O grilo: praga ou boa sorte?

janeiro 5, 2019
Este inseto é altamente valorizado em culturas asiáticas, como a chinesa e a japonesa. Por isso, aparece em canções e histórias relacionadas à sabedoria.

Podemos dizer que tudo depende da quantidade. Se vemos um grilo na nossa janela cantando para a lua, vamos pensar que é um sinal de sorte. Mas se percebermos que um grupo de 30 grilos está comendo as plantas de nosso jardim, nós os consideraremos uma praga. Hoje, queremos falar a partir desses dois pontos de vista.

O grilo como sinal de boa sorte

Os grilos desempenharam um papel muito importante nas culturas asiáticas – especialmente no Japão e na China – e nas culturas norte-americanas.

Eles eram considerados um símbolo de boa sorte, fortuna, prosperidade e vitalidade.

Há muitas canções e histórias em que o grilo aparece como um talismã de sabedoria. Sua música era venerada e muitos asiáticos os colocavam em pequenas jaulas para “apreciar” seu canto.

Também foi dito que este inseto era um guardião melhor para uma casa do que um cachorro. Isso porque, ao detectar algo ‘ruim’, parava de cantar imediatamente.

Por esta razão, os artesãos esculpiram amuletos de madeira ou pedras com a figura desse inseto, com o objetivo de proteger aqueles que o carregavam consigo.

Claro, não podemos ignorar o fato de que ele era esperado com ansiedade antes das chuvas, já que sua presença definiria uma boa colheita nos campos.

Alguns fazendeiros não preparavam suas colheitas até ouvirem a famosa canção dessa espécie, cujo nome científico é Gryllidae.

Você sabe como este animal verde faz para ‘cantar’ ou emitir sons? Esfregando suas asas.

Quando eles fazem isso? Quando o macho quer conseguir uma parceira ou indicar a um oponente que quer se aproximar de que tal território lhe pertence.

grilo em planta

Simbologia do grilo

Por sua vez, eles são conhecidos como um símbolo de prosperidade, porque as fêmeas depositam milhares de ovos a cada estação.

A tradição indica que uma família – ou uma mulher – que tem vários filhos é abençoada. Para os povos nativos americanos, o grilo representa fé, alegria e intuição.

Devido à capacidade de pular muito alto (graças às suas longas pernas); também é dito que ele está relacionado com a capacidade de sair de uma situação difícil.

Uma lenda afirma que os deuses enviaram os grilos à terra para nos lembrar que devemos ser felizes apesar de tudo. 

Se virmos um grilo na nossa cozinha, ele trará fortuna para a casa; mas tenha cuidado, porque se o matarmos, teremos azar por um bom tempo.

Pelo sim pelo não, melhor não arriscar, não acha?

Grilo como uma praga

Vamos deixar de lado por um momento as tradições e lendas para avançar para algo um pouco mais viável: o fato de que os grilos podem ser uma praga muito perigosa para o nosso jardim, pomar ou campo.

Devido à sua grande capacidade de se reproduzir e se alimentar, de um dia para o outro eles podem se tornar um pesadelo, mesmo dentro das casas.

É bom saber que eles preferem lugares quentes e úmidos, onde colocam seus ovos e podem se alimentar sem problemas.

grilo, uma praga

Apesar de não representarem um risco de saúde para pessoas ou animais de estimação. O fato é que os grilos podem ser muito prejudiciais para plantas e jardins, bem como para mercearias e lojas de produtos de papel ou tecidos.

Você pode evitar o aparecimento de grilos fechando janelas, portas ou qualquer outro espaço ao qual eles tenham acesso. 

Além disso, recomenda-se cortar a grama ao redor da casa, limpar as calhas, evitar pilhas de madeira e verificar canaletas.

Já que os grilos, assim como muitos outros insetos, são atraídos por luzes, prefira uma iluminação mais suave, como lâmpadas LED de luz ‘quente’.

Além disso, não se esqueça de fechar cuidadosamente as cortinas e janelas quando for dormir.