Macacos que usam ferramentas há 3000 anos
Escrito e verificado por o veterinário Eugenio Fernández Suárez
A existência de macacos que usam ferramentas já é bastante conhecida por nós, e esses primatas são animais muito inteligentes e habilidosos. Mas cada vez mais estudos estão tentando entender se isso já acontece há muito tempo.
Um estudo sobre os macacos que usam ferramentas
Agora, um novo estudo estabeleceu que o uso das ferramentas por macacos-prego ocorre há mais de 3.000 anos, o que excede em muito as estimativas anteriores que falavam em 700 anos para o macaco-prego-das-Guianas.
Esse estudo, realizado em macacos-prego, mostra que existem primatas que usam ferramentas há pelo menos 3.000 anos, embora o número possa ser ainda maior.
O estudo foi realizado no Parque Nacional da Serra da Capivara, no Brasil. Liderado pelo Dr. Tomos Proffitt, o trabalho revela várias fases do uso de ferramentas, algo muito semelhante ao que acontece em reservas humanas como a de Atapuerca, na Espanha.
Assim, as primeiras fases consistem em pequenas ferramentas. Porém, apenas 250 anos atrás começou uma fase em que os macacos que usam ferramentas nesse parque passaram a usar pedras maiores.
Os pesquisadores coletaram mais de 1.600 pedras que esses macacos usavam para quebrar as nozes com as quais se alimentam, facilitando a observação da evolução dessas pedras.
É preciso lembrar que nenhuma cultura cumulativa foi encontrada em outro primata que não o homem. Isso significa que, embora as ferramentas mudem, elas não precisam ser aprimoradas, pois esses animais não ampliam seus comportamentos culturais como os seres humanos.
Conheça os macacos no Brasil
O macaco que usa ferramenta há 3.000 anos não é outro senão o macaco-prego-amarelo (Sapajus libidinosus), primata encontrado apenas no Brasil.
Esses primatas medem entre 30 e 44 centímetros de comprimento, embora sua cauda os faça dobrar de tamanho. Essa cauda é preênsil, o que significa que pode ser usada para agarrar objetos, como se fosse um terceiro braço.
Os macacos-prego, além de serem os macacos que usam ferramentas com mais frequência, também têm comportamentos de automedicação e comportamentos culturais muito curiosos.
No caso do macaco-prego-amarelo, ele se alimenta principalmente de frutas de palma e insetos. Portanto, o uso de ferramentas para esses animais é muito importante para abrir as frutas.
Eles têm uma grande atividade diurna e habitam grandes territórios de, aproximadamente, 300 hectares, onde grupos de cerca de nove indivíduos passam o dia procurando fontes de alimento. Ainda assim, foram registrados grupos de mais de 50 espécimes se movendo de árvore em árvore.
Infelizmente, os macacos-prego são um dos primatas que mais sofrem devido à ação humana. Isso acontece porque nós os capturamos e criamos para tê-los em casa, embora a realidade seja que não é permitido ter um macaco como animal de estimação.
Por esse motivo, devemos estar cientes de que, embora a inteligência desse animal possa nos lembrar a de um ser humano, esses espécimes devem permanecer com seu próprio grupo, pois são animais sociais que sofrem muito como quando criados como de estimação.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.