Outono: aproveite para brincar com seu cão nas folhas

abril 4, 2019
Os cães gostam de brincar, especialmente se for com algo relacionado ao olfato, cujo uso é instintivo e que pode ser favorecido com a mudança de estação.

A mudança de estação pode ser uma boa oportunidade para brincar de forma diferente com o nosso cão. Aproveite a chegada do outono, porque talvez o seu cão goste de brincar com as folhas caídas.

Como o seu cão gosta de brincar: o olfato

O sentido mais importante e mais desenvolvido nos cães é o olfato. Eles não apenas o usam para se comunicar e explorar o mundo que têm ao seu redor: o cheiro é essencial também para a saúde mental e física desses animais.

Uma das brincadeiras mais divertidas e benéficas que podemos propor ao nosso cão é fazê-lo usar seu nariz. 

Eles podem usá-lo para encontrar comida escondida, para seguir rastros ou simplesmente para identificar todos os cheiros que estão concentrados em um só lugar.

Quando o seu cão gosta de brincar, ele não está apenas se divertindo: está também se desenvolvendo. Cheirar é uma necessidade instintiva dos cães, isso permite que eles conheçam melhor o seu entorno. É uma atividade que os relaxa e que torna mais fácil para eles se concentrarem. 

Cães que não usam o olfato tendem a ter um pior comportamento em geral do que aqueles que têm liberdade para farejar.

Brincar não é seguir ordens

Apenas deixando o cão farejar tudo o que ele quer, sem lhe dar ordens ou pedindo que ele pare de fazer isso, estamos brincando com ele.

Porque esta é a essência das brincadeiras: realizar uma atividade agradável sem exigências e sem ordens.

nariz dos cães

As brincadeiras podem ter limites, mas você não deve punir, repreender ou corrigir o processo. Por exemplo, pode-se pedir que um cão brinque em um lugar específico, ou que não faça barulho. Mas isso deve ser feito de uma forma amigável e não punindo-o quando ele passa dos limites.

Para um exercício mental tão exigente quanto usar o sentido do olfato nas situações que vamos descrever abaixo, 10 minutos por dia são suficientes. Mais tempo pode cansar o cão ou estressá-lo. É o oposto do que estamos procurando.

Correndo entre as folhas

Como você pode ver em muitos vídeos virais na internet, os cães podem realmente gostar de correr nas montanhas de folhas.

Se você tiver a oportunidade e o espaço, junte muitas folhas e deixe o seu cão correr entre elas, desfazê-las… ou, se quiser e for muito organizado, deixe-o ajudá-lo a amontoá-las.

Passeie pelos parques durante o outono

Com o outono, muitos aromas aparecem no ambiente: há flores diferentes, os frutos das árvores secam, as folhas caem e secam no chão…

Os parques, do ponto de vista dos narizes, são lugares totalmente novos. Seu cão gosta das brincadeiras feitas nesses novos lugares.

Uma brincadeira divertida para o seu cão e tranquila para você, pode ser tão simples como dar um passeio num parque.

Entre no parque com o seu cão e, com uma correia extensiva, deixe-o decidir onde farejar e quanto tempo quer gastar com o nariz em cada lugar.

Cachorro farejando

Enquanto ele está coletando e examinando odores, é provável que ele também deixe seu cheiro, arranhando o chão ou urinando, por exemplo. Assim, os outros dos cães que virão depois terão novos odores para rastrear. Todo o bairro ganha!

Faça brincadeiras com o aroma das folhas

Se não há parques que permitam que você faça isso ou se seu cão tem problemas para caminhar com o nariz perto do chão, você pode induzi-lo a fazê-lo de uma forma muito simples.

Leve alguma comida que ele goste, espalhe-a no chão entre as folhas e deixe-o procurar por ela.

Os pedaços de salsicha, linguiça ou migalhas de biscoitos ficarão em cima das folhas, outros abaixo delas e na grama… para que seu cão tenha que usar o nariz para encontrá-los. 

E toda vez que ele fizer isso corretamente, ele receberá uma recompensa na forma de um saboroso pedaço de comida.

Ao contrário, se você tem um grande jardim ou um parque que lhe permita fazer isso, você pode criar uma trilha ainda mais forte. Espalhe restos de caldo de galinha ou algum outro líquido saboroso e crie rastros. 

Seu cão gosta das brincadeiras de odor mais difíceis e não será capaz de tirar o nariz do chão, decifrando todos esses novos cheiros.

As brincadeiras de odores são muito atraentes e benéficas para os cães. Para inovar com eles e surpreender o seu cão de uma forma agradável, você pode aproveitar a chegada do outono. Se cão irá adorar as brincadeiras com as folhas de outono.