Pastor bergamasco: um cachorro que conduz e cuida de rebanhos
Escrito e verificado por o biotecnólogo Alejandro Rodríguez
Hoje trazemos a você mais uma raça de cachorro inconfundível: o pastor bergamasco. Este animal vem das regiões montanhosas da Itália, e foi usado como um cão pastor durante décadas.
A seguir, vamos falar mais sobre as suas origens, as suas características e a sua personalidade.
Origem do pastor bergamasco
Existem várias origens possíveis para esta raça: a mais conhecida e provável é a de que eles descendam dos grandes molossos da Pérsia. Estes animais foram trazidos pelos gregos e fenícios há quase 2000 anos.
Outras teorias apontam para um parentesco com a raça húngara komondor, e até mesmo com o mastim tibetano.
Seja como for, não há um documento escrito que confirme plenamente qualquer teoria. O que é certo é que o pastor bergamasco deu origem a muitas outras raças de cães pastores.
Durante grande parte do século XIV em diante, esta raça predominou na paisagem rural e na pecuária, devido a sua grande versatilidade no pastoreio de rebanhos. Foi apenas com o desenvolvimento da revolução industrial que a raça começou a cair em desuso, até quase desaparecer.
Desde então, diferentes associações vêm lutando para preservar a raça, e hoje em dia podemos ver espécimes espalhados pelo mundo todo como cães de companhia.
Características gerais
O pastor de Bergamo ou bergamasco é um cachorro de tamanho médio, com corpo robusto e cabeça volumosa. O que mais chama a atenção nesta raça é a sua pelagem densa, que muitas vezes forma os tufos grossos que os caracterizam.
Estes tufos se formam quando o pelo longo externo e a pelagem lanosa interna se juntam. A pelagem do bergamasco, além de lhe conferir a sua aparência curiosa, também serve como proteção contra todos os tipos de intempérie.
A cor predominante do pelo do bergamasco é o cinza, em diferentes tons.
Comportamento do pastor bergamasco
Sua personalidade equilibrada fez dele o animal perfeito para atuar como guardião protetor dos rebanhos. Destacam-se a sua inteligência, a sua coragem, a sua adaptação a qualquer tipo de situação e o seu caráter trabalhador.
Acima de tudo, estamos diante de um cão calmo, respeitoso, paciente e fiel. Apesar do ambiente hostil das montanhas alpinas, a personalidade do pastor bergamasco é muito gentil e ele costuma ser muito dócil e afetuoso tanto com os humanos quanto com outros cães.
Seu uso como cão pastor não é o único trabalho que ele executa. Atualmente, esses animais estão ajudando nas tarefas de resgate e salvamento e também atuam em conjunto com as forças policiais. Certamente, o pastor bergamasco é uma raça que tem muitas utilidades.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
Talenti, A., Dreger, D. L., Frattini, S., Polli, M., Marelli, S., Harris, A. C., … & Caniglia, R. (2018). Studies of modern Italian dog populations reveal multiple patterns for domestic breed evolution. Ecology and evolution, 8(5), 2911-2925.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.