Por que os hamsters correm na roda?

· janeiro 11, 2018

Se há uma imagem que nos vem à cabeça quando falamos de hamsters, é a do animalzinho dando voltas em uma roda. Uma diversão. Mas, alguma vez você já se perguntou por que os hamsters correm na roda? Hoje iremos contar!

O hamster é um dos animais de estimação mais procurados, especialmente por famílias com crianças. Os pequenos adoram os animais e os pais creem que um animal pequeno poderá ensiná-los a ter responsabilidades, antes de passarem para um animal maior. Mas ainda que, às vezes, o barulho que faz a roda do hamster possa nos incomodar, nós não devemos tirá-la! Explicaremos a você os motivos.

Hamsters correm na roda por necessidade?

A resposta é sim. Os hamsters precisam de 3 coisas para ter uma vida satisfatória: água, comida e uma roda para correr. Os roedores, especialmente os menores, têm a necessidade de estar sempre em movimento.

Hamster na mão de uma criança

Isto vem desde seus ancestrais, que passavam o tempo fugindo dos predadores, algo que os transformou em seres inquietos e nervosos. Um hamster pode passar um bom tempo dormindo ou descansando, mas a maior parte do tempo ele passará “praticando esportes”.

A verdade é que estes animais não estão aptos para viver trancados em uma jaula, já que precisam se mover o maior tempo possível. O simples fato de ter um lugar onde correr, pode ser essencial para a vida desse pequeno animal.

Se os hamsters não correrem na roda, o que pode acontecer?

Bem, dissemos que um hamster precisa de 3 coisas para viver: comida, água e uma roda para correr. Nós também precisamos de 3 coisas: comida, água e ar. O que aconteceria se nós não tivéssemos uma das três? O mesmo que poderá acontecer ao seu hamster se você eliminar uma dessas coisas da lista.

Uma roda para correr traz à tona seus instintos mais primários e isso é vital para seu roedor. Não devemos pensar que é um brinquedo, que colocamos ou tiramos de acordo com o nosso desejo. Ele sempre deverá ter a roda, do mesmo modo que sempre devemos ter água e comida.

Hamsters correm na roda e obtém benefícios

Além de ser parte de sua vida e satisfazer seus instintos de sobrevivência, isto também lhe traz paz mental e equilíbrio emocional.

Por outro lado, não devemos nos esquecer que correr não deixa de ser um exercício e que seu hamster estará em forma, também fortalecerá suas articulações e músculos, além de seu coração e demais órgãos vitais.

Um hamster saudável é um hamster feliz.

O que mais você pode fazer pela felicidade de seu hamster?

Em sua vida selvagem, os hamsters estavam acostumados a ter diferentes habitats. Um lugar onde passear, um onde dormir, um onde correr, outro onde descansar.

Hamster em cima de pedra

Por isso, organizar locais diferentes em sua jaula pode ajudá-lo a se sentir em um ambiente mais natural, que lhe fará pensar que está em casa, em família.

As bolas para hamsters também são muito úteis, já que dessa forma você poderá deixar que o seu animalzinho vá a qualquer lugar da casa sem medo de que algo lhe aconteça, podendo estar observando-o a todo momento. O animalzinho agradecerá. Porém, não deixe que ele se exercite por mais de 15 minutos, pois o efeito poderá ser contrário ao esperado.

Agora você já sabe que os hamsters correm em uma roda por necessidade genética, por isso manter uma dentro de sua jaula é algo vital para eles. Podendo inclusive custar a vida do animal.

Saber todos estes detalhes nos ajuda a cuidar melhor de nosso animal de estimação, além de poder fazê-los ter uma vida mais satisfatória.

Fonte da imagem principal: Ko1.