O ciclo de vida dos hamsters

maio 8, 2018
Esses roedores, durante seus poucos três anos de vida, desde o nascimento até a velhice, passando pela criação, a idade adulto e o acasalamento, são capazes de se reproduzir várias vezes.

Esses pequenos roedores, que foram transformados em animais de estimação, podem viver aproximadamente três anos, e nesse tempo se reproduzem em várias ocasiões. Veja a seguir como é o ciclo de vida dos hamsters.

Ciclo de vida dos hamsters

Das quase 20 espécies de cricetos – seu nome oficial – apenas uma fração delas podem ser animais de estimação, por serem fáceis de criar em cativeiro. Todas possuem uma “bolsa expansível” chamada bolsa jugal, no interior da boca, onde acumulam alimento e onde as fêmeas inclusive colocam seus filhotes em situação de perigo.

O ciclo de vida desse animal é o seguinte:

  1. Nascimento

Quando chegam ao mundo, os hamsters pesam entre dois e três gramas, são surdos e cegos e seu corpo é completamente sem pelos. Mas eles têm, por outro lado, dentes grandes, característicos da espécie.

hamsters dormindo

Durante a primeira semana depois do parto – no mínimo – é essencial que a fêmea não seja incomodada, nem sequer “vista” pelo macho.

Diante do primeiro sinal de perigo neste período, sua primeira reação será engolir as crias nas bolsas jugais.

  1. Criação

Os hamsters bebês crescem muito rápido. Na primeira semana, já comem alimentos sólidos – é por isso que têm dentes desde o nascimento – e seguem consumindo leite materno até o primeiro mês de vida.

hamsters comendo

Com 12 dias, abrem os olhos e saem da cova ou do ninho construído pela mãe. Pouco tempo depois, já são independentes e podem se separar da progenitora.

  1. Idade adulta

Diferenciar machos e fêmeas é muito simples: os primeiros têm testículos grandes e notórios que ficam visíveis a partir da quarta semana de vida, quando começa a maturação sexual.

É necessários separá-los por sexo ou inclusive colocá-los em habitats diferenciados para que vivam sozinhos, e assim evitar as brigas ou a proliferação excessiva. Alguns donos de hamsters formam pares para “perpetuar” a espécie.

hamster brincando com bola

Sobre seus hábitos, como a maioria dos roedores, são mais noturnos ou crepusculares. Passam boa parte do dia dormindo e acordam quando o sol baixa. Quando estão em cativeiro, podem se entreter com brinquedos, túneis ou as típicas rodas de exercício.

  1. Acasalamento

Como podemos ver, o ciclo de vida dos hamsters é muito “rápido”, e aos três meses já estão em condições de se reproduzir. Há fêmeas, inclusive, que são férteis muito antes disso. O cio dura cerca de quatro dias e após a cópula noturna, que dura cerca de meia hora, as fêmeas se afastam de seus “pares”.

A gestação também é curta: cerca de 16 dias e, durante essa etapa, a fêmea fica muito sensível, por isso deve comer de forma especial.

Também é aconselhável que ela tenha materiais diferentes – palitos de madeira, serragem, alfafa, etc. – para que possa fazer o ninho e dar à luz.

Poucos dias depois de deixar de amamentar seus filhotes, a mãe entra no cio novamente. Caso se reproduza um ciclo após outro, terá um parto a cada dois meses.

  1. Velhice

Já que o ciclo de vida dos hamsters é muito curto, a velhice começa quando o roedor tem um ano. A partir desse momento, são mais propensos a sofrer com doenças – que, se tratadas a tempo, podem ser curadas – e por isso é fundamental levá-lo ao veterinário periodicamente.

comportamento hamsters

As doenças mais frequentas são úlceras no estômago, o câncer e problemas hepáticos. A principal causa de morte é a amiloidose, uma condição que afeta muitos órgãos ao mesmo tempo.

Quanto vive um hamster?

Essa é uma pergunta muito comum entre aqueles que desejam adotar um roedor como animal de estimação. Tudo depende da raça à qual pertença, assim como dos cuidados que recebe, mas em geral, os números são os seguintes:

  • Hamster dourado ou sírio: entre dois e três anos.
  • Hamster russo: dois anos
  • Hamster chinês: três anos
  • Hamster de Roborovski: três anos.
  • Hamster de Campbell: entre um ano e meio e dois anos e meio.