Os 6 comportamentos mais estranhos dos gatos e seus motivos

Entender sua forma de agir ajuda a melhorar a convivência com eles, ainda que em alguns casos os gatos possam sofrer de alguns transtornos que requerem atenção veterinária.

Os gatos sempre nos parecem seres misteriosos, e em muitas ocasiões, parece que não os entendemos. Vamos lhe contar quais os comportamentos mais estranhos dos felinos para que você possa entender melhor seu amigo ronronador.

Quais são os comportamentos mais estranhos dos gatos?

Entre os mistérios que rondam os gatos e seus movimentos ilógicos, é possível que entender-se com seu gato se torne uma verdadeira odisseia. Vamos desvendar a incógnita de alguns desses gestos, o que lhe permitirá falar “a linguagem felina”.

Roçar um no outro

É muito provável que você veja seu gato roçar com outro quando se veem, inclusive no primeiro contato. É sua forma de dizer “estou feliz em vê-lo” e, graças a suas glândulas olfativas, que estão em seus rostos, podem se conhecer mais a fundo. Eles também fazem esse gesto quando você chega em casa, e já que não alcançam seu rosto, o farão em sua perna, quase sempre.

Correr como loucos

Com certeza já aconteceu mais de uma vez com você: estar tranquilamente sentado no sofá e, de repente, ver seu gato indo de um lado para outro como louco. Um dos motivos pode ser o excesso de energia que o animal quer e precisa expulsar de seu corpo, e faz isso dessa maneira. É algo que geralmente acontece com os gatos mais jovens.

Ainda que essa seja geralmente a razão principal, uma picada de pulga ou qualquer outro parasita também pode ser a causa dessas corridas descontroladas. No entanto, se você acredita que seu gato faz essas corridas mais do que o normal, talvez seja bom visitar o veterinário, pois existe algo chamado de síndrome de hiperestesia (ou síndrome do gato nervoso), um tipo de transtorno obsessivo compulsivo que precisa de atenção médica.

Lamber nossa cabeça

Não entendemos, mas cada vez que nosso gato tem a oportunidade, ele sobre perto de nossa cabeça e lambe nosso cabelo. Por que? Esse gesto baseia-se na lembrança de quando os gatos eram bebês e sua mãe os lambia.

gato lambendo rosto da dona

Também por essa lembrança, fazem isso com outros gatos. É como se isso lhes confirmasse o amor que sentem pela família. É isso o que seu felino quer transmitir quando lambe sua cabeça.

Esconder suas patas

Quando os gatos se sentam no chão, geralmente escondem as patas debaixo do corpo. Fazem isso para pode chegar à temperatura ideal de seu corpo. Algo que pode se assemelhar a quando nós cruzamos os braços ao sentir frio.

Puxar a areia da caixa

Com certeza, sempre que você vê seu gato fazer isso, pergunta-se o que acontece com ele e por que faz isso. Trata-se apenas de uma mania, assim como a dos cães de dar voltas antes de fazerem suas necessidades.

Há gatos que são muito cuidadosos e que vão à caixa de areia sem “fazer barulho”, enquanto outros preferem revirar tudo. Se o seu é do segundo grupo, só podemos dizer duas coisas: azar e paciência.

Comer as plantas

Para quem ama ter vasos em casa, ver o gato comendo as plantas não é algo legal. Mas por que eles têm essa mania? Não é pelo prazer de destruí-las, e sim porque simplesmente parecem atrativas e vão atrás delas.

gato comendo grama

Mesmo assim, tenha cuidado com as plantas que você tem em casa, já que muitas são venenosas para os gatos. Tente plantar algumas adequadas para eles e, se possível, a erva-de-gato (catnip), que traz muitos benefícios.

Esses são alguns dos comportamentos mais estranhos dos felinos e também os mais comuns. Conhecê-los lhe ajudará a entender melhor seu gato e fará com que o vínculo entre vocês dois se fortaleça.

Recomendados para você