Método Tellington Ttouch: para cães com medo de fogos

· janeiro 21, 2019
Este método busca deixar os cães mais tranquilos e seguros de si ao ouvirem ruídos altos. 

Você já deve ter ouvido falar do método Tellington Ttouch e suas bandagens para cães com medo de fogos de artifício nas mídias sociais. Hoje, contaremos como essas e outras técnicas similares funcionam.

Cães com medo de fogos de artifício

É muito comum encontrar cães com medo de fogos de artifício, além de tempestades e ruídos altos. Os sintomas comuns são tremores, latidos descontrolados, cães que se recusam a sair… animais com esse tipo de medo podem passar muito mal.

Fogos de artifício, pirotecnia e trovões são fenômenos que não podemos controlar: não sabemos quando os encontraremos, e, por isso, fica difícil proteger o nosso cão.

Não temos tempo para tomar medidas contra fogos de artifício que, às vezes, são soltos quando menos esperamos. Alguns cães fogem e se perdem.

É por isso que muitos métodos foram desenvolvidos para lidar com o medo de fogos de artifício: pílulas, xaropes, terapias positivas…

E o método Tellington Ttouch, que geralmente é indicado para cães nervosos, foi adaptado para oferecer uma solução.

Método Tellington Ttouch

Este método é muito mais do que bandagens para cães com medo de pirotecnia: também busca acalmar os cães nervosos, ensinar-lhes a caminhar sem puxar a correia, aliviar dores nas articulações, acelerar a recuperação após uma operação, etc.

cães com medo de fogos de artifício

Cada problema tem uma técnica específica que ajuda a resolvê-lo. As diferentes técnicas incluem massagens no cão, uma maneira específica de posicionar a correia durante a caminhada ou as bem conhecidas bandagens.

Com gaze ou ataduras, deve-se envolver o cão para dar-lhe segurança durante o período em que sente medo.

Os inventores do método asseguram que as bandagens melhoram a circulação sanguínea dos animais medrosos.

Com maior bem-estar físico, eles são capazes de enfrentar seus medos e lidar com os fogos de artifício ou as tempestades.

A realidade sobre o medo de fogos de artifício e ruídos altos

No entanto, este método não pergunta por que os cães têm medo de ruídos altos. Se ele é causado por uma experiência ruim, pelo nervosismo acumulado, porque fisicamente causam desconforto, a reação dos seres humanos… o método pressupõe que apenas melhorando o bem-estar físico do animal, o medo já é superado.

Para realmente superar o medo, tanto nos cães como nos humanos, você não pode agir de forma generalizada. Cada indivíduo experimenta o medo de uma maneira diferente e não há fórmulas que valem para todos. 

Com esse método, exatamente isso está sendo feito: uma mesma medida está sendo aplicada a problemas complexos.

Cada cão encontra conforto para seu medo à sua própria maneira: alguns preferem se esconder em um lugar isolado, outros preferem carícias e contato com os humanos e há outros que relaxam caminhando e passeando.

Além disso, muitos comportamentos que parecem assustadores são apenas uma válvula de escape para o estresse.

Cachorro assustado

Estas técnicas, como o método Tellington Ttouch, portanto, não levam em conta as necessidades específicas de cada cão.

Quando bem aplicado, poderia ter um efeito sobre uma pequena porcentagem de cães. Muitos precisam se sentir mais bem protegidos quando os fogos começam.

Além disso, é necessário levar em conta que as bandagens para cães com medo de pirotecnia devem ser feitas por uma pessoa com a qualificação apropriada.

Praticamente ninguém, com a ajuda de um guia que você encontra online, pode fazê-lo bem.

O restante das variáveis ​​e necessidades que a maioria dos animais pode ter nesses momentos delicados está sendo negligenciado.

Por isso, o cão pode não estar sendo ajudado, pois talvez não estejamos realmente trabalhando para resolver seu problema.

Soluções: sim ou não?

O medo de fogos de artifício e tempestades, como muitos outros medos, tem uma solução.

Mas como cada caso é único, o tratamento também deve ser único. Apenas um educador canino bem treinado pode oferecer um tratamento para os medos dos cães.

Em poucos casos, a solução será simplesmente utilizar as bandagens para cães com medo de fogos de artifício.

Porém, esta situação não deve ser tomada como garantida: há muitos fatores diferentes que entram em jogo.

Assim, o cão só pode enfrentar seus medos se o tratamento for apropriado.