O estresse no cavalo
Escrito e verificado por o advogado Francisco María García
Não só os seres humanos podem ser afetados pelas consequências negativas do estresse. Os equinos também sofrem com o estresse, e seus sintomas podem prejudicar gravemente sua qualidade de vida e saúde. A seguir, vamos falar sobre o estresse no cavalo, como identificar o problema e aliviá-lo.
O que é o estresse?
Em termos biológicos, o estresse é definido como um conjunto de alterações físicas e mentais que ocorrem em resposta a estímulos repetidos, como medo, frio, alegria, etc.
Em geral, tendemos a associar o estresse a contextos e sentimentos negativos, como uma situação perigosa. No entanto, há também o “estresse positivo”, que define a tensão produzida em contextos que superexcitam o animal.
Esse tipo de estresse é muito comum em cães quando eles percebem que estão saindo para uma caminhada ou que seu dono está prestes a voltar para casa. Mas também pode afetar os humanos e várias outras espécies, incluindo os cavalos.
O estresse nem sempre é algo ruim
Um grau de estresse não é apenas positivo, mas é necessário que os indivíduos estejam alertas e sejam capazes de reagir.
Lembre-se de que a sobrevivência dos animais depende, em grande parte, de sua capacidade de detectar perigos e reagir a tempo de fugir ou se defender.
No entanto, o problema surge quando o estresse é excessivo ou constante, o que impede que o corpo volte ao seu equilíbrio natural após o excesso de excitação. Uma pessoa ou um animal estressado está sempre alerta, superexcitado, tenso, e não consegue relaxar.
Consequentemente, o corpo e a mente do animal começam a mostrar alterações nada positivas, que afetam a sua saúde.
Alterações de sono e apetite, problemas de concentração, redução do desempenho no trabalho, irritabilidade, fraqueza, etc. Tudo isso pode levar ao desenvolvimento de doenças.
Por que os cavalos se estressam?
O estresse no cavalo pode ter muitas causas diferentes. Graças à sua grande inteligência e sensibilidade, os equinos detectam facilmente as mudanças em seu ambiente.
Consequentemente, eles podem ser vulneráveis ao estresse, principalmente quando não têm um ambiente positivo para se desenvolver.
A seguir, resumiremos as principais coisas que podem estressar os cavalos:
- Mudanças abruptas no seu ambiente. Muitos animais se apegam a uma rotina para se proteger e evitar se expor a riscos desnecessários. Portanto, mudanças súbitas em seu ambiente geralmente causam estresse.
- Atividade física deficitária. Os cavalos são animais muito ativos e inteligentes, que precisam ter seu corpo e mente bem estimulados para manter um comportamento equilibrado. Um estilo de vida sedentário e atividade física deficiente são causas comuns de estresse no cavalo.
- Problemas de sono. Cavalos também precisam de descanso para reabastecer a sua energia e manter um estado mental equilibrado. Distúrbios do sono ou a ausência de um local apropriado para dormir podem gerar estresse.
- À medida que envelhece, o corpo do cavalo se torna mais fraco e o animal muitas vezes se sente vulnerável. Portanto, ele pode se estressar mais facilmente com qualquer estímulo estranho ou excessivo em seu ambiente.
- Ambiente e criação negativos. Os cavalos sofrem muito em ambientes negativos, onde se sentem ameaçados ou simplesmente não recebem os cuidados essenciais para o seu bem-estar. Além disso, a solidão e a falta de interação também podem estressá-lo.
- Problemas de saúde. Doenças que causam dor intensa ou que alteram os sentidos dos cavalos podem causar problemas no comportamento e sintomas de estresse.
Sintomas do estresse no cavalo
Os sintomas de estresse no cavalo são facilmente detectados pela observação do comportamento e linguagem corporal desses animais.
Para ajudá-lo a reconhecer esses sintomas, preparamos uma lista com os sinais característicos de estresse no cavalo:
- Arranhar o chão com muita frequência ou intensamente
- Ficar com o rabo levantado
- Rigidez muscular
- Falta de apetite
- Bocejos
- Dar coices
- Executar movimentos repetitivos com a cabeça
- Tragar ar ou bufar
- Atitude evasiva
- Reações exageradas
- Ignorar as ordens habituais
- Narinas bem abertas
Em casos de estresse crônico ou prolongado, o cavalo pode desenvolver estereotipias. Isso é, executar certas ações ou movimentos de forma repetitiva e permanente, o que pode envolver sua automutilação.
Como aliviar o estresse no cavalo?
Com essas dicas, poderemos reduzir o grau de ansiedade ou estresse em cavalos:
- Equilibre a atividade física do seu cavalo e, assim, evite o estilo de vida sedentário e a super-estimulação.
- Forneça uma dieta equilibrada e hidratação adequada.
- Forneça um ambiente positivo, onde ele possa se expressar livremente e se desenvolver saudável e feliz.
- Melhore o conforto das instalações dos seus cavalos, principalmente nas áreas de descanso.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.