Diferenças entre cães e gatos: saiba mais aqui!

· setembro 9, 2018
Algumas das mais marcantes são a independência dos felinos e a fidelidade absoluta dos cães, mas a verdade é que essas espécies divergem em outros aspectos, como alimentação, higiene e a domesticação.
À primeira vista, existem diferenças entre cães e gatos em relação ao físico, mas também há diferenças no nível emocional, comportamental. Claro, os hábitos e a alimentação desses animais também são bem diferentes. Neste artigo, falaremos sobre algumas das diferenças entre cães e gatos.

Quais as diferenças entre cães e gatos?

Talvez você queira adotar um animal de estimação e não sabe qual escolher. Os cães e gatos são bonitos, mas eles diferem em algumas questões importantes. Nem todas as pessoas estão aptas a terem um cão ou um gato em casa. Entre as diferenças entre eles, destacamos:

1. Comportamento

A primeira grande diferença entre um gato e um cão é quanto ao comportamento. O primeiro é um caçador solitário, como o resto dos felinos. O segundo prefere viver em grupo, porque descende dos lobos.

Os gatos podem passar horas sozinhos em casa, enquanto os cães precisam de companhia. Caso contrário, ficam deprimidos ou adoecem. Além disso, os cães farão tudo o que estiver ao alcance para agradar o dono. Afinal, os caninos consideram o humano como o líder da matilha. Por sua vez, os gatos brincarão sozinhos sempre que quiserem.

2. Alimentação

Embora cães e gatos comam ração quando estão em casa, também encontramos diferenças em suas dietas e formas de alimentação. Os felinos perseguem suas presas, são furtivos e caçam pássaros, roedores ou insetos. Eles só “aceitam” um certo tipo de comida, que inclui peixe e patê.

Cachorro e gato comendo juntos

Os cães, por sua vez, são onívoros e têm um cardápio ligeiramente mais amplo. Eles podem consumir algumas frutas e legumes, carnes vermelhas ou brancas e até vegetais. Além disso, em uma situação de sobrevivência, podem manter uma dieta “vegetariana”.

Outro fato curioso: um cachorro pode passar mais tempo sem comer do que um gato. Os caninos usam sua própria gordura corporal para produzir energia. Portanto, é mais comum que os cães devorem a comida em seu prato em questão de minutos. Isso é especialmente comum em algumas raças gulosas, como o labrador. Por sua vez, os gatos “dosam” mais o que têm no comedouro ao longo do dia.

3. Higiene

Outra das principais diferenças entre cães e gatos é a higiene. Os primeiros não cuidam disso sozinhos e, se não forem banhados com certa assiduidade, emanam um cheiro forte. Em contraste, os gatos podem passar o dia todo se limpando. É improvável que eles fiquem mal-cheirosos e, se isso acontecer, é um sinal de que algo está acontecendo com o animal. Portanto, nessa situação, você tem que levá-lo ao veterinário o quanto antes.

Gato se lambendo

4. Domesticação

O gato é mais selvagem e, portanto, geralmente é mais difícil de aprender certos hábitos. Poderíamos dizer que “ele fará o que quiser”, de acordo com a ocasião. O cão é o oposto: o filhote treinado pode ser extremamente obediente em qualquer situação, seja em casa, no parque ou na praia.

5. Territorialidade e proteção

Uma das primeiras coisas que um gato faz quando chega em sua nova casa é deixar seu cheiro em todos os lugares. Como? Esfregando-se contra objetos, móveis, paredes e até pessoas. No caso dos cães, a menos que haja mais de um em casa, eles não marcarão um território como seu.

Quanto à proteção, o cão não hesitará em cuidar de seu dono, onde quer que esteja e independente do perigo que o espera. A única situação em que o gato ataca é se considerar que seu espaço está sendo invadido. Não importa se o que está se aproximando é alguém da casa ou um estranho.

Cães e gatos são completamente diferentes, ninguém pode negar isso. No entanto, eles são os melhores animais de estimação que podemos ter em casa. Leve em conta as necessidades específicas de cada um e ofereça-lhes seu amor. Em troca, eles lhe darão a companhia e lealdade. Portanto, não hesite em ter um gato ou um cão! Eles se tornarão seus melhores amigos.