Pastor-belga malinois: cuidados e alimentação

O pastor-belga malinois é uma raça de cão com fortes instintos territoriais e protetores. Com os devidos cuidados, esse inteligente canino pode ser uma companhia obediente e leal.
Pastor-belga malinois: cuidados e alimentação

Última atualização: 21 Agosto, 2021

O pastor-belga malinois é um cão de tamanho médio cujo nome vem da cidade belga de Malinas, onde se originou. Esse cão é reconhecido por sua excelente inteligência e energia. Portanto, pode ser um animal de estimação ideal para os amantes de caminhadas, vigilância e esportes.

Sua capacidade de aprendizado o torna um cão fácil de educar e treinar. Além disso, convém referir que o pastor-belga malinois faz parte do grupo dos cães pastores, juntamente com os groenendael, os tervueren e os laekenois. A seguir, você conhecerá todas as características e os cuidados que deverá prestar se a sua companhia em casa for um pastor-belga malinois .

Características físicas

O pastor-belga malinois macho pode pesar de 25 a 34 kg e tem uma altura de 61 a 66 centímetros, enquanto a fêmea pesa de 18 a 27 kg e tem ente 56 e 61 centímetros de altura. Somado a isso, essa raça possui um corpo forte, robusto e elegante. O pastor-belga malinois tem uma cabeça alongada e suas orelhas pretas estão sempre eretas por natureza.

Por outro lado, a cor desse cão pastor pode variar do bege brilhante ao mogno, com alguns pelos pontilhados de preto. Apesar de ter pelos curtos e lisos, também é suficientemente resistente para suportar o clima, pois se caracteriza por apresentar um subpelo bastante denso.

Comportamento do pastor-belga malinois

O pastor-belga malinois é uma das raças de cães mais inteligentes. Esse canídeo não só se destaca no pastoreio, como também é capaz de detectar drogas, bombas ou gás, quando bem treinado. Além disso, pode até mesmo participar de trabalhos de busca, resgate e rastreamento. Da mesma forma, é um cão muito fiel e protetor que pode ser de grande ajuda para pessoas com deficiência.

Esses cães exibem altos níveis de energia e alguns são extremamente alegres, especialmente quando jovens. Porém, com uma boa educação podem transformar seu lado temperamental em obediência, carinho, lealdade e proteção. Além disso, essa raça gosta de espaços abertos e momentos de compartilhamento com membros da família.

Atividade física do pastor-belga malinois

As caminhadas diárias não são suficientes para o pastor-belga malinois. Por ser uma raça com tanta energia, é necessário que o cão tenha uma rotina que o mantenha ativo, saudável e feliz, tanto física quanto mentalmente. Em outras palavras, além das caminhadas, também são essenciais para esse cão os exercícios e os jogos.

O pastor-belga malinois é um companheiro ideal para corrida, ciclismo e outros esportes. Assim, além das caminhadas diárias, é recomendável que o seu cuidador lhe proporcione um amplo espaço no qual também sejam realizadas atividades físicas que lhe permitam descarregar toda a sua energia.

Higiene do pastor-belga malinois

Esse cão pastor precisa ser escovado ocasionalmente para manter sua boa aparência. Embora tenha uma pelagem curta fácil de cuidar, deve-se considerar que ela é trocada duas vezes por ano. Portanto, nesses períodos é bom que a escovação seja mais constante, a fim de ajudar a remover todos os pelos soltos.

Da mesma forma, para manter a higiene dos pastores-belgas malinois, é aconselhável cortar suas unhas sempre que crescerem muito. Se ficarem muito longas podem se tornar algo desconfortável para o cão andar ou correr. Além disso, dar banho no animal uma vez por mês ou a cada dois meses, dependendo do nível de sujeira, também contribuirá para sua higiene.

 

Dieta do pastor-belga malinois

Uma boa nutrição é essencial para o ótimo desenvolvimento dos pastores-belgas malinois. Seja com ração ou comida caseira, a dieta desse cão deve considerar fatores como tamanho, peso, idade e também da quantidade de atividades que o animal realiza. Da mesma forma, é importante que essa alimentação seja supervisionada e aprovada por um veterinário.

