Os drones e os cães de resgate

Os drones e os cães de resgate

Escrito por Equipo Editorial

Última atualização: 20 março, 2023

O trabalho que desenvolvem os cães de resgate não passa desapercebido. São muitas as pessoas que tiveram suas vidas salvas graças ao trabalho destes valentes colaboradores. Lutou-se muito para melhorar o treinamento deles e para fazer com que o resultado fosse o melhor possível. Pois bem, unindo a inteligência canina e a humana, chegou-se a uma nova fusão: os drones e os cães de resgate. Você gostaria de saber do que se trata esta iniciativa e quais são os resultados dela? Contaremos tudo!

Esta é uma técnica que, atualmente, só está sendo usada na Suíça. Porém, esperamos que muito em breve os drones e os cães de resgate sejam uma equipe utilizada em todo o mundo.

Por que é necessário reforçar as buscas com os drones e os cães de resgate?

É possível que, ao pensarmos em pessoas desaparecidas, nos venham à mente indivíduos que foram sequestrados ou garotas jovens que fugiram de suas casas, mas a verdade vai bem mais além disso.

Na Suíça, um país bastante desenvolvido, desaparecem entre três mil e cinco mil pessoas por ano. Entre elas, se encontram hikers, ciclistas, pessoas com Alzheimer ou outras demências e crianças.

Homem com cão de resgate

Fonte: www.viraldiario.com

Os cães de resgate fazem um trabalho excelente neste campo. É importante reforçar o trabalho deles destacando o apoio vital que oferecem para conseguir um maior sucesso nas buscas.

O mundo seria um lugar melhor se todos tivessem a capacidade
de amar incondicionalmente como um cão

-MK Clinton-

Como funciona a equipe composta pelos drones e os cães de resgate

Os drones e os cães de resgate trabalham juntos desde o final do ano de 2016. De fato, até o momento, já participaram em doze operações de busca e resgate.

Quando as autoridades recebem a notícia de que uma pessoa está desaparecida e tem carta branca para iniciar as buscas, um drone, pilotado por um expert, acompanha a equipe. Ter uma visão a partir do alto reforça a busca e aumenta a percentagem de sucesso, pois um drone é capaz de ter um campo de visão que um cão não tem.

Caso o drone detecte algo, informa rapidamente à equipe e esta se dirige ao local. Unir a incrível capacidade olfativa dos cães com a tecnologia e a inteligência humana foi, sem dúvida, uma das melhores ideias.

Que vantagens tem a equipe de drones e os cães de resgate

Quando um resgate demorava muito, porque a pessoa não era encontrada, sempre havia helicópteros que apoiavam a busca. Porém, isso ainda é algo caro, pois implica nas despesas do aparelho em questão, salário do tripulante e do acompanhante e, é claro, o combustível que consome. Tudo isto pode chegar a custar 44 mil euros.

Também, por seu tamanho, não pode entrar em certos locais, e o campo de visão a partir de um helicóptero não é tão preciso quanto o de um drone.

Um drone consegue superar todos esses obstáculos. Não é tripulado, é pequeno, pode entrar em lugares inóspitos e ter uma visão próxima e precisa do terreno.

Segundo afirmou o presidente da Federação Suíça de Drones Civis, Ueli Sager:

Podemos procurar em zonas de difícil acesso para os cães, podemos rastrear em pouco tempo áreas amplas e deixar livres para os cães as áreas que não podemos chegar, como, por exemplo, as matas”.

 A tecnologia por si só não basta. Também temos que colocar o coração.

-Frase de Jane Goodall-

Por outro lado, a Federação Suíça de Drones Civis está colaborando de maneira voluntária nos trabalhos de busca e resgate, por isso as despesas são quase inexistentes.

O sucesso desta fusão está comprovado e é provável que, muito em breve, seja implantada em outros países.

Pensar que a tecnologia pode ser usada com um fim tão nobre é, sem dúvida, uma satisfação incrível. As iniciativas deste tipo nos fascinam, especialmente se estiverem relacionadas com os nossos amigos cães. Por isso, queríamos compartilhar com você esta notícia, certos de que você também deseja que essa novidade logo chegue ao Brasil e a outros países do mundo.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.