Os principais animais da fauna do Canadá

· outubro 23, 2018

Resistentes às baixas temperaturas da América do Norte, a fauna do Canadá compreende animais que podem viver em bosques e tundras. Esses ecossistemas são similares aos europeu e asiático, por isso os animais possuem características parecidas.

Poderíamos dividir esse país da América do Norte em dois grandes ecossistemas: a floresta e o gelo. Em cada uma dessas regiões habitam várias espécies de animais. Então, a seguir, falaremos como é formada a fauna canadense.

Fauna do Canadá: espécies características

Os animais que habitam esse país são similares aos das regiões de bosque do norte da Europa e da Ásia. Podemos também destacar espécies das áreas da tundra e do Ártico, como o urso polar. A fauna canadense é formada, por exemplo, por:

1. Lince

Esse mamífero carnívoro da família dos felinos está presente tanto na taiga canadense como na do Alasca. Inclusive, às vezes eles também são encontrados em bosques do norte dos Estados Unidos.

O número de linces no Canadá têm diminuído notavelmente, devido à destruição do seu habitat e à caça por sua pele.

Sua altura não passa de um metro. Sua pelagem, parda e amarelada, é bastante grossa, para protegê-lo do frio. Em relação à sua dieta, ele come lebres, roedores, aves e às vezes renas, as quais caça à noite. Nas temporadas de reprodução, as fêmeas têm até cinco filhotes.

2. Águia real

É uma das aves de rapina mais bem distribuídas pelo planeta, presente na Eurásia e no norte da África, bem como na América do Norte. Nós a incluímos na lista da fauna do Canadá pois ela pode tanto morar permanentemente no país quanto migrar para lá durante alguns períodos do ano.

Águia real também faz parte da fauna do Canadá

A plumagem da águia real é marrom escura, sua cabeça é dourada e tem marcas brancas na ponta da cauda e das asas, enquanto as pernas são cobertas de penas.

As fêmeas são maiores que os machos, podendo chegar a 2,3 metros de extensão. Do ar, ela caça lebres, camundongos, serpentes, coelhos e marmotas, assim como animais maiores, como raposas, cabras e cervos pequenos ou doentes.

3. Urso pardo

Presente tanto na América do Norte como na Eurásia, o urso pardo prefere as florestas temperadas. Neste território, também vivem algumas de suas subespécies, como Grizzly (uso cinza) ou o Kodiak.

O urso é um animal característico do Canadá

Pode medir até três metros e pesar cerca de 600 kg. Além disso, ele é plantígrado (apoia todas as patas no chão enquanto caminha) e apresenta uma característica “corcunda” nas costas.

Sua pelagem é marrom e possui um colarinho branco quando nasce. Alimenta-se de vegetais, carniça, invertebrados, insetos, salmões e favos de mel.

4. Boi-almiscarado

Outro animal da fauna canadense é esse mamífero pertencente à família dos bovídeos. Ele é famoso por sua pelagem de cor marrom, bastante espessa, para protegê-lo do frio. Além disso, seus chifres elevados estão presentes em ambos os sexos.

Boi-almiscarado

O boi-almiscarado vive em áreas com glaciações e se agrupa em rebanhos de até 100 indivíduos, nos quais os machos competem entre si para obter as fêmeas. Após copularem, a gestação dura 9 meses e apenas gera uma cria, a qual defendem com muita agressividade de predadores, como o lobo.

Quando são atacados, fazem um círculo, deixando os mais jovens no meio. Além disso, se precisarem, utilizam seus chifres para afastar ameaças.

5. Doninha

Seu nome científico é Mustela nivalis e é um mamífero carnívoro que vive na Eurásia e na América do Norte. Embora seja pequena em tamanho – medem não mais do que 25 centímetros de altura e pesam 200 gramas –  é uma eficiente caçadora que pode abater presas até 10 vezes maiores do que ela: ratos, ratazanas, lebres e pássaros.

Doninha

Além disso, a doninha lança uma espécie de ‘urina’ com um odor muito forte para protegê-la do perigo. Possui corpo alongado, focinho pequeno, cauda e pernas curtas e longos bigodes. Geralmente, a pelagem é densa e bem justa ao corpo no inverno, sendo mais leve no verão, sempre marrom no dorso e mais clara na barriga.