Um milagre ecológico, as borboletas de Taiwan

As borboletas de Taiwan são uma das maravilhas deste mundo que você não pode perder, mesmo através de fotografias. Aqui contaremos tudo sobre elas.
Um milagre ecológico, as borboletas de Taiwan

Última atualização: 12 julho, 2022

Os lepidópteros diurnos estão entre os insetos mais amados. Se você gosta dessas criaturas aladas, não pode perder as borboletas de Taiwan: maravilhosamente coloridas, variadas e, acima de tudo, muito numerosas.

Na verdade, elas são a principal atração turística e a base para a manutenção de sua biodiversidade. As borboletas não são apenas um espetáculo estético, elas são inestimáveis para o ecossistema. Estas são as questões que vamos abordar neste espaço, por isso não perca nada.

A incrível diversidade das borboletas de Taiwan

Taiwan é uma pequena ilha na costa leste da China, situada também ao sul do Japão. Tem uma área de aproximadamente 14 mil quilômetros quadrados. Nesta pequena extensão, habita um grande número de borboletas, mais do que em qualquer outra parte do mundo.

E é em Taiwan que cerca de 400 espécies diferentes de borboletas foram registradas. O número exato não é conhecido, pois essa incrível variedade torna os registros díspares. Além disso, 55 delas são endêmicas, ou seja, não são encontradas em nenhum outro lugar do mundo.

Acredita-se que essa incrível diversidade tenha sua origem no grande número de habitats da ilha de Taiwan. Nela, você pode encontrar ecossistemas de alta montanha, planícies e até uma floresta tropical.

Uma borboleta de ponto de interrogação

Quais borboletas vivem em Taiwan?

Não é à toa que essa ilha é chamada de “o reino das borboletas”. Tanto como atração turística quanto científica, esses lepidópteros são, sem dúvida, o fenômeno mais marcante de Taiwan. Embora nem todas as espécies que vivem ou migram por esse território possam ser descritas aqui, você poderá conhecer as famílias mais importantes que o habitam. Confira abaixo!

Família Hesperiidae

Essas borboletas diurnas são caracterizadas por seu voo rápido e as pontas de suas antenas em forma de gancho modificadas. São reconhecidas mais de 3.500 espécies e 3 subfamílias vivendo em Taiwan: Coeliadinae, Hesperiinae e Pyrginae.

Família Papilionidae

Também são conhecidas como borboletas rabo de andorinha, por causa do formato de suas asas e da extensão alongada que possuem na ponta. Esta família tem 550 espécies e 34 delas podem ser encontradas em Taiwan.

Família Pieridae

Embora essas borboletas sejam encontradas em maior número na África tropical, a Ásia também contém grande parte das 1.100 espécies que compõem esse grupo taxonômico. A maioria delas são brancas, amarelas e laranja, com algum pigmento preto.

Duas subfamílias são encontradas em Taiwan, Coliadinae e Pierinae.

Família Riodinidae

Esta família de pequenas borboletas é caracterizada por marcas metálicas nas asas (daí o nome metalmark em inglês). A estrutura de suas cores é vibrante e cheia de grandes contrastes, tanto preto com vermelho ou azul ou simplesmente cores iridescentes. Muitas delas imitam mariposas venenosas em seu ambiente.

Apenas duas espécies habitam Taiwan: Abisara burnii e Dodona eugenes.

Família Lycaenidae

É a segunda maior família de borboletas, inclui mais de 6 mil espécies espalhadas pelo mundo. 75% delas também se associam a formigas, uma relação chamada mirmecofilia. Essas associações podem ser mutualísticas, parasitárias ou predatórias, dependendo da espécie.

Família Nymphalidae

Esta peculiar família taxonômica é a maior existente e pertence à superfamília Papilionoidea. Inclui espécies conhecidas como a borboleta-monarca (que passa por Taiwan em sua longa migração), as almirantes e as Nymphalis californica. Apesar de suas características cores brilhantes, a parte inferior de suas asas geralmente tem uma aparência enrugada que as ajuda a se camuflar no ambiente.

As borboletas são necessárias e úteis

Muitas vezes, a beleza de um lugar ou de um animal está circunscrita ao seu valor para o turismo, pois as pessoas tendem a buscar o que mais impressiona nos lugares que visitam. No entanto, a conservação das borboletas em Taiwan não se deve apenas ao valor estético que trazem às suas paisagens:

  • Valor para os ecossistemas: as borboletas são indicadores da qualidade do ar, pois seu número varia de acordo com isso. Elas são um elemento-chave nas cadeias alimentares e, claro, na tarefa de polinização.
  • Valor educacional: as borboletas são essenciais quando se trata de estudar processos como a metamorfose ou as migrações. Seu estudo e a divulgação de suas peculiaridades também são uma ferramenta de conscientização sobre a importância da biodiversidade.
  • Valor intrínseco: este é o valor mais importante e, infelizmente, o menos pensado. As borboletas têm o direito de existir e viver em liberdade.
observar borboletas

Dito isto, as borboletas de Taiwan não estão isentas de ameaças. O maior perigo que elas enfrentam é o desmatamento de seu habitat e a poluição ambiental. Além disso, muitas delas morrem atropeladas nas estradas em plena migração (como é o caso da borboleta-monarca). Por isso, o compromisso com a sua conservação nunca deve cessar, pois elas são uma peça-chave da biodiversidade do planeta.

Pode interessar a você...
As borboletas podem mudar a cor de suas asas?
Meus Animais
Leia em Meus Animais
As borboletas podem mudar a cor de suas asas?

Muitos animais, principalmente os insetos, desenvolveram técnicas incríveis para evitar os predadores, como mudar a cor de suas asas. Veja!