O seu cão inclina a cabeça quando você fala com ele?

· março 1, 2018

Chegamos em casa e damos uma ordem ao nosso animal de estimação. Em seguida, o cão inclina a cabeça e a gente pensa automaticamente que ele está prestando atenção ao que estamos falando… Quantas vezes isso não aconteceu com você?

A maioria dos proprietários de animais associam esse ato canino ao gesto que nós mesmos fazemos quando não entendemos alguma coisa. Algo como “O que você quer dizer?”. Quando nosso bichinho faz o mesmo parece uma atitude bastante humana, não é mesmo?

Mas qual é o verdadeiro significado desse gesto no caso dos cães? Na verdade, existem duas teorias que buscam explicar por que o cão inclina a cabeça quando falamos com ele.

Os cientistas não chegam a um consenso

O fenômeno vem sendo estudado por cientistas das áreas de biologia, veterinária e neurociência. No entanto, até agora não existe uma resposta conclusiva e os investigadores não chegaram a um consenso.

Cachorro com a cabeça inclinada

Embora pareça incrível, o ato de inclinar a cabeça é um tema que gera debate e controvérsia no meio científico. Basicamente, existem duas correntes que tentam explicar o comportamento canino e ambas se opõem.

Alguns especialistas acreditam que que os cães viram a cabeça a fim de nos escutar melhor. Porém, outra hipótese sugere que os animais o fazem com outro objetivo: ampliar o seu campo de visão e nos enxergar melhor.

Cada uma das correntes científicas possui argumentos interessantes para explicar esse gesto canino. Vamos conhecer todos eles.

O cão inclina a cabeça para nos ouvir melhor?

De acordo com alguns especialistas em psicologia canina, os cães viram a cabeça para posicionar o pavilhão da orelha externa de tal maneira que possam captar com mais clareza e precisão as modulações da nossa voz.

É importante lembrar que os cachorros são capazes de reconher mais de 160 palavras do vocabulário humano. Alguns chegam a ultrapassar esse número de forma significativa.

Por essa razão, não é estranho que os cães movimentem suas orelhas para potencializar a escuta quanto estamos conversando com eles.

A outra hipótese: o cão inclina a cabeça para nos enxergar melhor

De acordo com outro grupo de pesquisadores, os cães realizam esses gestos específicos porque eles lhes permitem ver nossa boca enquanto falamos. Mas o que os impede de enxergar nossa boca quando estão de frente? A resposta é simples: o focinho.

A verdade é que o focinho os impede de ver a parte inferior de nosso rosto enquanto estamos de frente a eles. Na verdade qualquer um passaria por isso se tivesse um “nariz” tão grande e largo diante de seus olhos.

Essa hipótese explicaria por que os cães de focinhos largos e maiores são mais propensos a inclinar a cabeça.

Tudo depende do adestramento

Não podemos esquecer que a reação do cão às nossas ordens depende muito da efetividade do adestramento que demos a ele. Quando os animais procuram identificar o que falamos através da visão ou audição, é porque há um certo grau de atenção e interação entre ambos.

Segundo essa corrente, inclinar o rosto é uma ação com a qual os cães buscam dar significado ao que dizemos a eles. Não importa que ele faça isso com a visão ou a audição, sua intenção evidente parece ser nos entender melhor.

Somado a isso, talvez nós mesmos tenhamos estimulado esse tipo de comportamento em nossos pets.

Resposta programada?

A maioria dos proprietários tendem a pensar que os cães inclinam a cabeça em sinal de atenção e obediência.

Cachorro com a cabeça inclinada

Sem termos consciência, quando o cão vira a cabeça, respondemos com um carinho. Como consequência, acabamos por acostumar o animal a repetir essa ação para conseguir estímulos positivos.

É muito provável que desde tempos antigos tenhamos estimulado nos peludos essa resposta programada. E enquanto continuarem a receber recompensas por parte de seus donos, não deixarão de repetir o gesto.

Tudo em excesso é prejudicial

Se o cão inclina a cabeça de forma frequente e com pouco controle, é preciso prestar muita atenção. Na pior das hipóteses, uma otite pode estar afetando um dos ouvidos de seu fiel amigo.

Devemos lembrar que qualquer doença no órgão auditivo afetará o equilíbrio do cão, fazendo com que ele se incline repetidamente. Se nosso amigo de quatro patas vira a cabeça apenas quando estamos falando com ele, é um bom sinal. O normal é reconhecer a voz de seu dono e isso significa que tudo está em ordem.