Como os cães entendem o que dizemos?

Quem já teve cães sabe que estes animais possuem um raciocínio que foge ao nosso entendimento. Uma das frases mais ditas pelos donos de cães: “é como se ele me entendesse…” ou “só falta falar”. Para aqueles que ainda têm dúvidas: Sim, os cães nos entendem, foi comprovada a capacidade desses pets de entenderem o que é dito a eles.

Cães se parecem com seus donos

Filhote de cão vira-lata deitado na rua

Esta é outra frase amplamente utilizada: “cães se parecem com seus donos”. Mas além das semelhanças físicas e comportamentais, são semelhantes também dentro da cabeça. No caminho em que a linguagem é processada.

Para testar esta hipótese, especialistas da Universidade Eötvös Lonard, em Budapeste, digitalizaram os cérebros de sete cães especialmente treinados para ouvir uma série de palavras por parte de seus treinadores. Tudo ficou ainda mais claro dentro da máquina de leitura.

As conclusões desse estudo fizeram todas as pessoas que amam cães sorrirem. O processamento da linguagem deles funciona exatamente como na mente humana.

Cães compreendem não apenas o que é dito. Eles também são capazes de identificar intenções dentro da mensagem.

Além da linguagem oral, os cães entendem também as nossas mensagens

Além de identificar palavras e associá-las mentalmente com seu significado, os cães têm a capacidade de processar uma vasta gama de mensagens emitidas por meio de gestos, sinais, expressões faciais e mesmo respostas involuntárias (o que poderia ser classificado como linguagem corporal inconsciente).

Cientificamente, também foi provado que os cães entendem sentimentos. Eles são capazes de identificar quando uma pessoa está deprimida ou triste e, muitas vezes, tentam oferecer confortoIdentificam também a alegria. Na verdade, quando ele olha para seus donos felizes, automaticamente fica com a sensação de bem-estar.

Por outro lado, especialistas estabeleceram que, quando o proprietário de um cão diz algo a seu animal de estimação apontando um objeto com o dedo, o foco do animal é automaticamente o objeto designado. Em nenhum caso na “extremidade que aponta”.

Eles também são capaz de relacionar uma voz com um rosto (no caso da do dono, eles nunca erram). Também sabem discernir se quem fala com eles é homem ou mulher.

Um vocabulário de 160 palavras ou frases

Estudos no Reino Unido e Canadá determinaram que os cães entendem e podem identificar uma média de 160 palavras ou grupos de palavras. Vocabulário esse que pode ser expandido para mais de 200 palavras, com treinamento e prática.

Se você tem um cão, sabe que uma das primeiras coisas que ele aprende são frases como: “Vamos sair” ou “pegar sua coleira“. Há também inúmeros casos de animais que não podem ouvir seus donos dizerem termos como “hora do banho”. Se eles ouvem, então, ficam imediatamente aterrorizados e correm para se esconder.

Se a associação com uma palavra ou frase estiver vinculada a uma experiência que teve para o cão um elevado componente emocional (positivo ou negativo), bastará que ele a ouça apenas uma vez para memorizá-la.

É por isso que muitos veterinários aconselham os donos de cães a não usarem os nomes de animais de estimação quando eles precisam repreendê-los. Isso poderá fazer com que o animal associe experiências negativas com a palavra (nome dele) e deixe de vir quando for chamado.

Também é importante notar que os cães não entendem ironia ou mensagens contraditórias. Se você repreendê-los usando palavras chaves para esta situação (“não”, “quieto”, “solta”), mas pronunciadas com um sorriso nos lábios e um tom inadequado de voz, o animal vai acabar confuso.

O raciocínio dos cães é semelhante ao de uma criança de dois anos e meio. Portanto, a mensagem que você deseja transmitir deve ser precisa e sem variantes, lembre-se de que os cães entendem.

Capacidade inata ou aprendida?

Cão se refrescando perto de um ventilador

Até agora, nenhum estudo afirmou categoricamente se os cães entendem o que é dito a eles devido a uma condição genética presente em certos mamíferos ou se, pelo contrário, foi uma capacidade adquirida através de séculos de domesticação.

E no que se refere à frase “só falta falar”, os fãs dos cães sabem que estes animais, mesmo que eles tenham nenhuma linguagem oral, geram um sistema de comunicação bastante assertivo, que não exige mais formação ou educação especial. Além de oferecer amor e ganhar a confiança do animal, você só precisa prestar atenção. Eles estão sempre nos dizendo algo.

Recomendados para você