Minha gata está prenha?

· janeiro 3, 2019
Náuseas ou mudanças de humor podem revelar que uma gata está no início da gravidez. Mas só depois de duas semanas você perceberá o inchaço das mamas e sua cor mais rosada.

Muitas vezes, nossos animais de estimação fogem de casa e não sabemos o que eles estão fazendo. Para evitar sobressaltos e garantir que sua gata estará sempre o mais saudável possível, veja dicas para saber quando sua gata está prenha.

Como funciona o cio das gatas

Muitos não sabem que cio é um dos momentos mais difíceis da vida das gatas. Como geralmente acontece em muitas espécies, é somente durante este período que a gata estará pode acasalar com o macho, que, por outro lado, está disposto o ano todo.

A fêmea geralmente fica fértil a partir dos 8 ou 10 meses de vida. Saberemos que ela chegou à maturidade sexual quando atingiu um peso ideal e adequado à idade adulta.

Entretanto, diferentes raças de gatos têm seu primeiro cio em diferentes idades.

ganha prenha

Como os gatos são seres solitários que não se movimentam em grupos, parte do ritual de acasalamento dos felinos é localizar o par mais próximo, por meio de miados altos e persistentes.

As gatas ficam especialmente afetuosas durante esse tempo, e até se tornam “irritantes” para os donos. Quando são acariciadas, podem até adquirir uma posição semelhante à da cópula.

As gatas geralmente têm vários cios a cada duas ou três semanas. O cio em si se inicia quando elas começam a emitir um miado estridente.

Dura entre quatro e seis dias, se conseguir acasalar com o macho. No final do processo, os ovários param de produzir hormônios.

Quanto aos machos, eles tendem a ser mais ativos entre setembro e março, embora possam acasalar em qualquer época do ano.

Durante esses meses, eles tendem a ser mais agressivos e territoriais, e marcam toda a casa com uma urina cheia de feromônios.

Como detectar se sua gata está prenha

A gravidez das gatas geralmente dura entre 60 e 70 dias. Em geral, é muito difícil perceber que uma gata está prenha durante a primeira semana de gestação; a menos que você já tenha tido várias gatas.

Mesmo assim, a gata pode sentir náuseas ou alterações de humor no início da gravidez, assim como as mulheres.

Ultrassom em gatos

Aos 15 ou 18 dias de gestação, as mamas da gata começarão a inchar e ficarão mais rosadas. Seu peso aumentará entre um ou dois quilos ao longo da gravidez.

Além disso, sua barriga crescerá naturalmente à medida que o parto se aproxima.

Os veterinários geralmente detectam a gravidez a partir do 15° dia de gestação. Nesse momento, eles realizarão um ultrassom para verificar se os filhotes estão bem.

Conforme a gravidez avança, ele irá fazer mais exames para determinar quantos gatinhos há e, se necessário, prescreverá algum tipo de suplemento nutricional.

Para saber quando uma gata prenha vai parir, observe seus miados, se ela começa a apresentar secreções vaginais abundantes e se perdeu o apetite.

Tente preparar um cantinho que proporcione paz e tranquilidade a sua gata, sempre com o telefone do veterinário em mãos para evitar complicações sérias.