O que é etologia canina?

· dezembro 6, 2018
Graças a esta disciplina, é possível distinguir os comportamentos normais dos cães daqueles que são uma consequência de uma doença ou de algum tipo de distúrbio.

A etologia é definida como a disciplina científica que estuda o comportamento humano e animal. No caso dos cães, a etologia permite que os proprietários, veterinários e cientistas prevejam padrões de comportamento normais do animal para detectar possíveis anomalias.

Importância da etologia canina para cães com problemas comportamentais

Graças à etologia canina, somos capazes de distinguir comportamentos instintivos e naturais daqueles derivados de algum tipo de problema ou doença subjacente.

Como um ramo da biologia comportamental, a etologia visa estudar o comportamento normal dos animais em seu habitat natural.

Esta disciplina não se concentra apenas em animais selvagens, mas também na domesticação de uma grande parte dos animais que estão perto de nós.

Eles exigem a presença de um ramo da ciência que investiga o comportamento de animais de estimação, gado, etc.

A etologia canina é especialmente relevante em residências onde ocorrem problemas de comunicação ou coexistência.

Alguns proprietários não estão familiarizados com o tipo de comportamento apresentado por seus animais de estimação e não entendem muitos dos hábitos e necessidades de seu pet.

Isso pode criar tensões desnecessárias entre o cão e seu dono.

Cachorro sujo de lama

Os comportamentos que mais preocupam os proprietários e que podem ter uma solução fácil com a ajuda da etologia canina são os seguintes:

  • Problemas de agressividade ou comportamentos autodestrutivos
  • Fobias, medos e ansiedade
  • Problemas de confiança com outros animais, assim como com outras pessoas, que derivaram de uma socialização tardia
  • Comportamentos excessivamente dominantes e impulsivos
  • Comportamentos repetitivos
  • Problemas de hiperatividade
  • Ansiedade de separação

Medo de pessoas, um dos problemas mais comuns

O medo de pessoas que alguns cães sentem pode levar a comportamentos agressivos ou ansiosos que podem, até mesmo, colocar em perigo o bem-estar do animal e de seus proprietários.

A etologia; como disciplina voltada para o comportamento dos animais, busca a resposta para esse tipo de problema.

cachorro com medo

O ambiente de reprodução do animal, assim como a presença de sua mãe e o processo de desmame, são vitais para uma socialização precoce do filhote.

Isso lhe permitirá estar à vontade com você e com outros animais.

No momento de visitar um profissional da etologia canina, para aconselhá-lo sobre problemas comportamentais, verifique se ele é um profissional que tem um título aprovado que o credencia como um etologista canino, para assim evitar fraudes.