também a sós, e pode ser considerada um treinamento de disciplina. Em todo o mundo há competições de canicross para diferentes raças modernas.

canicross