O problema dos macacos na Índia

agosto 5, 2019
Os macacos na Índia causaram um conflito de grande importância com o ser humano. Você gostaria de conhecê-lo?

Existem vários lugares em todo o planeta onde há conflitos com a vida selvagem. A invasão dos habitats desses animais levou a tais conflitos, embora haja poucos como o dos macacos na Índia.

Os perigos dos macacos na Índia

O último protesto na cidade de Badnawar é mais um evento envolvendo esses macacos na Índia: um macaco rhesus vem ‘assustando’ a cidade, de acordo com a mídia local, e já atacou várias pessoas, incluindo um homem de 60 anos que veio a falecer.

Na verdade, este é o último dos muitos eventos envolvendo esse tipo de primata em áreas povoadas da Índia: desde um macaco jogando milhares de rúpias aos transeuntes até o roubo de comida, além da destruição da infraestrutura, como os cabos de fibra ótica, por exemplo.

Bebê macaco com sua mãe

Alguns desses eventos se tornaram fatais, já que a morte deste homem não foi a primeira: um bebê de apenas 12 dias e um homem idoso que foi apedrejado são algumas das vítimas deste conflito.

Uma estratégia contra esses primatas

Estados da República da Índia, como Himachal Pradesh, tomaram medidas drásticas devido ao grande número de incidentes: nesta área, houve 86 ataques entre 2017 e 2018, que levaram o estado a uma campanha de esterilização há mais de uma década.

Os macacos são capturados e castrados, o que reduziu a população de macacos rhesus no estado indiano em mais de um terço. Dos 3,2 milhões de exemplares em 2004, agora há 2,1 milhões.

No entanto, os ataques não parecem ter diminuído. Após o fracasso em outros estados, o governo está buscando alternativas, tais como a imunocontracepção por meio de vacinas. Porém, uma vacina oral que funcionasse em macacos rhesus teria que ser desenvolvida.

A aplicação tradicional desse tipo de vacina, em várias doses e através de uma injeção, inviabiliza o projeto com os meios atuais.

Macaco de rosto vermelho na Índia

Os macacos na Índia e as plantações

Um dos problemas da abordagem do governo indiano é a forma como esses animais são capturados: sem dúvida, a extração dos animais do ambiente natural afeta as estruturas sociais desses primatas de forma massiva, o que provavelmente fragmenta os grupos e deixa os indivíduos mais propensos a atacar as plantações.

O problema nas áreas rurais não é tanto a segurança dos cidadãos, mas sim o impacto que isso pode causar aos pequenos agricultores.

Ocorre que, apesar de uma década atrás os seus ataques já serem vistos com receio, eles significavam perdas de apenas 10% para os agricultores afetados, enquanto nos últimos cinco anos alguns perderam metade da sua colheita.

O mais curioso sobre este conflito com os macacos na Índia é que estes animais são sagrados em algumas áreas do país, por isso esta não é uma espécie contra a qual exista uma perseguição em particular.

De fato, as medidas a favor do sacrifício desses animais foram derrubadas pela pressão pública.

Conflitos como o dos macacos na Índia lembram o problema do javali urbano em cidades como Barcelona.

No fim, os conflitos com a vida selvagem devem ser tratados através do diálogo com todas as partes, tentando garantir que esses animais possam viver da maneira mais selvagem possível sem afetar o nosso dia a dia.