Por sua vez, por se tratar de um cão que exige muita atividade física, a hidratação é vital. Por outro lado, você também pode dar a eles petiscos como forma de recompensa na hora de seu treinamento e educação. No entanto, não se esqueça de que não é adequado acostumá-lo com isso, pois pode causar obesidade.

Plano de nutrição para o cachorro

No caso de um cachorro pastor-belga malinois, é importante perceber que, até os 2 ou 3 meses de vida, o alimento ideal para o filhote será o leite materno. Depois disso, você pode começar a fornecer alimentos, introduzindo a dieta que será estabelecida em sua infância.

Se optar por alimentá-lo com ração, a qualidade deve ser excelente e as proporções de proteínas, carboidratos, vitaminas, minerais e gorduras devem ser adequadas. Por outro lado, é importante destacar que as primeiras porções de ração sólida devem ser oferecidas ao cão na forma de papinha.

Dos 2 aos 3 meses, o pastor-belga malinois deve ter uma dieta alimentar de 150 a 200 gramas por dia, distribuída em 4 porções. Aos 4-5 meses, o consumo deve ser de 250 a 300 gramas por dia, dividido em 3 porções, enquanto dos 6 aos 8 meses o animal deve comer entre 300 e 400 gramas por dia, distribuídos em 2 ou 3 porções. Dos 8 aos 12 meses, o filhote deve comer 400 a 500 gramas em 2 ou 3 refeições.

Plano de nutrição para adultos

Após 12 meses de vida, o pastor-belga malinois já será considerado um cão adulto. Portanto, se sua dieta for baseada em ração, você terá que trocar a opção que oferecia quando ele era um filhote por uma linha para adultos, sempre de alta qualidade.

Da mesma forma, deve-se notar que a dieta dos pastores-belgas malinois adultos deve ser rica em proteínas e carboidratos. Acima de tudo, porque é um cão muito ativo. Nesse sentido, esses dois nutrientes serão vitais para beneficiar o metabolismo do cão e melhorar sua condição física.

Uma proporção moderada de gordura fortalecerá o sistema cardiovascular dos pastores-belgas malinois. Por outro lado, fibras, vitaminas e minerais complementarão toda a sua alimentação. Isso ajudará esse cão inteligente a se manter saudável. No entanto, é importante ter atenção com as quantidades de alimento fornecidas ao cão para não gerar problemas de obesidade.

Plano de nutrição para cães idosos

Após completar 7 anos de idade, esse cão pastor será considerado um idoso e sua alimentação terá que ser trocada novamente. A nova ração deve ter um índice calórico inferior à dos adultos e também deve ser de fácil digestão.

É importante destacar que, para os idosos pastor-belga malinois, a alimentação exige maiores cuidados, sobretudo para evitar que se tornem obesos. Além disso, preste atenção às vitaminas incluídas em seu cardápio, porque elas o ajudarão a manter seu sistema imunológico.

Dicas para uma alimentação saudável

Se você tem um pastor-belga malinois em casa, lembre-se de que ele requer uma alimentação muito equilibrada e nutritiva porque se trata de uma raça ativa. Da mesma forma, considere que sempre será melhor se a dieta do seu cão for acompanhada por um veterinário, que saberá determinar o que é melhor para o animal.

Alimente seu cão em um ambiente tranquilo e seguro. Além disso, lembre-se que essa raça é muito inteligente. Portanto você pode educá-la para que respeite todos os horários estabelecidos para suas refeições.

Por último, não se esqueça de que a alimentação do pastor-belga malinois deve depender de sua idade, tamanho, peso e atividades físicas realizadas. A nutrição adequada será essencial se você deseja ter um cão pastor saudável, ativo, alegre, protetor, fiel e amoroso em casa.

 

Um pastor-belga malinois correndo.

Essa raça é uma das mais belas, ativas e disciplinadas que você poderá encontrar. No entanto, tem muitos dos requisitos específicos de cães grandes, como a necessidade de fazer muitos exercícios e uma ingestão calórica considerável. Esse cão é uma grande responsabilidade, mas ele se tornará um de seus melhores e mais leais amigos.

Pode interessar a você...
Pastor alemão preto: tudo o que você ainda não sabia sobre essa raça
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Pastor alemão preto: tudo o que você ainda não sabia sobre essa raça

Vamos falar sobre uma variação de uma das raças mais conhecidas atualmente: o pastor alemão preto, cuja pelagem escura se deve a um gene recessivo.