O animal com o maior bico

· novembro 10, 2018
O tamanho desta parte do corpo das aves, assim como seus formatos, não são uma mera questão de estética, mas variam de acordo com suas necessidades.

Os bicos das aves revelam muito sobre seu estilo de vida e as características específicas da espécie. É, sem dúvida, uma das suas características mais distintivas. Neste artigo, falaremos sobre o animal com o maior bico do mundo.

O pelicano australiano, o pássaro com o maior bico

Os bicos das aves desempenham um papel vital na sua atividade diária. Mais longo, mais curto, curvo ou grosso, tudo dependerá das necessidades do animal.

É possível conhecer um pouco dos hábitos e estilo de vida da ave de acordo com o tipo de bico que ela possui.

Nesse sentido, uma pergunta que podemos nos fazer é: qual de todas as espécies de aves tem o maior bico? A resposta para essa pergunta é o pelicano australiano.

O pelicano australiano ou Goolayyalibee (imagem que abre este artigo) é o animal que tem o maior bico do mundo.

Esta espécie mede cerca de 1,80 metro e seu bico tem um tamanho médio de 46 centímetros de comprimento. 

Os bicos dos pelicanos formam um dos aspectos mais importantes de sua anatomia.

Sua forma é essencial para caçar e depois armazenar os alimentos, ou pegar água fresca na bolsa ou saco gular, que se forma no fundo do bico.

Bicos muito originais

O beija-flor

Em relação ao tamanho de seu corpo, o beija-flor bico de espada é a única ave do mundo cujo bico é maior que o resto do corpo.

O beija-flor bico de espada pode atingir um total de 15 centímetros, incluindo o bico. Tem o maior bico de ave do mundo em relação ao tamanho de seu corpo.

beija-flor bico de espada

O tucano

Sem dúvida, uma das características mais marcantes do tucano é o seu enorme bico.

No tucano, o bico cumpre uma função vital para sua vida, pois funciona como um regulador de temperatura efetivo.

O bico absorve altas temperaturas, pois desvia o calor do corpo do animal, permitindo que ele se refresque.

tucano

Bico de sapato

Um dos bicos mais peculiares do mundo animal pertence ao pássaro Balaeniceps rex, mais conhecido como bico de sapato.

Originário da África, especificamente de Uganda, é uma ave que se alimenta de rãs e dos peixes que encontra em águas estagnadas.

Bico de sapato

Os bicos mais distintos e peculiares dos pássaros

Colhereiro

O colhereiro é outra ave que tem um bico muito peculiar. Vive nas áreas mais úmidas dos Estados Unidos e também na América do Sul.

Seu bico se parece com a pinça utilizada para pegar salada.Colhereiro

Cruza-bico

Essas pequenas aves, que podem medir até 17 centímetros, têm um bico muito peculiar, que se cruza, em vez de encaixar a parte superior com a inferior.

A forma característica deste bico permite-lhes extrair as sementes de certas plantas, como os pinheiros.cruza-bico ave

Funções do bico

Como vimos antes, os bicos dos pássaros cumprem uma função que vai além do aspecto colorido ou estético, daí a variedade de suas formas.

No caso dos pelicanos, especificamente do pelicano australiano, seu enorme bico é essencial para que o animal possa se alimentar, preservar ou transportar água.

Entre as funções dos bicos, além de servir para caçar, também regula a temperatura, extrai sementes e descasca frutas. Em alguns casos, serve até para atrair um parceiro.

Também atende, em muitos casos, uma função de defesa do animal.

Outra maneira curiosa de usar o bico é como uma ferramenta de transporte de diferentes materiais, por exemplo, para construir o ninho.

O bico de muitas aves é preparado para a perfuração de superfícies duras, como é o caso da madeira seca. Além disso, também pode ser usado como tesoura para o corte de alguns galhos.

Uma questão importante na higiene diária das aves é o asseio de sua plumagem. Por meio do bico elas podem se vermifugar e organizar sua plumagem, para uma melhor aparência visual.

Em conclusão, o animal com o maior bico do mundo é o pelicano australiano. Com 46 centímetros de comprimento, esta espécie de ave consegue se destacar acima das outras, graças a essa importante parte de sua anatomia.