Os cães conseguem saber que horas são?

Os cães parecem ter a capacidade de saber o momento exato em que chegaremos em casa, em que vamos levá-los para passear, em que vamos dormir, e por aí vai. Muitos se perguntam: Como eles conseguem saber essas coisas? Como conseguem calcular de forma tão exata o tempo e a hora?

Isso vem sendo uma incógnita há séculos, mas é preciso lembrar que o tempo é uma invenção humana, e que não tem nada a ver com os cães. No entanto, é claro que eles são capazes de se anteciparem a certos acontecimentos, como o momento em que vamos chegar em casa.

Se você já assistiu ao filme “Pets – a vida secreta dos bichos”, irá se lembrar de um dos cãezinhos protagonistas. Ele se sentava em frente à porta assim que a sua dona saía para trabalhar. No entanto, se o animalzinho tivesse que fazer alguma coisa, tinha capacidade suficiente de saber o momento exato em que devia estar em casa para receber a sua amada dona e amiga.

A pergunta segue sendo a mesma: como eles conseguem fazer isso?

Os cães entendem o tempo como a gente?

Como já dissemos, o tempo é uma invenção humana, mas os cães passam tanto tempo convivendo conosco que vão assimilando muitos de nossos costumes, e a forma de medir o tempo pode ser um deles. 

Esse é ainda um tema que gera muita discussão, segundo afirma Locky Stewart, um pesquisador de inteligência canina. No entanto, esse fato está diretamente relacionado ao sistema olfativo dos cães.

Na ciência, é um assunto recorrente saber como outras espécies de animais são capazes de formar lembranças. Os cães formam-nas através do olfato. Vejamos como.

Como funciona o olfato dos cães?

O olfato dos cães é muito diferente do nosso. Enquanto que o nosso só tem alguns milhões de receptores, o dos cães têm centenas de milhões. Uma diferença enorme!

Além disso, através dos cheiros, são criadas lembranças na sua mente. Por exemplo, com os seus donos ou com as pessoas que eles conhecem ou, inclusive, em momentos que receberam prêmios.

O olfato dos cães é uma maravilha da criação que ainda não foi totalmente descoberto, pois existem muitas coisas que ainda não sabemos.

Mas o que isso tem a ver com o fato dos cães saberem ou não as horas?

Como o olfato auxilia os cães a saberem as horas?

A resposta, depois de tudo que aprendemos, é bastante simples: os cães relacionam os cheiros com os momentos.

Dizem que cada momento tem um cheiro especial, e isso acontece também no caso dos cães. Por exemplo, os cães podem saber se é manhã ou noite de acordo com o cheiro que cada momento do dia segrega. Por isso, ele relaciona a hora de ir ao parque, de dormir, de comer, com algum cheiro.

A sua memória olfativa faz com que se lembrem como cheirava a primeira vez que você o levou para passear, independente se era de manhã, ao meio-dia ou à tarde. Isso faz com que, quando esse cheiro chegue à sua memória, seja relacionado a essa circunstância.

O mesmo acontece no caso da hora em que você chega em casa. O cão sabe exatamente como cheira o momento em que você volta para casa todos os dias. É verdade que o seu cão pode sentir o seu cheiro a vários metros de distância, e, antes que você cruze a esquina, eles já sabem que você está chegando, mas assim que você atravessa a porta, tem um cheiro especial, e ele se lembra disso.

Sem dúvida, os cães não sabem a hora que é, pois, entre outras coisas, eles não sabem interpretar o tempo. No entanto, o seu olfato ainda é um universo valioso que precisa ser descoberto. O que você acha disso?