O que fazer se um escorpião te picar?

junho 16, 2018
Muitas das subespécies não são venenosas, mas é essencial tirar uma foto para que o médico possa prescrever o tratamento correspondente. Lavar a ferida e mantê-la abaixo da altura do coração são procedimentos essenciais.

Não pense que os escorpiões estão apenas nos desertos, eles são mais comuns do que podemos imaginar. Todos nós podemos ser expostos a uma picada deste inseto e temos que estar preparados para saber o que fazer e como agir se passarmos por isso.

Passos a seguir se um escorpião te picar

Escorpiões geralmente ficam escondidos sob as pedras ou sob o solo, então, se você for mexer em seu jardim, ou se é do tipo que gosta de coletar plantas, flores ou outras coisas no campo, você pode estar exposto a uma picada. O que fazer neste caso?

Ligue para o centro de zoonoses

Cada país tem um número para estes casos, e essencial que você saiba de cor o número de emergência de onde vive. É essencial que você faça isso porque, embora você possa se sentir bem para ir sozinho em busca do socorro, o ferrão poderá imobilizá-lo.

Se estiver sozinho no momento em que isso aconteceu, não se esqueça de dizer ao centro exatamente onde você está e eles irão sinalizá-lo para ver se você pode chegar ao hospitalPor exemplo, eles podem pedir para que você ligue ou dizerem que te ligarão em poucos minutos e, se não houver resposta, enviarão uma ambulância.

Tire uma foto do escorpião

Sim, sabemos que uma selfie do inseto que te picou é a última coisa que você quer, mas é um passo que você deve ter em mente no caso de se encontrar com esse problema. Este passo é vital para identificar o tipo de escorpião que é e para você receber o antídoto ou a cura que precisa.

Escorpião

Nem todos os escorpiões são iguais, eles têm venenos diferentes e produzem sintomas diferentes, por isso, uma foto será essencial para poder agir rapidamente. Lembre-se que algumas espécies são mortais.

Preste atenção aos sintomas

Mesmo que você tenha conseguido chegar ao centro ou procurar um médico para tratá-lo, é vital manter-se atento aos sintomas que você tem em casa. Estes podem piorar ou até alguns novos podem aparecer. As picadas de escorpiões podem não ser muito comuns em sua área e por isso pode faltar informação.

Lave a picada

Assim que for possível, lave o ferrão com água e sabão neutro sempre que tiver a chance. Isso permitirá que você não seja infectado. Nunca sugue a ferida para extrair o veneno.

Mulher lavando as mãos

Lembre-se de seguir as instruções do médico ao pé da letra e de não ir além dos conselhos de um profissional de saúde especializado. Você receberá muitas dicas bem-intencionadas de leigos, mas nem sempre serão verdadeiras, o que pode pôr sua vida em risco.

Mantenha a área afetada abaixo do coração

Esta será uma maneira de evitar que o veneno entre em suas veias e comece a correr pelo seu corpo. Tente ficar parado enquanto puder e com a área relaxada, mas sempre tentando manter o veneno na parte inferior do corpo.

Coloque também gelo nela, o que não só fará com que o inchaço diminua, mas também com que o veneno coagule um pouco e isso fará com que ele tenha mais dificuldades para se espalhar, trata-se de impedir que ele afete outras áreas do corpo.

Não entre em pânico

Especialmente se você estiver sozinho, a ansiedade e o nervosismo não serão úteis para você agir rapidamente, por isso é melhor manter a calma, tanto quanto possível. Pense que nem todos os escorpiões são mortais. Na verdade, poucos o são.

É possível que as espécies existentes em seu país tenham veneno que gerem sintomas leves, então nada que uma medicação e um bom tratamento não possam aliviar.

Embora saibamos que esta não é uma situação comum, é sempre bom estar informado e ser cauteloso caso nos deparemos com isso em algum momento. Siga estas dicas se acontecer e você verá que tudo vai dar certo.

  • Everson, G. W. (2014). Scorpions. In Encyclopedia of Toxicology: Third Edition. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-386454-3.00784-3
  • Shah, P. T., Ali, F., Noor-Ul-Huda, Qayyum, S., Ahmed, S., Haleem, K. S., … Khan, I. (2018). Scorpion venom: A poison or a medicine-mini review. Indian Journal of Geo-Marine Sciences.