Os gatos são bons animais de estimação para crianças?

janeiro 1, 2019

Além de seu conhecido caráter independente, os felinos são muito pacientes e brincalhões. Além disso, está provado que eles são ideais para combater o estresse. Mas, será que os gatos são bons animais de estimação para crianças?

Ouvimos muito sobre a proteção que os cães oferecem aos bebês. Entretanto, poucos sabem que os gatos são bons animais de estimação para as crianças.

Muitos acreditam que eles não podem controlar suas forças e que podem machucá-las. Mas isso é verdade? O que já foi demonstrado?

Razões que mostram que os gatos são bons animais de estimação para crianças

“E o que você vai fazer com o seu gato?”

Essa é uma pergunta comum que geralmente é feita para mulheres grávidas. Para aqueles que amam gatos, a resposta é clara: ficar com ele!

No entanto, para aqueles que não têm todas as informações necessárias, ou têm informações erradas, pode parecer loucura ficar com um gato quando um bebê está a caminho.

Muitos acham que ter um gato em casa cria o risco de a mulher grávida ser infectada pela toxoplasmose, o que não é totalmente verdade. Quando o gato é domesticado e acostumado a viver em casa, não há esse problema.

Por outro lado, a força que eles têm em suas garras e unhas geram medo de que possam machucar o bebê.

Entretanto, isso é um mito que se criou em torno dos gatos, pois eles sabem muito bem como e quando controlar essa força.

Mulher com gato no colo

Estas são as razões que mostram que os gatos são bons animais de estimação para crianças:

Eles são muito pacientes

Gatos são muito fáceis de educar, eles são muito calmos e pacientes. Então, serão os companheiros ideais para os pequenos.

Nós já sabemos que a curiosidade das crianças as leva a fazer gestos e movimentos que podem ser irritantes ou mesmo dolorosos para os gatos.

No entanto, você pode ficar tranquilo, pois seu gato sabe muito bem com quem lida e onde estão os limites.

Eles desenvolvem um forte vínculo

Apesar da fama que ganharam de andarilhos por causa de sua natureza independente, os gatos são capazes de criar laços familiares muito fortes com membros da família.

Dessa forma, eles vão entender muito bem que, quando um novo membro chega, ele tem tanto ou mais importância do que qualquer outro.

Além disso, a sensibilidade dos gatos é enorme, o que os encoraja a absorver a ternura que um bebê ou uma criança exala e saber que eles devem ser tratados com delicadeza.

Eles são muito brincalhões

O que uma criança quer fazer o tempo todo? Brincar! É muito provável que em muitas ocasiões possamos acompanhá-las, mas em outros momentos isso não é possível.

Para isso, seu gato será seu substituto ideal. Os gatos são muito brincalhões e parecem nunca se cansar de brincar.

Que melhor companheiro de brincadeira para o seu filho do que o seu gato, aquele que lhe demonstrou lealdade ao longo do tempo? Além disso, seu filho também vai amar compartilhar momentos com seu animal de estimação.

os gatos são bons animais de estimação para crianças?

Eles vão ensinar lições para seus filhos

Ter um animal de estimação não só ensinará uma criança a ser responsável, mas fornecerá muitos outros ensinamentos.

No caso dos gatos, eles aprenderão que às vezes, precisamos de solidão e que devemos respeitar o espaço um do outro.

Já sabemos que os gatos têm a reputação de serem independentes, mas essa fama se deve justamente a isso, porque eles precisam de seu espaço em determinados momentos do dia.

Eles vão atrás dos seus gostos e necessidades, assim como nós. As crianças aprenderão a respeitar isso, uma lição que será muito útil mais tarde na vida.

Eles são ideais para o estresse

Os gatos servirão como uma prevenção para o estresse de seus filhos. Se seu filho é nervoso por natureza, um gato pode ajudá-lo a ficar calmo, pois foi provado cientificamente que o seu ronronar acalma os nervos.

Além disso, por mais brincalhões que sejam, os gatos têm uma natureza tranquila e adoram dormir, algo que pode “passar” para seus filhos.

Sem mencionar os benefícios que trazem em outras áreas da saúde, pois diminuem o risco de alergias e melhoram nossa saúde cardiovascular.

Você percebe que os gatos são bons animais de estimação para as crianças, porque só nos oferecem benefícios. Portanto, não prive seu filho da alegria de crescer com um animal de estimação.