O que fazer se encontrar um animal perdido

· setembro 4, 2018

Ao encontrar um animal perdido é necessário manter a calma e não transmitir nervosismo ao animal. Primeiro, é fundamental evitar que ele escape. Cuide do animal enquanto encontra uma solução. Para isso, existem ferramentas de comunicação ao nosso alcance. Se o dono não aparecer, você pode contatar uma organização protetora ou adotá-lo.

Nós, que amamos os animais, quando vemos um anúncio de um cachorro perdido nas redes sociais, esperamos que ele se reencontre logo com seu dono. Mas e se você encontrar um animal perdido e não souber de quem é? Como deve reagir? O que fazer? Existem alguns passos simples a seguir para que ele encontre a família graças à sua ajuda.

E se eu encontrar um animal perdido?

Atraí-lo

Por mais manso que seja um animal em sua própria casa, ficar com estranhos nem sempre é fácil para eles. Portanto, a primeira coisa que você precisa fazer é atraí-lo para você. Ganhe a confiança para pegá-lo. Se você simplesmente o vir e tentar encontrar seu dono, deixando o animal onde você o encontrou, pode ser que, depois de alguns minutos, ele já esteja em outro lugar.

Se você estiver perto de uma loja ou de um bar, tente pegar um pouco de comida. Fale de forma suave, deixe-o farejar a ração e não faça gestos repentinos ou apressados. É possível que pouco a pouco ele se aproxime de você.

Levar para casa

Um lugar calmo e seguro fará com que o animal se sinta confortável e você ganhará ainda mais confiançaSe você colocá-lo no carro e levá-lo de um lugar para outro para encontrar o dono, ele só ficará nervoso.

Dê-lhe comida e água e um pouco de carinho, pois ele pode estar com muito medo. Isso lhe dará tempo para se acalmar, e você começará a trabalhar em busca do dono do animal.

Anúncio de animal perdido

Publicar nas redes sociais

Enquanto ambos se dão um pouco de tempo, você pode aproveitar para publicar uma foto do animal em suas redes sociais. Diga a rua onde você o encontrou e se ele tinha uma coleira ou se possui alguma marca característica. Deixe seu número de contato, porque existe a possibilidade do proprietário ligar para você.

Vá ao veterinário

Todos os cães que são animais de estimação deveriam usar um chip localizador. Então, provavelmente, o animal que você encontrou também pode ter um. Quando estiver mais calmo, vá ao veterinário para ler o chip e encontrar o dono com mais facilidade.

Você pode esperar na clínica para que venham buscar o animal, caso localize os donos. Assim, você pode ficar mais relaxado. Certamente, o dono será eternamente grato.

Procurando a família perdida

E se eu encontrar um animal perdido e o dono não aparecer?

Essa é outra opção que deve ser considerada, pois é possível que as redes sociais não funcionem ou que o animal não tenha um chip. Se isso acontecer, a melhor coisa que você pode fazer é ir a um abrigo de animais para encontrar um lar para o cachorro.

Certamente, eles vão te oferecer duas opções:

  • Adotar temporariamente. As organizações que cuidam do bem-estar dos animais procuram abrigos temporários para esses mascotes abandonados, enquanto encontram uma família que queira adotá-los. O protetor é responsável por todas as despesas do animal, incluindo alimentos e serviços veterinários. O problema com isso é que você pode se apegar ao animal e ele poderá ser retirado de você mais tarde. Pense com cuidado se você está emocionalmente preparado para assumir esse risco.
  • Adotar permanentemente. Ficar com o animal é outra opção que você pode escolher. Por que não? Pense seriamente. Se você está disposto a ter um peludinho em sua vida e é maduro para enfrentar a responsabilidade que isso implica, quem melhor do que você para ficar com ele?

Como você vê, não precisa se assustar, nem ficar paralisado sem saber o que fazer se encontrar um animal de estimação perdido. Aja com boa vontade e você verá que é sempre possível encontrar uma solução. O animal merece isso.