O gato himalaio: entre o persa e o siamês

julho 27, 2019
O gato himalaio mantém toda a beleza dos gatos persas e orientais. Além da beleza da sua pelagem, seus olhos exóticos também se destacam. No entanto, este animal também tem outras características marcantes...

O gato himalaio chama a atenção pela sua beleza única, que combina de forma harmoniosa os traços característicos dos gatos persas e siameses.

Além da sua aparência, esses gatos estão se tornando cada vez mais populares por causa do seu temperamento equilibrado e da sua extraordinária adaptabilidade.

Porém, antes de decidir adotar um gatinho desta raça, é essencial conhecer as suas características e os cuidados necessários para preservar a sua saúde de forma ideal. Por isso, a seguir, vamos resumir tudo que você precisa saber sobre o gato himalaio.

Origem do gato himalaio

A aparência do gato himalaio não engana, pois ela é uma expressão das suas origens. Estes gatos foram criados a partir de cruzamentos seletivos entre gatos persas e siameses, duas das raças felinas mais populares do mundo.

Os primeiros exemplares nasceram na Suécia durante a década de 1930, embora a origem da raça costume ser atribuída à Inglaterra ou aos Estados Unidos.

Supõe-se que os criadores quisessem gerar uma nova raça que mantivesse os traços e a estrutura física do gato persa, mas com as cores do gato siamês e seus típicos olhos azuis.

Durante muitos anos, as associações felinas não reconheceram o gato himalaio como uma raça. O primeiro reconhecimento oficial ocorreu na Inglaterra em 1957, sob o nome de longhaired colorpoint.

Em 1957, os gatos himalaios também foram reconhecidos como uma raça nos Estados Unidos, onde ganharam uma enorme popularidade.

Vale a pena destacar que o nome da raça não se refere à famosa cordilheira do Himalaia ou à origem do gato. Na verdade, deriva da semelhança estética desses gatos com os coelhos himalaios.

O gato himalaio: entre o persa e o siamês

Características físicas

O gato himalaio mantém as características morfológicas dos gatos persas. O seu corpo é de tamanho médio, robusto e compacto, com patas relativamente curtas e fortes. A cabeça é redonda e maciça, enquanto o rosto parece completamente plano graças ao nariz achatado.

A pelagem longa, densa e sedosa do gato himalaio também é observada no gato persa, mas ele exibe o padrão de cores típico dos gatos siameses, dos quais ele herdou, além disso, os belos olhos azuis e o olhar especial.

As cores aceitas para o seu pelo podem variar ligeiramente, mas sempre se adaptam ao estilo point. Os tons mais observados são azul, chocolate, vermelho, marrom, lilac point ou tortie.

Temperamento e personalidade

O gato himalaio se caracteriza pelo seu temperamento equilibrado, calmo e inteligente. Em geral, eles desenvolvem um vínculo muito especial com a sua família, com a qual são carinhosos, divertidos e muito companheiros.

No entanto, eles podem se comportar de forma mais reservada ou tímida na presença de pessoas e animais desconhecidos. Apesar disso, com a socialização adequada, eles são capazes de aprender a se relacionar de forma positiva com outros indivíduos e estímulos do ambiente.

Os gatos himalaios também se destacam pela sua facilidade para aprender, o que facilita – e muito! – a sua educação.

Dentro do núcleo familiar, eles vão apreciar a aprendizagem de novas brincadeiras e atividades que despertem a sua curiosidade e estimulem os seus sentidos, principalmente o seu excelente instinto caçador.

Personalidade do gato himalaio

Cuidados com o gato himalaio

Os gatos himalaios requerem uma escovação diária para manter a beleza da sua pelagem. A escovação impedirá o acúmulo de pelos mortos e sujeira, bem como a formação de bolas de pelo intestinais.

Recomenda-se também dar banho pelo menos uma vez ao mês para manter o pelo limpo e brilhante.

A higiene bucal também será fundamental para prevenir a formação de tártaro e as consequentes doenças dentárias. O ideal é escovar os dentes do seu gato pelo menos duas vezes por semana, para evitar o acúmulo de alimentos entre os dentes e as gengivas.

O ambiente será essencial para que o seu gato possa gastar a energia de forma positiva, se exercitar e manter a mente bem estimulada, o que evitará problemas comportamentais. Além disso, é essencial fornecer arranhadores adequados para que eles possam desgastar e afiar as unhas naturalmente.

Saúde do gato himalaio

Os himalaios são gatos fortes e resistentes, que dificilmente ficarão doentes se receberem os devidos cuidados. No entanto, eles podem ser afetados por algumas doenças hereditárias ou outras doenças comuns em gatos, tais como:

  • Bolas de pelo no trato gastrointestinal.
  • Problemas oftalmológicos.
  • Alterações mandibulares e faciais.
  • Infecções do trato urinário e problemas renais.

Contudo, a expectativa de vida do gato himalaio é estimada entre 12 e 15 anos, podendo ser prolongada caso o gato receba os cuidados preventivos adequados.