9 animais de Madagascar

Madagascar tem uma das comunidades de vida selvagem mais excepcionais do mundo. Infelizmente, os ecossistemas naturais da ilha estão sendo destruídos a um ritmo muito acelerado.
9 animais de Madagascar

Última atualização: 21 Maio, 2021

Nos tempos antigos, Madagascar pertencia ao supercontinente de Gondwana. Após sua separação da África e da Índia, tornou-se a quarta maior ilha do mundo e permaneceu isolada durante os últimos 160 milhões de anos. Graças a isso, os animais de Madagascar evoluíram independentemente do resto do planeta.

Como consequência, a fauna de Madagascar é única no mundo. 100% dos anfíbios de Madagascar são endêmicos. E 90% dos répteis, 37% das aves e 66% dos peixes também. O mesmo vale para mamíferos e macroinvertebrados, já que a maioria das espécies não pode ser encontrada em nenhum outro lugar.

Neste artigo, apresentamos algumas das espécies mais emblemáticas da ilha. Infelizmente, muitas delas estão seriamente ameaçadas, pois os recursos naturais de Madagascar estão sendo rapidamente destruídos pelas atividades humanas.

Os animais únicos de Madagascar

Esses animais que vamos apresentar não podem ser encontrados em nenhum outro lugar do planeta. Portanto, sua conservação é uma prioridade.

1. Aye-aye (Daubentonia madagascariensis)

Esse primata noturno se destaca por sua aparência peculiar, com uma pelagem preta, grandes olhos amarelos, enormes orelhas e incisivos que não param de crescer. Esses animais também são notáveis por sua cauda longa e peluda e suas mãos estranhas.

Os dedos do aye-aye são extraordinariamente longos. Ele os usa para bater repetidamente na casca das árvores em busca de insetos para devorar. Assim que os encontra, quebra a casca com os dentes e usa o dedo médio, muito mais fino que o resto, para remover o inseto de sua galeria.

 

Um aye-aye, um dos animais de Madagascar.

2. Camaleão-pantera (Furcifer pardalis)

O camaleão-pantera é nativo do norte de Madagascar. No entanto, hoje pode ser encontrado em lares de todo o mundo, devido à sua popularidade como animal de estimação exótico.

Esses camaleões são caracterizados por suas cores brilhantes e marcantes, que variam do verde ao azul ou vermelho, dependendo da população a que o animal pertence, seu humor e outros fatores. Os adultos atingem tamanhos consideráveis, até 23 centímetros de comprimento.

 

Um dos animais de Madagascar.

3. Lagartixa-satânica-cauda-de-folha (Uroplatus phantasticus)

Essa é outra espécie de réptil arbóreo malgaxe que, como o camaleão apresentado, se tornou muito popular no comércio de animais. Seu aspecto reflete um caso espetacular de crípse, por meio do qual o animal tenta se assemelhar ao meio ambiente para passar despercebido.

Essa lagartixa tenta se camuflar como parte de uma vegetação seca, com estruturas corporais que lembram esse aspecto e uma cauda idêntica a uma folha. As saliências acima de seus olhos lhe dão um olhar de aparência maliciosa.

 

Um dos animais mais raros de Madagascar.

4. O sapo Dyscophus antongilii

A espécie de sapo Dyscophus antongilii tem uma aparência muito arredondada e bastante grande, medindo entre 6 e 6,5 centímetros para os machos e 8,5 e 10,5 centímetros para as fêmeas. Os machos são amarelos ou laranja, mas as fêmeas são de um vermelho intenso, com uma linha preta atrás de cada olho.

 

Um sapo Dyscophus em um fundo branco.

5. A ave Coua caerulea

Essa bela ave de plumagem azul-marinho está amplamente distribuída por toda a ilha. Ao contrário de outros animais em Madagascar, ainda tem populações abundantes. Pertence à família dos cucos, mas não apresenta os hábitos parasitários que caracterizam muitos de seus outros membros.

 

Um dos animais mais bonitos de Madagascar.

6. Indri (Indri indri)

O indri é o maior lêmure vivo. Chega a medir entre 50 e 70 centímetros e pesa até 10 quilos. É facilmente reconhecível por sua cauda minúscula e sua coloração branca e preta, que depende da área. O pelo das populações do sul é mais branco, enquanto no norte predomina o preto.

Esses lêmures são diurnos. Saltam e se movem entre os galhos com a ajuda de seus membros especializados e se alimentam principalmente de folhas.

 

Um indri entre ramos.

7. Camaleão-malgaxe-gigante (Furcifer oustaleti)

Madagascar contém a maioria das espécies de camaleões do mundo. Entre elas, temos Furcifer oustaleti, considerado o maior camaleão do planeta. Compete por esse título com outro camaleão malgaxe, o camaleão Calumma parsonii. Ambos têm aproximadamente 70 centímetros.

Curiosamente, essa ilha também é o lar dos menores camaleões do mundo, que pertencem ao gênero Brookesia. A insularidade parece favorecer características extremas nos dois sentidos.

 

Um camaleão gigante em um fundo preto.

8. A espécie Echinops telfairi

Esses mamíferos são muito parecidos com os ouriços. Assim como eles, são pequenos, arredondados e cobertos de espinhos. Suas pernas são curtas, suas orelhas são grandes e seu focinho é pontudo.

No entanto, não são ouriços nem são parentes deles. Esses animais de Madagascar desenvolveram essas características de forma totalmente independente, tornando-se um caso extremo de convergência evolutiva.

 

9. Fossa (Cryptoprocta ferox)

A fossa é o predador dominante de Madagascar, medindo até 1,80 metros de comprimento e pesando 12 quilos. Pertence à família dos euplerídeos e é um animal carnívoro aparentado com os mangustos. As fossas podem estar ativas durante o dia e à noite e podem se mover no solo ou nas árvores.

Esses animais se alimentam de qualquer presa que possam capturar, mas sua comida favorita são os lêmures. Sem dúvida, estão no topo da cadeia trófica desse ecossistema.

 

Uma fosse olhando para a câmera, um dos animais mais bonitos de Madagascar.

A fauna de Madagascar é uma das mais interessantes e únicas do mundo. Infelizmente, esses animais estão desaparecendo devido às ações humanas. As práticas agrícolas, de produção de energia ou de mineração, entre outras, têm destruído as florestas que antes cobriam a ilha.

Muitas vezes, essas práticas se devem à situação de precariedade e pobreza em que vivem as populações locais. Proteger a diversidade de Madagascar requer não apenas a conservação de espécies animais e vegetais, mas também cuidar do bem-estar humano.

Pode interessar a você...
A fossa, o mais estranho predador de Madagascar
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
A fossa, o mais estranho predador de Madagascar

Quando as pessoas falam da Fossa de Madagascar, os habitantes locais não citam nem seu nome. Dizem que é um demônio que rouba crianças: uma fantasia local.