O que um cão com diarreia deve comer

Nesta situação, é necessário que o animal de estimação fique em jejum durante 24 horas, porque se a diarreia for causada por bactérias intestinais, elas morrerão por falta de nutrientes; a partir daí, você deverá oferecer uma dieta leve ao seu cão e mantê-lo hidratado.

A diarreia é uma doença muito comum que afeta muitos cães. Pode ser algo mais grave do que imaginamos, especialmente se não sabemos como tratá-la. O animal corre o risco de sofrer uma desidratação, ou, na pior das hipóteses, um dano maior devido às bactérias intestinaisA seguir, diremos o que um cão com diarreia deve comer para melhorar.

Por que o meu cão está com diarreia?

Antes de saber como tratar uma diarreia, devemos saber por que isso acontece com o nosso animal de estimação. Isso pode ser causado por diferentes fatores:

  • Bactérias intestinais. Nossos animais andam pelas ruas e cheiram tudo o que acham, além de terem contato direto com outros animais, portanto, é fácil para uma bactéria intestinal atacá-los. Essa é uma das causas mais comuns do problema.
  • Comida em mau estado. Um cão com diarreia pode ter comido um alimento em mau estado, do lixo. Por mais cuidadosos ​​que sejamos, não podemos controlar absolutamente tudo o que eles colocam na boca, seja em casa ou na rua.
  • Ele é alérgico a um alimento. Possivelmente antes ele não era e, portanto, você não deu importância a isso, mas agora ele pode ter tido uma alergia ou uma intolerância a um alimento que você não conhece. É melhor levar o seu cão ao veterinário se você perceber que a diarreia está muito contínua e você não consegue relacioná-la com nenhum alimento que seu cão come.
Cachorro doente

  • Outro objeto. Os cães levam tudo à boca e, embora normalmente não comam objetos, a verdade é que às vezes eles podem engolir algum corpo estranho. A maneira mais comum de expulsar tal coisa é através de vômitos, mas o organismo de seu animal também pode fazer isso através de uma diarreia.
  • Má alimentação. Talvez você não esteja alimentando seu cão do jeito que deveria. Talvez você tenha escolhido uma dieta crua, mas inadequada, ou talvez tenha decidido alimentá-lo com alimentos caseiros e dar mais do que ele necessita, ou incluir alimentos que ele não deve comer. Fale com o seu veterinário se você acha que a diarreia está demais e peça a ele uma recomendação sobre qual a melhor dieta a seguir. Siga seus conselhos em termos de qualidade e quantidade.

O que um cão com diarreia deve comer

Depois que já identificamos as causas da diarreia no cão, agora é o momento de saber como pará-la. A principal maneira de fazer isso é através da comida. Portanto, devemos:

Fazer jejum

Um cão com diarreia não deve comer nada durante, pelo menos, 24 horas, porque a alimentação só pioraria a situação. Se a diarreia for causada por bactérias, elas continuarão a se alimentar do que você dá ao seu pet, mas se ele estiver de jejum, a bactéria morrerá de fome.

Cachorro com barraca de camping

Dê a ele muita água

A água é essencial nesses casos. Como dissemos no início, a diarreia pode desidratar seu animal, por isso será necessário mantê-lo hidratado. Ele poderá vomitar no início, mas seja paciente e continue dando água pouco a pouco, com uma seringa, se necessário, e você verá que aos poucos ele irá melhorar.

Dieta leve

Enfatizamos: NUNCA ALIMENTE UM ANIMAL COM DIARREIA ANTES DE 24 HORAS.  Como dissemos, o cão deverá ficar em jejum durante 24 horas e, se nesse tempo ele melhorar, e somente se ele melhorar, poderemos então começar a oferecer uma dieta leve. Se ele não melhorar, você terá que ir ao veterinário.

Uma dieta leve consiste em um pouco de arroz cozido com frango ou peixe, dependendo da preferência de seu animal, mas sempre sem sal. Dê a ele pequenas porções de três a quatro vezes por dia. 

Não se preocupe se o seu cão sofrer de diarreia: é uma doença comum, mas se você seguir o nosso conselho, poderá acabar com o problema mais cedo do que você imagina.

Recomendados para você