O adestramento do setter inglês: cão especialista na caça de aves

· novembro 6, 2018
Esta raça é muito calma dentro de casa, mas fora dela, apresenta o caráter ativo de um cão de caça. Portanto, deve ser saber claramente quem é seu líder. 

Ensinar um cão comandos básicos pode parecer complicado e, claro, requer paciência e perseverança. Mas, se acrescentarmos que a raça de cães que temos tem o instinto intrínseco de caçar, essa tarefa pode se tornar ainda mais complicada. Portanto, daremos a você algumas diretrizes para o adestramento do setter inglês, um excelente caçador de pássaros.

Características do setter inglês

Antes de entrar no assunto, saberemos um pouco mais sobre esse cão, tanto sobre suas características físicas quanto sobre sua personalidade, que nos ajudarão a determinar como educá-lo.

Características físicas

O setter Inglês é um cão de tamanho médio, que atinge uma altura entre 55 a 65 centímetros em cruz nos machos e entre 57 a 68 nas fêmeas.

Ele pesa em torno de 30 quilos. Para destacar suas características físicas, sua pelagem é composta por manchas que se espalham por todo o corpo.

setter inglês

As cores aceitas para esta raça são branco-preto, laranja-branco ou tricolor, quando se mesclam as três cores.

De acordo com sua cor, tem nomes diferentes como Blue Belton, Orange Belton ou Tricolor.

Sua cauda é de comprimento médio e sempre permanece ou cai ou na posição horizontal, mas nunca permanece para cima.

Comportamento do setter inglês

O setter Inglês é um cão muito calmo em casa, mas muito ativo quando está fora dela. 

É um animal muito familiar que vai adorar se deitar com você no sofá, que você lhe dê carinho e aconchego.

Não é um animal de uma única pessoa, o que significa que todos os membros da casa podem educá-lo e ele os obedecerá.

Além disso, sua natureza amorosa e gentil o torna ideal para estar com crianças

Mesmo assim, lembre-se de que a interação entre animais de estimação e crianças sempre tem que ser supervisionada por um adulto.

raça setter inglês

Conselhos para o adestramento do setter inglês

Devido às razões pelas quais ele foi criado, o setter inglês precisa que você leve em consideração uma série de requisitos ao treiná-lo.

Estes são alguns:

Carinho

Como vimos anteriormente, o setter inglês é um cão muito sociável que precisa se sentir como membro de uma família. 

Embora seja suficiente para ele sentir que você é o líder, ele precisará receber afeto e atenção do restante dos membros da família, de outros animais de estimação ou das pessoas ao seu redor.

Neste sentido, para treinar adequadamente um cão desta raça, você precisa viver em uma casa, educá-lo a partir do reforço positivo e não castigá-lo se ele fizer algo errado.

Disciplina

Dentro da disciplina, há um princípio muito forte que você deve ensinar: a hierarquia. 

O setter inglês é um cão forte e inteligente, e ele sabe disso. Mostrar que você é o líder e que ele é apenas seu seguidor será um dos princípios básicos no adestramento do setter inglês.

Para ensiná-lo, não há necessidade de gritar ou punir, como mencionamos anteriormente, porque o reforço positivo é sempre a chave para bons resultados na educação de qualquer animal.

Rotina

A rotina é uma das questões mais importantes no adestramento do setter inglês, porque é algo essencial para que ele se acostume com o que deve fazer parte de sua vida.

Portanto, programe suas caminhadas, suas brincadeiras e suas refeições, assim como seu banho, sempre nos mesmos horários e dias.

Isso fará com que o animal permaneça calmo e equilibrado, qualidades que servirão para o aprendizado.

Exercícios

Devido ao seu desejo de caça intrínseco, o exercício é vital no adestramento do setter inglês.

Toda a energia que seu corpo acumula deve ser canalizada e o esporte é a melhor maneira de atingir esse objetivo.

Depois de ter cumprido todos esses requisitos, você pode começar o adestramento de seu animal de estimação, que será realizado como o de qualquer outra raça.

Você pode ensinar comandos básicos em casa, mas se quiser algo mais avançado, é mais provável que um profissional possa lhe ajudar com isso.