O que os veterinários fazem?

· outubro 6, 2018
Embora pareça que esses profissionais só trabalham em clínicas que atendem animais de estimação, a verdade é que trabalham em várias tarefas relacionadas à nossa segurança alimentar: na pecuária, pesquisa ou, ainda, na conservação de espécies silvestres. 

A profissão veterinária é, sem dúvida, uma das mais importante para a proteção e o cuidado de nossos animais. Ainda assim, são poucos os que sabem tudo o que os veterinários fazem dia após dia e em todos os setores envolvidos.

Segurança alimentar

Muitas pessoas não sabem que, entre as coisas que os veterinários fazem, está a revisão e análise de todos os alimentos que consumimos.

Ou seja, todos os produtos que você come no seu dia a dia, mesmo aqueles que não vêm de fazendas, são geralmente avaliados por veterinários.

Esses profissionais certificam-se de que nesses alimentos não existem bactérias ou outros patógenos que possam ser prejudiciais à nossa saúde, e até participam da análise da água que bebemos. Graças ao que os veterinários fazem, podemos comer com muito mais segurança.

Inspeção

Da mesma forma, todas as instalações que produzem alimentos ou que abrigam animais são inspecionadas por veterinários.

Entre as tarefas desses profissionais está a inspeção de restaurantes e de qualquer lugar que produza ou venda alimentos, o que garante que não existem perigos e que as normas sejam respeitadas.

Eles também inspecionam locais que abrigam animais: fazendas, zoológicos, santuários e canis são revisados ​​por esses profissionais para verificar se os regulamentos de bem-estar animal são cumpridos, entre outras coisas.

O que os veterinários fazem é tão necessário que, geralmente, são eles que elaboram vários protocolos relacionados à higiene e segurança alimentar que existem em todas essas empresas, e até mesmo aconselham sobre as regulamentações dos alergênicos.

Veterinária inspecionando granja

Pesquisas

Uma grande parte dos veterinários dedica-se à pesquisa, para descobrir centenas de coisas novas dia após dia: há veterinários que pesquisam medicamentos, segurança alimentar, vacinas, combate a tumores, ecologia e produção animal.

É que a saúde animal está intimamente relacionada à saúde humana, tanto pelo consumo de alimentos de origem animal quanto pela presença de zoonoses.

É por isso que, entre as coisas que os veterinários fazem, destaca-se a pesquisa em conjunto com médicos e biólogos que estudam diferentes aspectos da saúde humana.

Produção animal

Em conjunto com outros profissionais, os veterinários também devem ajudar os agricultores a melhorar sua produção e a respeitar o bem-estar animal de seus animais.

Graças aos conselhos e programas de medicina preventiva, os veterinários são capazes de melhorar o desempenho produtivo.

Além disso, eles são responsáveis ​​por planejar a reprodução através de programas de reprodução e melhoramento ou, ainda, de fabricar todos os alimentos que são consumidos pelos animais.

Além disso, devem oferecer tratamento para todas as doenças que podem afetar os animais de abate, geralmente por meio de cooperativas que trabalham com agricultores em uma área específica, o que os faz viajar centenas de quilômetros diariamente.

Conservação

Esses profissionais também trabalham com a vida selvagem. Além de veterinários de santuários ou de zoológicos há veterinários que participam de numerosos projetos de pesquisa e conservação com animais silvestres.

Veterinária com uma arara azul

Há também veterinários que se dedicam à recuperação de animais silvestres. Por exemplo, o Hospital de Vida Sselvagem GREFA e a primatologista Rebeca Atencia, veterinária da Galiza, Espanha, foram recentemente premiados pelo colégio veterinário de Madrid, pelo trabalho com chimpanzés na África.

Clínica

Veterinários também trabalham em clínicas, comuns nas grandes cidades. Encarregam-se de salvar todos os animais domésticos e exóticos que temos como animais de estimação. 

Cão labrador com pata enfaixada no veterinário

Embora muitas pessoas não saibam, essa profissão é muito mal remunerada.

É por isso que devemos nos lembrar que os animais não são coisas, eles são uma responsabilidade.

Portanto, você deve levar em conta as despesas com o veterinário antes de adquirir um como animal de estimação, sem reclamar dos seus preços.

Certamente aqueles que utilizam o serviço de saúde pública humano não estão acostumados a ter que pagar por uma operação ou pela vacinação. Mas os dados mostram uma terrível verdade: apesar de seus baixos salários, os veterinários estão negociando e baixando preços, algo que não deveriam ser obrigados a fazer.

Agora você já sabe tudo o que os veterinários fazem. São profissionais que merecem nosso respeito e gratidão!