8 cheiros que atraem os gatos

· maio 24, 2018
Da mesma maneira que ocorre conosco, humanos, com alguns deliciosos cheiros de comida, os felinos também sentem prazer ao cheirar determinadas coisas; porém, cuidado! Porque algumas ervas ou flores podem ser estimulantes ou, até mesmo, tóxicas se ingeridas. Conheça os cheiros que atraem os gatos!

Saiba que os gatos têm muito mais capacidade do que nós humanos de perceber cheiros e reconhecer quais são os que lhes agradam e quais não. Quer saber quais são alguns dos cheiros que atraem os gatos? Contaremos!

Os cheiros que atraem os gatos, conheça-os!

focinho de gato

 

Valeriana

Esta erva produz um efeito narcótico nos gatos, por isso, quando eles a cheirem ou a comem, pode parecer que ficaram loucos.

Porém, passado esse efeito, eles ficarão completamente relaxados e, possivelmente, dormindo. Essa é uma forma ideal de acalmar o seu gato antes de sair de viagem, por exemplo.

Erva gateira

A chamada erva gateira é uma planta que você poderá ter durante toda a vida de seu gato, já que ela cresce continua e rapidamente. O que a torna atraente para os gatos, é o cheiro que ela exala, cujo componente principal é um terpeno nepetalactone.

Este composto influi diretamente na atitude de seu gato, tornando-o brincalhão, caçando presas imaginárias ou rolando no chão. É como uma droga para eles!

Você nunca estranhou que seu gato sempre quis estar cercado destas plantas?

Oliveira

Quem diria, não é mesmo?! Com a oliveira ocorre o mesmo que com a erva gateira. Seu principal componente, a oleuropeína exerce um efeito relaxante nos gatos. É por isso que se você ver o seu gato comendo folhas de oliveira, não o impeça! Porém, você poderá notar alguns movimentos estranhos, já que a oliveira também produz um efeito narcótico.

Recorde-se que já falamos a você uma vez sobre os benefícios do azeite de oliva para o seu animal de estimação, porém, toda esta árvore também é benéfica para sua saúde e seu estado de humor.

Camomila

A camomila, além de produzir um efeito muito relaxante nos animais de estimação, especialmente nos gatos, também é muito útil para tratar problemas de inflamação nos olhos ou alergias. óleo essencial de camomila pode fazer com que seu animal se sinta relaxado, ainda que as flores secas desta planta sejam a melhor forma de obter seus benefícios.

Flores

Os gatos adoram flores, especialmente as rosas, as margaridas e os lírios. Porém, você deve saber que eles podem cheirá-las, mas não comê-las. Algumas flores são tóxicas e, se ingeridas, podem causar muitos problemas de saúde, ou inclusive matá-los, em muitos casos.

Sendo assim, se você quer que o seu animal de estimação desfrute do cheiro dessas flores, mas não do sabor (que pode ser mortal para o bichano), prepare óleos essenciais com os quais poderá perfumar a casa.

Frutas

Muitas frutas contêm grandes quantidades de fibra e vitaminas, além de contribuírem com suas propriedades antioxidantes e depurativas que beneficiam a saúde.

Talvez seja isso que faça com que o cheiro delas seja atraente para os gatos. Não tenha medo, quase todas as frutas são benéficas para os animais de estimação, portanto, se enquanto você estiver comendo alguma delas o seu gato se aproximar para cheirar, lhe dê um pedaço. Será excelente para sua saúde!

Gato cheirando fruta

Madressilva

Também é uma planta que cresce continuamente, mas que só floresce na primavera, é quando o cheiro que desprendem suas flores conquista o olfato de seu felino.

Você pode ter uma planta se desejar, mas quando ela der bagas, deverá retirá-la do alcance de seu gato, já que são tóxicas para ele. Porém, você pode comprar óleos essenciais desta planta. Seu cheiro encantará os gatos e, também, o relaxará!

Lavanda

Quem não gosta de lavanda? A lavanda é outro dos cheiros que atraem os gatos. O aroma fresco que elas desprendem agrada a qualquer um, inclusive o seu gato. Ainda que esta planta não contribua com nada em especial, o seu gato adora cheirá-la, portanto, você pode optar por colocar alguns recipientes de flores secas em diferentes cantos da casa.

Também, você poderá preparar um aromatizador sem produtos químicos, apenas com produtos naturais, que desprendam o cheiro desta flor que o seu gato tanto gosta.

Alfavaca

A alfavaca é uma planta que nos encanta por seu potente poder aromatizador, e parece que é um dos cheiros que os gatos mais gostam. Isto ocorre porque produz nele um efeito de ativação.

Deixe que seu bichano se aproxime dela e que desfrute do cheiro de uma planta que lhe permitirá entrar em um estado mental muito agradável para ele.

Como vimos, há muitos cheiros que atraem os gatos, mas temos que ser cautelosos, pois alguns deles podem ser prejudiciais.