Maine coon: características e cuidados

· janeiro 8, 2019

Apesar de seu tamanho grande, o Maine coon (conhecido como um “gigante gentil”) tem um caráter calmo e se apega com facilidade.

Os gatos Maine coon são impressionantes: grandes, robustos e com um pelo extremamente bonito. Nós convidamos você a descobrir todas as características desta raça.

História da raça Maine coon

Para dizer a verdade, não se sabe a origem dessa raça. Ela é conhecida por ter se desenvolvido na América do Norte, mas não se sabe quando ou por que chegou ao continente.

Algumas pessoas dizem que ela está relacionada aos gatos da Floresta da Noruega, que chegaram de barco com os vikings. Outros dizem que surgiu de um par de gatos angorá turcos no século 19.

Nós sabemos, no entanto, sobre a raça que se originou no estado do Maine, Estados Unidos. Durante um tempo foi um gato rural muito presente naquela zona e nos anos 80 se tornou uma raça popular. 

Além disso, foi exportado para outros países como animal de estimação e a FIFe a reconheceu como raça em 1982.

Características dos Maine coon

Gatos Maine Coon são carinhosamente chamados de ‘gigantes gentis’, já que essa é uma das maiores raças de gatos domésticos que existem.

Os machos são um pouco maiores que as fêmeas: pesam entre 7 e 10 quilos, enquanto que elas chegam a 5 ou 7 quilos.

maine coon: comportamentos

A raça não é definida apenas pelo tamanho. Sua cabeça é quadrada, com as maçãs do rosto proeminentes e marcantes.

As orelhas são pontudas, largas na base e terminam com um pincel, ou seja, um tufo de cabelo. Além disso, seus olhos são grandes e ligeiramente oblíquos.

O pelo dos gatos Maine Coon caracteriza-se por ser de comprimento médio e pode aparecer em muitas cores diferentes: sólidos, castanhos, bicolor, exceto em lilás e chocolate.

No interior das pernas, peito e barriga, o pelo é mais longo e mais denso. A cauda é larga e muito peluda.

Comportamento dos Maine coon

Apesar de seu tamanho imponente, os gatos Maine Coon são animais calmos e afetuosos. No entanto, não devemos esquecer que são gatos e que, como a maioria, escolherão uma pessoa favorita na casa à qual se apegar.

Eles não são animais particularmente ativos que precisam de exercício extra. Porém, gostam de ter um jardim e poder sair para passear e perseguir pequenas presas.

Quando são gatos domésticos, gostam de passar o tempo dormindo e brincando com a família.

Os Maine coon não param de se comunicar. Em adição à sua linguagem corporal, são animais muito vocais que não param de fazer barulho, uivando e miando, entre si e com os seres humanos.

Isso não significa que eles sejam animais barulhentos, mas quando querem atenção sabem como exigir isso. Eles também são inteligentes e tenazes. Portanto, quando precisarem de algo, saberão como obter.

maine coon: cuidados

Como cuidar de gatos Maine coon

A raça dos gatos Maine Coon é saudável, e os problemas de saúde hereditária geralmente não aparecem.

Entretanto, devido ao seu tamanho, são propensos a ter displasia do quadril, um problema que tende a ser mais frequente em cães do que em gatos.

A maioria dos cuidados com os gatos Maine coon é direcionada para os pelos: longos e espessos, geralmente não se emaranham, mas precisam de escovação frequente para eliminar os pelos mortos.

Além disso, os tempos de muda devem ser levados em conta, pois bolas de pelo poderiam se formar no estômago.

Estudos veterinários dizem que a maioria dos gatos domésticos sofre de obesidade: o maine coon, como um animal grande e silencioso, também é afetado pela propensão a engordar.

Portanto, check-ups veterinários frequentes devem ser realizados e o animal deve seguir as orientações de alimentação recomendadas.

O gato maine coon ganhou popularidade nas últimas décadas, graças à sua beleza robusta: a imponente cabeça quadrada e a densa camada de pelo fazem dele um gato especial.

Além disso, ele tem a personalidade perfeita para fazer parte de uma família.