O treinamento dos cães apontadores

· novembro 14, 2018
Embora estejam entre as raças de caça, esses cães têm a capacidade de indicar ao seu mestre exatamente onde está a presa em potencial. Cumprem as ordens com grande disciplina, porque se eles não permanecerem totalmente quietos podem assustar o animal.

Os cães apontadores, como também são chamados certos cães de caça, têm habilidades inatas para realizar seu trabalho. Estas vêm da genética, embora isso não signifique que eles não precisem de treinamento.

Embora um cão apontador seja um cão de caça, não é um caçador. É apenas instintivamente capaz de apontar onde a presa abatida está, o que dá confiança e economiza o tempo do caçador.

Treinamento dos cães apontadores: como fazer

Eles são chamados de cães apontadores, porque o que eles fazem é “apontar” para o caçador, com total precisão, onde está a presa.

Na verdade, a dificuldade deste tipo de treinamento não é ensinar o cão apontador, porque, como dissemos antes, isso é algo inato no cão.

O que se tem que fazer é ensiná-lo é colaborar com o caçador; embora o mais lógico seja que o cão tenha sido treinado por um profissional, há muitas coisas que você também pode fazer.

Vamos ver em que este treinamento consiste.

Ordens

A primeira coisa que você deve ensinar a um cão apontador é a seguir ordens; uma das principais é responder ao chamado. Portanto, o animal deverá vir até você quando você o chamar.

Além disso, ele deve aprender a obedecer quando lhe disser para ir até a presa, bem como quando você disser a ele para dá-la a você, independentemente de estar na terra ou na água.

cães apontadores

Por outro lado, ele tem que aprender a obedecer a ordens como sentar ou “de pé”. Porque, se ele se alterar, pode assustar a possível presa.

Interagir com o caçador

Por causa de seu instinto inato de caça, os cães apontadores podem acreditar que são capazes de realizar esse trabalho de forma autônoma. Este é um dos passos mais importantes para obter uma boa colaboração.

O animal deve aprender a colaborar com seu dono, neste caso, o caçador. Isso é alcançado através da criação de uma boa relação entre eles, na qual a confiança e o amor são a base fundamental.

Posturas da peça

O animal terá que aprender diferentes posturas para mostrar ao seu parceiro, o caçador, onde está a presa. Então, ele irá na frente e guiará o seu dono, sem margem de erro.

É possível treinar um cão para ser um cão apontador?

Embora muitos cães sejam cães apontadores por sua genética, outros cães adequados para a caça podem ser treinados para isso. 

No entanto, precisarão de um treinamento mais exaustivo, porque você terá que ensiná-los a ter um instinto que eles não têm.

cães apontadores

Este treinamento para cães apontadores, ou melhor, para o seu cão ser um cão apontador, deve ser realizado por um profissional.

Só eles sabem que tipo de atividades são necessárias em cada uma das fases.

Quais são os melhores cães apontadores

Os animais mais conhecidos como cães apontadores são as raças setter, pointer, spaniel bretão, deutscher drathaar e todos os tipos de bracos. 

Além disso, o Retriever de Burgos e o Pachón de Navarra são muito conhecidos como cães apontadores no norte da Espanha.

Esperamos ter fornecido as informações necessárias para você aprender mais sobre os cães apontadores e seu treinamento.

Sem dúvida, são animais que nasceram para isso e que ajudam a todos os que precisam deles na caça esportiva.