O amor entre cães, eles podem se apaixonar?

· fevereiro 20, 2018

Sim, o amor entre cães existe. No reino animal, são muitos os que desenvolvem uma grande afetividade, algo cientificamente comprovado. Não são só as pessoas que têm a capacidade de sentir. As emoções e os sentimentos também estão presentes nos animais. Todas as espécies sentem de diferentes maneiras. Também os animais, assim como as pessoas, são capazes de experimentar emoções desde filhotes. O amor é um dos sentimentos mais intensos.

Alguns dos animais com maior capacidade afetiva são os elefantes, os golfinhos e os cães, entre outros. A seguir revelaremos a você mais a respeito do amor entre cães.

Os cães são seres muito particulares. Têm uma intuição muito desenvolvida. A partir disto, sua capacidade de sentir também é muito latente. A espécie canina experimenta uma enorme faixa de emoções. Entre estas, se encontram a tristeza, a euforia, o medo, e inclusive o amor. Mas, o que se sabe sobre o amor entre cães? Melhor dizendo, os cães podem se apaixonar?

O amor entre cães: tudo o que você precisa saber

Os cães costumam amar muito os seus donos. Podemos deduzir que, se um cão pode amar uma pessoa, também pode sentir algo por outro animal. Inclusive parece mais lógico que o animal experimente emoções por outros de sua mesma espécie.

Cachorros amigos num banco de parque

Vários estudos têm demonstrado a autenticidade química do amor do cão para com seu dono. Trata-se de algo real. O animal chega inclusive a dar a sua vida por seu dono. Isto é, sem dúvida, uma das mais autênticas provas de amor. Inclusive dizem que o amor dos animais é mais intenso e verdadeiro do que o das pessoas.

Os cães também produzem oxitocina. Esta substância é mais conhecida como o hormônio do amor. Para os pesquisadores, o particular olhar de um cão para seu dono se explica graças a este hormônio. Isto oferece uma explicação científica à questão do amor entre cães. Se o animal possui este hormônio, significa que também pode sentir amor.

A integração do cão como parte da família

Os pesquisadores sugerem que um cão domesticado desenvolve uma maior sensibilidade emocional. Isto explicaria a adaptabilidade de um cão ao seu meio familiar. Este tipo de animal atua emocionalmente com um efeito bumerangue. O amor que recebem o devolvem. É realmente impressionante a capacidade emocional dos cães e deveríamos aprender com eles.

Sentimentos caninos

Se o cão pode sentir amor por seu proprietário humano, por que não poderia sentir por outro cão? É o que se pesquisou sobre o amor entre cães. As pessoas que têm um cão sabem que eles podem desenvolver intensas amizades com outros de sua espécie. É normal que um cão se dê melhor com outro cão em particular, do que com qualquer outro de sua espécie. Ele tem preferências.

Que tipo de sentimentos eles têm?

Uma vez que afirmamos que os cães podem sentir amor, eles o sentem da mesma forma que os humanos? Um estudo realizado com base nesta temática em particular explica isto de maneira muito exata. O cão se desenvolve mentalmente como um humano de entre um e dois anos de idade. Estamos falando então da mentalidade similar à de uma criança. Logo, o amor de um cão é similar ao amor de uma criança?

Para muitas pessoas e especialistas, esta explicação faz grande sentido. Uma criança de dois anos ainda não desenvolveu completamente sua capacidade emotiva. No entanto, é capaz de amar seus pais. O mesmo ocorre com os cães. Eles são capazes de amar seus donos, mas este amor canino não se compara ao amor adulto.

Um amor inocente

Poderia estar se falado talvez de um amor mais puro. Os cães e as crianças compartilham várias características e aspectos em comum. São muito similares no aspecto cognitivo, com uma grande capacidade emocional. E também gostam de demonstrar seu carinho continuamente.

Menina com cachorro em frente a um lago

Os cães gostam muito de ter amigos de sua mesma espécie. Quem observar bem a interação entre dois cães amigos, poderá notar algo especial. Um cão é inclusive capaz de dar a vida por outro de sua espécie. Trata-se de um tipo de amor único e muito especial.

O amor entre cães existe. Ainda que não se trate do mesmo amor de um casal humano, mas se trata de um sentimento autêntico. Há muitas opiniões que sustentam que o amor das crianças e dos cães é o mais autêntico e intenso. Trata-se de um amor desinteressado e completamente inofensivo.