Os gatos são animais exóticos?
A elegância, o olhar profundo e enigmático e a personalidade surpreendente dos felinos os torna animais curiosos e admiráveis. Algumas espécies ostentam uma aparência tão diferente e majestosa que nos faz pensar o seguinte: será que os gatos são animais exóticos?
A popularização do gato como bicho de estimação
A admiração e o amor pelos gatos não é um fenômeno inédito dos nossos tempos, isso porque os felinos acompanham o homem em sua vida diária desde tempos remotos. Na verdade, eles foram adotados e respeitados por muitas culturas milenares, como a egípcia.
Durante muitos anos, a cultura ocidental encontrou no cão um “animal doméstico por excelência”. Da mesma forma, nas últimas décadas observamos a popularização do gato como bicho de estimação.
Além de sua beleza e personalidade, os gatos são animais higiênicos que se adaptam muito bem a espaços reduzidos. Por isso, eles são capazes de ser bichos de estimação ideais para apartamentos e costumam exigir menos tempo dos seus donos.
Cada vez mais, vemos esse felino como um animal doméstico e não exótico. No entanto, os gatos continuam preservando características físicas e cognitivas únicas, que podem ser consideradas muito raras.
As quatro raças de gatos mais exóticas
Embora os felinos se popularizem mais a cada ano como bicho de estimação ideal para os nossos tempos, algumas raças continuam pouco conhecidas. Nesse caso, é correto afirmar que esses gatos são animais exóticos, cuja aparência e personalidade acabam sendo fascinantes.
Sphynx: o gato pelado canadense
Os gatos da raça Sphynx são mais conhecidos como “gatos egípcios” ou “gatos esfinge”. Sua história remonta os anos 1970, por isso, trata-se de uma raça muito jovem em comparação com a existência milenar própria dos bichanos.
Eles começaram a ser conhecidos por sua característica muito peculiar: sua aparente ausência de pelos. Na verdade, esses felinos possuem um gene recessivo raro que torna seus pelos muito curtos e finos, praticamente imperceptíveis. Isso faz com que sua pele seja muito sensível, motivo pelo qual seu organismo se torna vulnerável às baixas temperaturas.
Outra curiosidade sobre sua aparência é que os gatos egípcios têm uma cabeça pequena em relação ao seu elegante corpo, suas orelhas também chamam atenção por seu notável tamanho.
Scottish fold
Como o seu nome indica, essa raça é originária da Escócia. Supõe-se que é resultado do cruzamento entre um macho da raça de Gato de pelo curto inglês (British Shorthair) e uma gata sueca.
A sua aparência robusta e cativante com orelhas coladas revela as semelhanças com seu antepassado inglês. Essa exótica raça se assemelha muito com um belo bichinho de pelúcia, mas esconde uma personalidade equilibrada e sociável; é excelente para conviver com crianças e outros bichos de estimação.
Cabe assinalar que outro aspecto positivo dessa espécie é que ela costuma ser muito resistente e exige poucos cuidados, mas precisa ser escovada diariamente.
Infelizmente, é preciso alertar você do fato de que seus genes transmitem uma doença óssea muito severa quando dois gatos dessa raça cruzam.
Levkoy ucraniano
Esses gatos originários da Ucrânia são o resultado do cruzamento entre as duas raças anteriormente mencionadas: Scottish fold e Sphynx. Trata-se de uma das raças mais recentes, já que foi criada na década passada.
Dos seus parentes escoceses herdaram orelhas bem peculiares e muito da sua personalidade: são carinhosos, sociáveis com as crianças e outros animais, e se adaptam muito bem à vida familiar. Além disso, seu corpo “nu” se assemelha muito mais ao dos gatos egípcios, principalmente por causa de sua aparente ausência de pelos.
Outra curiosidade é que os lekvoy ucranianos costumam apresentar um dos dimorfismos sexuais mais evidentes entre os felinos domésticos. Os machos têm um tamanho notavelmente maior do que as fêmeas e são mais robustos.
Por fim, é preciso dizer que essa raça é nova e muito difícil de ser encontrada. Esses gatos não são considerados apenas animais domésticos como também muito valorizados.
O Gato savannah
Com certeza essa é uma das raças felinas mais exóticas do mundo. Esse belo animal surgiu a partir do cruzamento entre os servais e outros gatos. Seu nome curioso se deve ao seu antepassado: os servais são gatos selvagens originários da savana africana.
Morfologicamente, é evidente o seu corpo alto e elegante, com patas largas e fortes, e orelhas bem grandes. A pelagem se assemelha muitíssimo com a de um leopardo, o que confere ao gato savannah uma autêntica aparência exótica e selvagem.
Com relação à personalidade do bichano, destaca-se o notável senso de companheirismo e lealdade, a inteligência e a curiosidade. Além disso, demonstram ótima disposição para aprender, o que o torna um gato fácil de ser adestrado.
Por último, trata-se de uma raça muito rara e com preços elevados no mercado. Além disso, a sua comercialização e posse são proibidas na Austrália e em outros países.
Como pudemos observar, alguns gatos são animais exóticos e realmente muito interessantes, mas todos são capazes de nos encantar com a sua beleza e a sua inteligência. Por isso, antes de gastar uma fortuna em uma espécie rara, por que não adotar e dar uma segunda oportunidade a tantos belos animais que aguardam por um novo lar?
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.