Pastor alemão preto: tudo o que você ainda não sabia sobre essa raça

Vamos falar sobre uma variação de uma das raças mais conhecidas atualmente: o pastor alemão preto, cuja pelagem escura se deve a um gene recessivo.
Pastor alemão preto: tudo o que você ainda não sabia sobre essa raça

Última atualização: 25 Novembro, 2020

A primeira imagem que nos vem à cabeça quando falamos do pastor alemão é a de um cachorro forte e atento, de pelagem preta e marrom. Pois bem, vamos mostrar uma variação dessa raça maravilhosa: o pastor alemão preto. Se você quiser saber mais, não perca o artigo a seguir.

História do pastor alemão preto

A origem desses animais, conforme você já deve ter imaginado, está ligada à história do pastor alemão. E é preciso dizer que a história dessa raça é relativamente curta, já que os primeiros registros desse animal datam do final do século XIX, mais especificamente de 1899.

O caráter e as características dessa raça fizeram com que esses animais se tornassem candidatos ideais para serem utilizados como cães de pastoreio e de guarda em áreas montanhosas da Alemanha. Com o passar dos anos, a raça foi ‘oficializada’ e o seu uso se difundiu na Segunda Guerra Mundial. Atualmente, desempenham funções de apoio às forças de segurança, bem como de apoio às pessoas com deficiência.

Mas qual é a história biológica do pastor alemão preto? Como não poderia deixar de ser, a genética e a hereditariedade são as chaves desse enigma, mais especificamente o que se conhece na biologia como gene recessivo. Assim, se ambos os pais portarem o gene recessivo para a cor preta, o pastor alemão descendente será preto.

Pastor alemão preto: tudo o que você ainda não sabia sobre esta raça

Se esse não for o caso e um dos pais não for portador do gene, o filhote provavelmente terá uma pelagem preta, mas com algumas áreas mais marrons ou avermelhadas.

Características gerais

De uma forma geral, pode-se dizer que esses animais seguem o padrão típico da raça pastor alemão. Têm uma forma geral robusta e alongada, com o dorso muito firme e musculoso. São animais relativamente grandes, cujo peso varia entre 30 e 47 kg para os machos e 25 e 35 kg para as fêmeas.

Sua altura máxima é de cerca de 65 centímetros nos machos e 60 centímetros no caso das fêmeas, o que os torna um pouco maiores do que os pastores alemães comuns. A cabeça, proporcional ao corpo, tem formato de cunha e abriga olhos amendoados de tamanho médio. As orelhas, características dessa raça, são pontudas, eretas e sempre voltadas para a frente.

Conforme já mencionamos, o pelo desses animais tem uma coloração preta uniforme, com algumas exceções. A pelagem geralmente é composta por pelos curtos, embora existam algumas variações – pouco comuns – com pelos compridos.

Comportamento e cuidados com o pastor alemão preto

Seu tamanho e porte podem nos induzir ao erro, levando à falsa ideia de que seja uma raça agressiva. Mas, na verdade, estamos diante de um animal calmo, extremamente equilibrado e nada agressivo. Ele geralmente é bastante sociável e não tem medo de conhecer pessoas novas.

Pastor alemão preto: tudo o que você ainda não sabia sobre esta raça

Seu senso de lealdade também se destaca. Isso, juntamente com a capacidade de estar sempre alerta, faz com que sejam excelentes cães de guarda e protetores. Mas, para que possamos desfrutar do nosso cachorro o máximo possível, é importante nos comprometer com ele, oferecendo uma educação de qualidade desde cedo.

Quanto aos cuidados, talvez o mais importante seja o exercício físico diário. Por causa de sua natureza trabalhadora, é aconselhável que as caminhadas diárias sejam longas. Se tivermos a oportunidade, eles vão adorar correr ao ar livreAssim como acontece com outras raças, devemos manter o controle da sua dieta e cuidar da sua pelagem por meio da escovação.

O pastor alemão preto está sujeito a doenças como a cinomose ou a temida displasia de quadril. Por isso, é importante que sejam feitos os exames veterinários adequados. Dessa forma, tanto nós quanto ele poderemos ter uma vida saudável e em boa companhia.

Pode interessar a você...
Tudo sobre o Pastor Belga
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Tudo sobre o Pastor Belga


  • Palika, Liz (2008). Your Happy Healthy Pet: German Shepherd Dog. Wiley.
  • Conan, Michel (2000). The German Shepherd Handbook. Hauppauge, NY: Barron’s.