Opções para adotar animais que você deveria conhecer

· maio 17, 2019
Diante do alto número de abandonos, há várias opções para adotar animais que devem ser lembradas, e algumas delas são relativamente novas.

A sociedade está começando a perceber o enorme problema que existe devido ao crescente abandono de animais de estimação. Compras compulsivas, especialmente na época do Natal, tornam necessário lembrar que há muitas opções para adotar animais.

O chocante número de casos de abandono

Infelizmente, no que diz respeito aos casos de abandono de animais, os dados não são positivos, já que há um número significativo de cães e gatos recolhidos das ruas por entidades de proteção animal.

Os números não parecem estar diminuindo, e este é um fato alarmante, pois dos animais coletados pelos protetores, nem todos são adotados. Embora alguns tenham sido simplesmente animais perdidos que retornaram a seus donos, muitos desses animais permanecem nos abrigos ou acabam sendo sacrificados.

A maioria dos animais são adultos e mestiços, e há muitos que podem ser adotados. Por isso, é necessário conhecer as diversas opções de adoção existentes em seu país ou cidade.

Adotar um gatinho de rua

Conselhos ao adotar um animal de estimação

Deve ficar claro que um animal de estimação não é um brinquedo ou um produto de consumo, porque essa é a filosofia que leva a essas taxas de abandono altíssimas. Da mesma forma, a adoção não é um tipo de compra gratuita sob demanda, e devemos ser responsáveis ​​quando se trata de hospedar um animal de estimação.

Ter um animal de estimação é um pouco complicado e caro: ele requer muito tempo e despesas, mas também requer um compromisso importante na vida, porque a verdade é que um dono responsável não procura um cão que se adapte ao seu estilo de vida, mas se adapta ao ritmo de vida do seu animal de estimação.

É verdade que temos nossos empregos e relacionamentos, mas devemos estar cientes de que o animal precisa de nós, ele depende de nós para alcançar seu bem-estar físico e emocional.

Algumas opções para adotar animais

Agora que você está ciente da enorme responsabilidade que é ter um animal, é hora de você decidir adotar um. A maneira tradicional de fazer isso é através de protetores, que são as pessoas que cuidam desses animais até eles encontrarem um novo lar.

Você deve saber que é provável que lhe peçam certas condições ou que só permitam que você adote alguns animais de acordo com o seu estilo de vida. Você tem que respeitar suas decisões, porque elas são as pessoas que cuidaram de seu futuro animal de estimação e sabem se um animal é adequado para morar em um apartamento ou em uma fazenda, ou com uma família ou uma pessoa solteira, por exemplo.

Adotar um cãozinho abandonado

Na era da internet, plataformas on-line de adoção estão cada vez mais comuns, e há várias opções para adotar animais. Um exemplo disso é o da Espanha: o Kiwokoadopta permite o contato e a união de esforços dos protetores, além de ser possível adotar animais em seu site. Em países como o Peru, outras plataformas surgiram sob essa fórmula, como é o caso do WUF.

Outra das plataformas mais conhecidas é a Miwuki, que dedica todo o seu site à adoção. O site, apelidado de Pet Tinder, conseguiu concretizar 10.000 adoções em apenas dois anos.

Até agora essas plataformas também eram ferramentas para protetores, mas diante de muitos pedidos a página decidiu que aquelas pessoas que são forçadas a dar o seu cão para adoção também podem usar a página.

A ferramenta é aberta para animais exóticos e animais de estimação, e se você encontrar um animal abandonado e não puder tomar conta dele, também poderá receber ajuda. O que você acha dessa nova iniciativa?

A verdade é que o número de abandonos continua a ser alarmante, por isso é importante saber que há todas essas opções para adotar animais cujo destino pode ser viver isolado ou mesmo ser sacrificado.