Orientações sobre a alimentação dos coelhos

junho 30, 2018
Além de vegetais, frutas e rações, é essencial que esses mamíferos tenham feno incluído em sua dieta. Isso irá desgastar seus dentes - eles crescem muito rápido – a um ritmo necessário e também evitará problemas importantes relacionados à sua saúde bucal.

Os coelhos são animais herbívoros, mas encontramos uma grande variedade de alimentos no mercado para eles. Se você tem dúvidas sobre as diretrizes da alimentação dos coelhos, nós as resolveremos e daremos algumas ideias para tornar a dieta do seu animal de estimação mais variada.

A base da alimentação dos coelhos

Coelhos não são roedores, embora se pareçam muito com eles. Ambos são herbívoros e têm em comum que os dentes nunca param de crescer, por isso, precisam usá-los diariamente.

Uma dieta saudável para um coelho deve ser equilibrada e atender às suas necessidades de usar os dentes. Uma dieta que não permite que o coelho mastigue sempre acabará causando sérios problemas de saúde bucal.

Para equilibrar a dieta, podemos considerar estas percentagens: 70% do alimento diário para coelhos deve consistir de feno, 20-25% de vegetais e o percentual restante deve ser dividido entre ração, frutas e outras guloseimas.

Feno para coelhos

Além de todos os alimentos que aparecerão abaixo, o coelho deve ter água fresca, sem limites, sempre à disposição. Os vegetais que fornecemos devem ser sempre frescos, crus, lavados e à temperatura ambiente. Lembre-se de limpar a gaiola desses animais diariamente e de remover os restos de comida para, assim, evitar o aparecimento de bactérias e odores.

O feno

O feno é o alimento mais importante que você deve dar ao seu coelho. Deve sempre haver feno limpo na gaiola e ele poderá comer a quantidade que quiser.

O feno é essencial para os coelhos, bem como para as cobaias. Ao mastigar, eles usam os dentes na proporção adequada, além do feno fornecer fibras para o bom funcionamento do intestino. Também fornece os nutrientes necessários em sua dieta.

Em lojas de animais, encontraremos diferentes tipos de feno. Embora o feno de gramíneas (como a aveia) seja o mais adequado, o feno de leguminosas (como a alfafa) também é benéfico. Para escolher o melhor feno para o seu coelho, é melhor experimentar vários tipos e descobrir qual deles ele mais gosta.

Incluir legumes frescos

Apenas 20% da ração para coelhos deve consistir em vegetais frescos. Esses produtos têm muitos nutrientes, mas neles os coelhos não usam os dentes tão efetivamente quanto com o feno. No entanto, a variedade na sua dieta pode ser criada graças aos legumes, já que temos muitos disponíveis no mercado para escolher.

Coelhos comendo pão

É importante que se forneça verduras de folhas verdes, quanto mais escura for a cor, melhor será para ele, pois elas têm nutrientes mais concentrados. Por exemplo, espinafre e acelga são uma ótima opção, enquanto a alface é menos interessante. A alface americana deve ser descartada da dieta dos coelhos.

Outros exemplos de vegetais de folhas verdes:

  • Alcachofra
  • Couve de Bruxelas
  • Cânones (verdura)
  • Agrião
  • Aipo, couve-flor e folhas de pepino

Além disso, existem outros vegetais que o nosso coelho pode gostar. Nós não devemos dar-lhes tanto quanto estes vegetais verdes, mas são bons suplementos para sua dieta. Por exemplo, todos sabem que a cenoura é um dos alimentos prediletos dos coelhos, assim como o pimentão vermelho, o pimentão verde e a abobrinha.

Frutas e outros alimentos

Existem outros alimentos que podem tornar a alimentação dos coelhos mais interessante, embora devamos dar-lhes com moderação, já que podem causar dor de estômago se dermos em grandes quantidades ou, ainda, porque contêm muitos açúcares.

A fruta é uma opção saudável e recomenda-se fornecer uma colher de sopa por dia. Aproveite as frutas da estação e assim você poderá variar os sabores e as texturas: morango, pêssego, maçã e pera são muito fáceis de serem encontrados e podem se tornar uma boa refeição.

Muitas pessoas dão ração. Sempre que quiser suplementar a alimentação de coelhos, porquinhos-da-índia ou hamsters com ração, lembre-se de que a ração não substitui o feno, porque não cobre completamente a necessidade de roer desses animais. Escolha uma ração específica para coelhos, de alta qualidade e ofereça uma colher de chá por dia, nada mais.

Há guloseimas industriais que você pode dar ao seu coelho, mas faça isso com moderação. Se quiser usar prêmios ou dar-lhes petiscos, prefira alimentos caseiros e alimentos industrializados não processados, pois estes geralmente são menos danosos. Por exemplo, fatias de maçã secas ou nozes.

Alimentos proibidos

Nem todos os vegetais são bons para o seu coelho e há alguns que são prejudiciais ou tóxicos. Evite dar esses alimentos:

  • Açúcar, sal e óleo
  • Abacate
  • Alho
  • Batata
  • Cebola, cebolinha e afins
  • Beterraba
  • Frutas cítricas ácidas, como laranja, toranja e limão

A base da alimentação dos coelhos deve ser o feno, mas temos muito mais opções para complementá-lo. Tire proveito de legumes, frutas e legumes da estação, para variar os sabores e tornar o horário das refeições, além de mais nutritivo, mais prazeroso.