O que fazer se seu cão tossir sangue

· abril 27, 2018
Se isso acontece, é preciso levar o animal imediatamente ao veterinário, que avaliará os sintomas para fazer o diagnóstico, e assim determinar o tratamento adequado.

Independentemente de por que seu cão está tossindo sangue, esse sintoma é um sinal claro de que algo vai mal. Aconselhamos fortemente que você leve seu animal ao veterinário assim que notar esse sintoma preocupante.

Neste texto, falaremos de alguns dos motivos mais típicos que podem estar afetando a saúde de seu cão, mas essa leitura não substitui de maneira alguma o diagnóstico de um profissional.

Razões pelas quais um cão tosse sangue

A tosse é uma resposta física diante de uma irritação nas vias respiratórias. Pode acontecer por conta de um acúmulo de muco, uma infecção na garganta ou pela presença de corpos estranhos que podem estar dificultando a respiração. Devemos levar em conta que isso também pode ser um indicador de uma doença mais grave.

Entre as doenças mais comuns que podem fazer seu cão tossir, podemos indicar as seguintes:

  • Laringite infecciosa canina, também conhecida como a tosse dos canis;
  • Faringite;
  • Doenças que afetam a traqueia, como o colapso traqueal;
  • Presença de corpos estranhos;
  • Bronquite;
  • Parasitas que afetam os pulmões;
  • Pneumonia;
  • Tuberculose;
  • Doença pulmonar vascular, como por exemplo o edema pulmonar.

A tosse que seu animal pode experimentar pode acabar dando lugar a uma ruptura dos capilares ou a uma lesão que provoque uma expectoração de sangue ou de muco sangrento, também denominada hemoptise. 

cachorro no veterinário

A hemorragia pode se originar na laringe, traqueia ou nos pulmões. Às vezes, o sangue pode vir simplesmente de uma hemorragia nasal ou de uma infecção bucal. Por isso, antes de se preocupar em excesso, vá ao veterinário.

Diferentes exames no diagnóstico

Quando estiver na consulta com o veterinário, o primeiro passo a seguir será a realização de um exame físico completo para determinar a existência de uma infecção ou a presença de um corpo estranho nas vias respiratórias do cão.

Os testes também irão verificar se os pulmões do animal funcionam corretamente, e determinar se existe algum tipo de ferida na cavidade bucal ou se há a presença de muco.

Em outros casos, o veterinário pedirá que seja feita uma análise para determinar os níveis de coagulação do sangue ou o funcionamento de alguns órgãos internos. Caso haja um histórico recente de parasitas, outros exames pertinentes também serão realizados.

O que você pode fazer se seu cão tosse sangue

Em primeiro lugar, não espere que a tosse desapareça ou a expectoração de sangue ou muco pare. Leve seu animal ao veterinário o mais rápido possível, para que sejam feitos os exames necessários.

cão no veterinário

Caso a origem da tosse esteja em um órgão vital como o intestino, demorar para agir pode ser mortal.

Caso seu cão também vomite, tente examinar o vômito para perceber a presença de sangue. Isso pode ajudar o veterinário a determinar se o problema está no aparelho digestivo.

Tratamentos veterinários mais comuns

Uma vez diagnosticada a causa da hemoptise, os veterinários podem prescrever:

  • Administração de fluidos intravenosos;
  • Medicação antiemética, ou seja, medicação contra náuseas e vômitos;
  • Antibióticos;
  • Medicamentos antiparasitários.

Caso o cão tenha ingerido um corpo estranho, será dado um laxante para que o expulse de forma natural, além de antibióticos para prevenir uma possível infecção. No pior dos casos, pode ser que seu animal precise de cirurgia.