O transporte ideal para cavalos

O transporte ideal para cavalos
Francisco María García

Escrito e verificado por o advogado Francisco María García.

Última atualização: 21 dezembro, 2022

O transporte ideal para cavalos é habitual por questões esportivas, de cria, treinamento ou controles veterinários, entre outras. Muitas vezes isso torna-se uma tarefa delicada, especialmente quando causa problemas de estresse ou certos traumas ao animal. Garantir as condições indispensáveis de bem estar e cuidado é, portanto, fundamental. Aqui, algumas considerações sobre o transporte ideal para cavalos.

De acordo com a distância que o animal necessite percorrer, o meio de transporte adequado varia, assim como as recomendações. Avião, caminhão, trailer ou barco são algumas das opções. E é cada vez mais comum que o próprio dono seja quem transporte o animal.

Independente disso, devem-se assegurar as melhores condições de salubridade, bem estar e segurança, minimizando as possíveis consequências.

O que levar em conta para escolher o transporte ideal para cavalos

Dentro da União Europeia, cerca de 90% do transporte de animais é feito por meio terrestre. Ainda que a escolha seja feita em função da distância, todos os cuidados devem ser tomados, seja qual for o caso.

cavalo e pessoa

Isso porque o transporte geralmente causa estresse ou lesões. Estresse, porque o animal é separado de seu grupo e vive a circunstância como algo pouco habitual.

Por isso, deve-se ter a precaução de controlar os batimentos cardíacos, a hidratação e conduzir com cuidado.

Transporte em caminhões e trailers:

  • Deverão ser desenhados e utilizados para que se evitem as lesões. Recomenda-se pisos anti-deslizantes ou que tenham serragem para absorver a urina.
  • Devem proteger o animal das temperaturas extremas e ter uma ventilação adequada.
  • A altura mínima dentro dos compartimentos deve ser maior do que 75 cm, a altura em cruz do animal mais alto.
  • Cuidar para que a água e o alimento sejam suficientes para as horas de transporte.
  • Fazer paradas a cada 6 horas de maneira que o cavalo se alimente, beba e defeque. As normas internacionais estabelecem um máximo de 8 horas diárias de viagem para os equinos. Para viagens maiores, o transporte deve ter uma aclimatação especial. Por exemplo, com camas, separadores, sistemas de ventilação e controle de temperatura.
  • Em cada parada, deve se controlar o estado de saúde dos cavalos.

Localização no meio de transporte

Para um transporte adequado, recomenda-se que o animal viaje preso, mas com suficiente capacidade de movimento. É preciso garantir que possa baixar a cabeça. Entre outras coisas, para uma limpeza e drenagem correta de suas vias aéreas.

A localização nunca deve ser transversal ao eixo longitudinal do caminhão. Dessa maneira, o cavalo pode perder o equilíbrio.

Sobre colocá-los virados para frente ou para trás, há opiniões diversas. Já demonstrou-se que ao colocá-los com o rosto para frente, os animais sofrem menos estresse.

Equipamento e design do transporte ideal

O transporte ideal para cavalos, além do solo anti-deslizante ou com serragem, deve contar com janelas. Um ambiente arejado minimiza as possíveis fobias e a geração de estresse no animal. Existem estudos que concluem que a suspensão do trailer gera qualidade na viagem. Diminuir a pressão dos pneus do trailer torna a condução mais suave e provoca menos cansaço no cavalo.

Para a segurança pessoal, recomendam-se mantas malhas. Com elas, o calor corporal gerado pelo animal é absorvido.

Transporte de avião

  • Quando as distâncias são grandes, opta-se pelo transporte de avião. Neste caso, alguma das precauções a serem consideradas são:
  • Um ambiente pressurizado e com ar condicionado.
  • Utilização de contêineres desenhados para o transporte de cavalos, com as dimensões adequadas.
  • Análises médicas antes da viagem.
  • Companhia de pessoas qualificadas que saibam reduzir o estresse sem utilizar remédios.
curiosidades sobre cavalos

Fonte: ValenciaCaballo

Relação com o cavalo para um melhor transporte

  • Não transmitir sinais de nervosismo nem deixar à vista os elementos de transporte.
  • Evitar expor o animal ao desgaste físico no dia anterior.
  • Ensiná-lo com paciência a reconhecer o caminhão. Fazê-lo subir e descer algumas vezes alguns dias antes, para que se habitue.
  • Nas primeiras vezes, ele pode viajar junto com outro cavalo, para que ganhe segurança e regule seus movimentos de estabilidade.
  • Cuidar especialmente da hidratação. Ao ser exposto a altas temperaturas, ao cansaço e ao nervosismo da viagem, o cavalo pode se desidratar facilmente.
  • Isolar o trailer das altas temperaturas e viajar durante as horas de menos calor.

A tranquilidade, segurança e saúde do cavalo são sempre o objetivo principal.

 


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.