Cão de presa maiorquino ou Ca de Bou

Cão de presa maiorquino ou Ca de Bou

Última atualização: 26 março, 2018

O Cão de presa maiorquino ou Ca de Bou é um molosso de procedência espanhola, concretamente das Ilhas Baleares. Caracteriza-se por ser um bom protetor, tranquilo, valente e leal.

Origens do Ca de Bou ou Cão de presa maiorquino

Estes cães eram muito usados para apartar gado e outros animais poderosos, por causa de sua força extraordinária. Relaciona-se com os Alanos e Presas espanhóis que o monarca Aragonês Jaime I, “o Conquistador”, levou consigo o durante a tomada de Maiorca, entre 1229 e 1231.

Desde então, os Alanos e Presas espanhóis foram cruzados com outras raças nativas das ilhas, bem como com outros cães de presa que os ingleses trouxeram, depois da assinatura do Tratado de Utrecht. Dessa forma, e a partir do cruzamento destas raças poderosas, chegou até os nossos dias o chamado Ca de Bou.

Características físicas do Cão de presa maiorquino

Ca de Bou ou Cão de presa maiorquino

O Cão de presa maiorquino é um cão robusto, forte e de constituição proporcional. Segundo a regulação oficial publicada em 1996, sua altura em cruz deve ser de 55 a 58 centímetros nos machos, e de 52 a 55 centímetros nas fêmeas. O peso costuma ser de 35-38 quilos em machos e de, mais ou menos, 30-34 quilos em fêmeas.

Sua cabeça é forte e maciça, com maxilares poderosos e, geralmente, sem rugas notáveis. O focinho, que costuma ter um comprimento de 1/3 em relação ao resto do crânio, surge a partir do ângulo interno dos olhos, largo e cônico, com linha supra nasal reta e ligeiramente crescente, que culmina em seu nariz preto.

Quanto ao manto de pelos, sua cor costuma ser tigrada, leonada ou preta. Nos concursos, penaliza-se a presença de manchas brancas que cubram mais de 30% da pelagem, com exceção de patas anteriores, peito e focinho.

Caráter e comportamento

Ca de Bou ou Cão de presa maiorquino

Como em qualquer raça, mas mais ainda nos molossos de grande porte, a socialização correta e saudável é imprescindível. É um cão tranquilo, afável e brincalhão, valente e protetor. Demonstra ter uma grande paciência e tolerância, especialmente com os pequenos da casa.

Cuidados e outros aspectos a serem levados em conta

Ainda que não exista uma unanimidade de critérios, em alguns territórios este cão é considerado  potencialmente perigoso. Isto implica que o proprietário deve ter um seguro e seguir uma série de recomendações, como o tipo de correia a usar ou a proibição de andar solto.

Ainda que não tenham sido registradas incidências médicas importantes e recorrentes para esta raça, trata-se de um molosso de grande porte, por isso, são recomendados check-ups veterinários periódicos, para evitar doenças cardiovasculares, torção gástrica e problemas articulares.

Em outras palavras, se você tem um Cão de presa maiorquino ou se decidiu tê-lo, prepare-se para ter um parceiro afável, tranquilo, valente e extraordinariamente leal com os seus, um membro a mais da família.

Pode interessar a você...
Uma empresa espanhola inventa uma pinça de papelão para recolher fezes de cães
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Uma empresa espanhola inventa uma pinça de papelão para recolher fezes de cães

O dispositivo funciona como uma pinça para recolher fezes de cães. Mas depois se transforma em uma caixinha com alças, que sela seu conteúdo.


Os conteúdos de Meus Animais servem para fins informativos. Não substituem o diagnóstico, o aconselhamento ou o tratamento de um profissional. Em caso de dúvida, é recomendável consultar um especialista de confiança.