Os melhores alimentos para um coelho

O alimento vai variar dependo da idade, mas além da clássica cenoura (e de outros vegetais e frutas), eles devem receber uma proporção adequada de ração e feno, que contenham nutrientes e favoreçam o trato intestinal.

O coelho foi ‘estabelecido’ há muito tempo como animal de estimação, embora houvessem poucas casas onde eles podiam ser vistos. Hoje em dia, mais e mais famílias optam por adotar coelhos como animais de estimação, mas você pode se perguntar quais são os melhores alimentos para um coelho. Bem, hoje vamos sanar algumas de suas dúvidas.

Alimentos para um coelho

Embora no mercado se encontre vários alimentos feitos especialmente para satisfazer as necessidades nutricionais dos coelhos, muitas pessoas optam por complementá-los com alimentos naturais.

Como já lhes dissemos uma vez, a dieta BARF – baseada em alimentos crus – é adequada para todos os animais, incluindo coelhos. Embora os alimentos primários em sua dieta devam ser ração e feno.

O feno favorece o trato intestinal e, também, ajuda os dentes a se adaptarem aos alimentos e fortalecê-los, além de manter uma boa higiene bucal. O alimento fornecerá os diferentes nutrientes, incluindo as vitaminas que ele precisa para ter um bom estado de saúde e energia.

Coelhos

Você pode complementar esta dieta com os seguintes alimentos:

Legumes

Devemos nos lembrar que os coelhos são animais herbívoros, então carne ou peixe, ou quaisquer alimentos derivados deles, estão totalmente proibidos, mesmo em pequenas porções. Entre os vegetais que eles podem comer, há uma grande variedade. Estes devem ser dados em porções de 100 gramas por quilo de peso de seu coelho e, também, devem ser suplementados com pelo menos 150 gramas de feno e 30 gramas de ração.

Embora vemos muitas imagens de coelhos comendo cenouras, temos que ter cuidado. A ideia de que eles a adoram é verdade, como autores de filmes e de desenhos animados sempre mostraram.

No entanto, a parte da cenoura que eles podem comer, sem problemas, são suas folhas. A raiz, que é a cenoura que conhecemos, deve ser dada em menor grau. O mesmo vale para outros legumes: folhas como acelga, chicória, agrião, alface de cordeiro, rúcula, couve chinesa, dente-de-leão, trevo, borragem, escarola e endívias.

Casal de coelhos

Outros vegetais que podem ser dados em quantidade são pepino, beterraba, alcachofra, pimentão, aipo e feijão verde. Em quantidades menores, haverá espinafre, repolho, tomate, brócolis, cenoura, alface ou ervas, como hortelã e manjericão. Batata, couve-flor, cebola e alho estão totalmente excluídas da alimentação de um coelho.

Frutas como alimentos para um coelho

As frutas são outra opção ideal para completar a dieta de um coelho. No entanto, elas não são todas aceitas como benéficas para sua saúde. Por exemplo, ele pode comer: pêssegos, cerejas, kiwis, morangos, tangerina, laranja, maçã, manga, mamão, melão, melancia, abacaxi, pera e caqui. No entanto, frutas como ameixas, pinha, damasco, figos, nêspera e banana são proibidas. 

Se tiver alguma dúvida sobre se o seu coelho pode ou não comer algum alimento, dirija-se ao seu veterinário e pergunte a ele. É possível que não tenhamos incluído todos os alimentos na lista anterior de legumes e frutas.

Sobre a ração para coelhos

Entre os alimentos para um coelho está a ração. Porém, ela deve ser sempre especial para este tipo de animal. Deve ser de excelente qualidade, para que seu coelho esteja sempre saudável. Você deverá compará-las em níveis de nutrientes, antes de escolher qual comprar.

Tal como acontece com os cães, não alimente um filhote de coelho da mesma forma que um coelho adulto, por isso você deverá alterar a dieta de seu pet conforme cada fase de vida dele. Se você seguir o nosso conselho, terá um coelho bem nutrido, o que tornará sua saúde ótima e fará dele um animal feliz.

Recomendados para você