O cheiro corporal dos gatos 

março 26, 2019

Quando eles soltam um mau cheiro, é essencial ir a um veterinário para verificar se sofre de alguma doença. Isso porque os gatinhos se lambem e não deveriam apresentar nenhum odor.

Os gatos passam muito tempo se lambendo, então eles normalmente não apresentam nenhum mau cheiro. No entanto, às vezes o odor corporal dos gatos pode ser muito ruim. Por que isso acontece?

Por que o odor corporal dos gatos pode ser ruim?

Como vemos, o odor corporal dos gatos saudáveis ​​é quase imperceptível para o ser humano. Às vezes, eles soltam um leve cheiro a grama, bastante agradável, isso acontece porque os gatos têm glândulas salivares com um componente desodorante.

A higiene felina desempenha uma função de limpeza e sobrevivência. Ao se lamber depois de comer, o gato elimina todos os vestígios de odor que podem atrair predadores para ele.

gatos se acariciando

Por estas razões, um mau cheiro nos gatos chama a atenção e deve alertar o dono sobre um possível problema de saúde no felino.

Em todo caso, você deve levá-lo ao veterinário; após uma revisão completa, serão determinadas as causas específicas e o tratamento a ser seguido.

Causas de mau cheiro corporal nos gatos

Infecções

Uma infecção no ouvido, além de causar dor, fede. O gato se sente desconfortável e constantemente coça as orelhas, que estarão cheias de cera.

Se o mau odor corporal dos gatos vem da boca, pode ser devido à presença de uma infecção nos dentes ou no interior da boca, uma ferida bucal ou um problema digestivo mais grave. Ao lamber, o animal estende o mau cheiro para o resto do corpo.

Digestivo

Uma dieta inadequada pode fazer com que o gato libere gases malcheirosos. Isso acontece quando eles se alimentam de leite e ração elaborada à base de grãos.

O estômago do gato não consegue digerir alguns alimentos corretamente, o que causa inchaço e gases. A intolerância a certos alimentos ou parasitas intestinais também causam indigestão e odor corporal em gatos.

Maturação sexual

Os gatos que alcançam a maturidade sexual exalam um cheiro forte de urina. A única solução eficaz para evitar isso é a castração; isso também impede que o animal “marque território com a urina por toda a casa.

Glandular

Embaixo do rabo, os gatos têm glândulas que soltam uma substância com um odor característico. Quando essas glândulas são saudáveis, nenhum odor é percebido, mas quando elas ficam entupidas e cheias, elas emitem um odor desagradável que atinge todo o pelo.

Bactérias e fungos

As pulgas, carrapatos e os ácaros causam infecções bacterianas que afetam a pele dos gatos. A infecção ocasionada pelos fungos não só produz um mau cheiro, como regiões com falta de pelo, descamação, coceira e dor.

Como eliminar o mau odor corporal dos gatos

Uma vez que as causas acima tenham sido descartadas, em casa podem ser seguidas algumas recomendações para ajudar o gato a manter uma pelagem lisa e brilhante, livre de maus odores.

Escovando o pelo

Embora os gatos não gostem de ser escovados, uma boa maneira de ajudá-los a se livrar da sujeira e dos pelos soltos que podem ficar no seu corpo. É aconselhável fazê-lo pelo menos duas vezes por semana.

Escovar o pelo do gato

Higiene

A hora do banho também não é algo que os gatos gostem; um banho rápido regularmente, com produtos especiais, contribui para sua boa saúde. Os shampoos secos, próprios para gatos, são outra opção para evitar um mau momento deles na água.

É importante, quando aplicamos este tipo de produto, ter cuidado para que o animal não se lamba, pois ele pode sofrer uma intoxicação e até morrer. Na dúvida, melhor não usar esse tipo de produto.

Para manter os dentes do gato limpos e saudáveis, ​​é aconselhável realizar uma escovação de vez em quando, com uma pasta de dentes e escova especial para felinos.

Esses produtos podem ser encontrados em lojas de animais de estimação. A caixa sanitária deve estar sempre limpa, porque as fezes acumuladas sujam as patas do gato.

Dieta

Oferecer uma dieta equilibrada e de qualidade, além de dar uma quantidade suficiente de água, evita a indigestão e o mau cheiro que as fezes causam.

O alimento seco é melhor que o alimento úmido, ajuda a remover o tártaro dos dentes, cujo acúmulo pode causar mau hálito.

Feridas

Quando o gato tem o hábito de sair de casa, é provável que ele termine sofrendo lesões e ferimentos. Se estes estiverem infectados, exalam mau cheiro.

Por esta razão, é bom verificar o gato periodicamente para localizar possíveis arranhões ou feridas e aplicar o tratamento adequado.