Leites vegetais, uma alternativa ao leite de origem animal
Seja devido a alergias, intolerância à lactose ou por razões éticas, cada vez mais consumidores escolhem leites vegetais em vez do leite de vaca tradicional. Hoje, nós explicaremos que tipos de leite vegetal o mercado oferece atualmente, assim como seus benefícios.
4 leites vegetais que substituem o leite de vaca
-
Leite de soja
O leite de soja é composto de extrato de soja e água. Graças aos aminoácidos essenciais presentes nesta planta, é digerido com muita facilidade e é adequado para todos aqueles que têm estômago irritável.
No mercado, podemos encontrá-lo com e sem adição de açúcares e com diferentes sabores, como baunilha, coco ou chocolate.
Esta é uma das bebidas vegetais mais nutritivas, uma vez que contém lecitina, que ajuda a evitar arteriosclerose.
Também contém vitaminas do complexo B, cálcio e fósforo. As proteínas presentes na soja, além disso, ajudam a fixar o cálcio nos ossos, prevenindo assim a osteoporose.
-
O suave e cremoso leite de amêndoas
Esta bebida é preparada com amêndoas inteiras, água e, em muitos casos, algum tipo de adoçante. Esta alternativa ao leite de vaca tradicional contém 50% da vitamina E recomendada diariamente.
Um copo dessa bebida possui apenas 1/3 das calorias contidas em um copo de leite de vaca semidesnatado.
Sua única desvantagem reside em seu baixo nível de proteína, o que o coloca abaixo de outras opções, como leite de soja ou de vaca.
-
Bebida vegetal à base de arroz
Para preparar o leite de arroz, utiliza-se arroz cozido, xarope de arroz integral e amido. É uma das bebidas favoritas para quem sofre de alergias, uma vez que não contém soja, frutos secos ou glúten.
Em comparação com o leite de soja e com o leite de origem animal, o leite de arroz vegetal é rico em carboidratos e pobre em cálcio e proteína.
Também é muito ralo para ser um bom substituto para o leite, especialmente quando se trata de cozinhar.
-
O leite de coco, cada vez mais popular
Este é um dos leites vegetais que mais se assemelham ao leite de origem animal, principalmente pela sua textura.
Seu sabor o torna o substituto ideal na panificação, além de ser livre de soja e glúten e ter alto teor de potássio.
O leite de coco é rico em calorias (por isso não é recomendado para aqueles que estão de dieta), embora não seja tão nutritivo como o leite de origem animal.
Em um copo de leite de coco encontramos 1 grama de proteína e 100 mg de cálcio, enquanto que em um copo de leite de vaca são encontrados 8 gramas de proteína e 300 miligramas de cálcio.
Você conhecia todas essas propriedades? Talvez agora seja você o próximo a escolher um desses leites vegetais.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.