O gato himalaio: entre o persa e o siamês

O gato himalaio mantém toda a beleza dos gatos persas e orientais. Além da beleza da sua pelagem, seus olhos exóticos também se destacam. No entanto, este animal também tem outras características marcantes...
O gato himalaio: entre o persa e o siamês
Francisco María García

Escrito e verificado por o advogado Francisco María García.

Última atualização: 21 dezembro, 2022

O gato himalaio chama a atenção pela sua beleza única, que combina de forma harmoniosa os traços característicos dos gatos persas e siameses.

Além da sua aparência, esses gatos estão se tornando cada vez mais populares por causa do seu temperamento equilibrado e da sua extraordinária adaptabilidade.

Porém, antes de decidir adotar um gatinho desta raça, é essencial conhecer as suas características e os cuidados necessários para preservar a sua saúde de forma ideal. Por isso, a seguir, vamos resumir tudo que você precisa saber sobre o gato himalaio.

Origem do gato himalaio

A aparência do gato himalaio não engana, pois ela é uma expressão das suas origens. Estes gatos foram criados a partir de cruzamentos seletivos entre gatos persas e siameses, duas das raças felinas mais populares do mundo.

Os primeiros exemplares nasceram na Suécia durante a década de 1930, embora a origem da raça costume ser atribuída à Inglaterra ou aos Estados Unidos.

Supõe-se que os criadores quisessem gerar uma nova raça que mantivesse os traços e a estrutura física do gato persa, mas com as cores do gato siamês e seus típicos olhos azuis.

Durante muitos anos, as associações felinas não reconheceram o gato himalaio como uma raça. O primeiro reconhecimento oficial ocorreu na Inglaterra em 1957, sob o nome de longhaired colorpoint.

Em 1957, os gatos himalaios também foram reconhecidos como uma raça nos Estados Unidos, onde ganharam uma enorme popularidade.

Vale a pena destacar que o nome da raça não se refere à famosa cordilheira do Himalaia ou à origem do gato. Na verdade, deriva da semelhança estética desses gatos com os coelhos himalaios.

O gato himalaio: entre o persa e o siamês

Características físicas

O gato himalaio mantém as características morfológicas dos gatos persas. O seu corpo é de tamanho médio, robusto e compacto, com patas relativamente curtas e fortes. A cabeça é redonda e maciça, enquanto o rosto parece completamente plano graças ao nariz achatado.

A pelagem longa, densa e sedosa do gato himalaio também é observada no gato persa, mas ele exibe o padrão de cores típico dos gatos siameses, dos quais ele herdou, além disso, os belos olhos azuis e o olhar especial.

As cores aceitas para o seu pelo podem variar ligeiramente, mas sempre se adaptam ao estilo point. Os tons mais observados são azul, chocolate, vermelho, marrom, lilac point ou tortie.

Temperamento e personalidade

O gato himalaio se caracteriza pelo seu temperamento equilibrado, calmo e inteligente. Em geral, eles desenvolvem um vínculo muito especial com a sua família, com a qual são carinhosos, divertidos e muito companheiros.

No entanto, eles podem se comportar de forma mais reservada ou tímida na presença de pessoas e animais desconhecidos. Apesar disso, com a socialização adequada, eles são capazes de aprender a se relacionar de forma positiva com outros indivíduos e estímulos do ambiente.

Os gatos himalaios também se destacam pela sua facilidade para aprender, o que facilita – e muito! – a sua educação.

Dentro do núcleo familiar, eles vão apreciar a aprendizagem de novas brincadeiras e atividades que despertem a sua curiosidade e estimulem os seus sentidos, principalmente o seu excelente instinto caçador.

Personalidade do gato himalaio

Cuidados com o gato himalaio

Os gatos himalaios requerem uma escovação diária para manter a beleza da sua pelagem. A escovação impedirá o acúmulo de pelos mortos e sujeira, bem como a formação de bolas de pelo intestinais.

Recomenda-se também dar banho pelo menos uma vez ao mês para manter o pelo limpo e brilhante.

A higiene bucal também será fundamental para prevenir a formação de tártaro e as consequentes doenças dentárias. O ideal é escovar os dentes do seu gato pelo menos duas vezes por semana, para evitar o acúmulo de alimentos entre os dentes e as gengivas.

O ambiente será essencial para que o seu gato possa gastar a energia de forma positiva, se exercitar e manter a mente bem estimulada, o que evitará problemas comportamentais. Além disso, é essencial fornecer arranhadores adequados para que eles possam desgastar e afiar as unhas naturalmente.

Saúde do gato himalaio

Os himalaios são gatos fortes e resistentes, que dificilmente ficarão doentes se receberem os devidos cuidados. No entanto, eles podem ser afetados por algumas doenças hereditárias ou outras doenças comuns em gatos, tais como:

  • Bolas de pelo no trato gastrointestinal.
  • Problemas oftalmológicos.
  • Alterações mandibulares e faciais.
  • Infecções do trato urinário e problemas renais.

Contudo, a expectativa de vida do gato himalaio é estimada entre 12 e 15 anos, podendo ser prolongada caso o gato receba os cuidados preventivos adequados.

Pode interessar a você...
Gato Bobtail Americano
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Gato Bobtail Americano

Quantas raças de gato você conhece? Com certeza muitas, mas garantimos que existem muitas outras. Hoje queremos falar do gato Bobtail Americano. Já...


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • University of Bristol. (2019) Siamese Colourpoint. Langford Vets. Recuperado el 29 de marzo de 2022, disponible en: https://www.langfordvets.co.uk/media/1729/siamese-colourpoint.pdf
  • Castle, E. (1919). Siamese, an Albinistic Color Variation in Cats. The American Naturalist, 53 (626), 265-268.
  • Gebhardt, R. (1985). Why Himalayans are Persians. International Cat Fancy, 36-40.

Os conteúdos de Meus Animais servem para fins informativos. Não substituem o diagnóstico, o aconselhamento ou o tratamento de um profissional. Em caso de dúvida, é recomendável consultar um especialista de confiança.