Peixe-cofre: características do peixe mais quadrado do mundo

O peixe-cofre é o peixe mais quadrado do mundo, devido à sua característica forma cúbica. Muitos espécimes desses peixes são de cor amarela e podem ser encontrados em águas pouco profundas.
Peixe-cofre: características do peixe mais quadrado do mundo

Última atualização: 15 Abril, 2021

Nas águas rasas dos oceanos, existe um peixe com chifres que navega de um lado para o outro entre os corais, espreitando com seu tamanho delicado e aspecto quadrado. Estamos falando do singular peixe-cofre (Ostraciidae).

Esse animal exige conforto e atenção em suas instalações se for mantido em cativeiro, pois pode se tornar uma bomba-relógio para o resto dos integrantes devido ao seu veneno particular. Você quer saber mais sobre esse peixe? Continue lendo.

O peixe mais quadrado do mundo

Os ostraciídeos são conhecidas como peixes-cofre devido à sua morfologia, mais especificamente, por causa das placas ósseas que recobrem a cabeça e o corpo, dando-lhes o aspecto de um cofre. São peixes que nadam mal porque não têm nadadeiras ventrais e, ao mesmo tempo, não têm a capacidade de se locomover na água com a mesma velocidade de outros seres aquáticos.

O peixe-cofre é da família Ostraciidae, que inclui um grupo de peixes quadrados que pertencem à ordem dos Tetraodontiformes, relacionados às espécies de peixes-balão. Seu aspecto quadrado se deve à fusão entre as escamas em forma de placa e a sua sólida carapaça triangular, com a qual adquirem o aspecto de caixa e da qual se projetam sua cauda e suas pequenas barbatanas.

Em contrapartida, os peixes-cofre jovens são mais redondos.

Um peixe-caixa amarelo.

Características físicas do peixe-cofre

Além de ser o peixe mais quadrado do mundo, o peixe-cofre pode ser identificado por outras características. Entre elas, destacamos as seguintes:

  • Esse peixe tem a aparência de um cofre, mas da mesma forma, as escamas entrelaçadas fazem com que pareça mais quadrado.
  • Tem 2 pontas em sua cabeça que parecem chifres, olhos pequenos e arredondados e uma boca com uma pequena abertura. Tanto as nadadeiras quanto a cauda também são pequenas.
  • Além de ser conhecido como peixe-cofre, algumas espécies dessa família são chamados de peixe-vaca.
  • Quando os peixes-cofre da espécie Lactoria cornuta são jovens, a sua cor amarela é brilhante e com manchas pretas. Quando atingem a idade adulta, chegam a 45 centímetros de comprimento, sendo de cor marrom-mostarda com verde-azulado.

Habitat do peixe-cofre

O peixe mais quadrado do mundo vive nos recifes de coral e no mar de clima tropical, em uma profundidade entre 1 a 280 metros da superfície. Os peixes-cofre jovens se mantêm em grupos algo muito característico dos jovens e em áreas onde existem recifes de coral. Nesses ambientes, procuram locais para se proteger.

A cor amarela de seu corpo no caso de espécimes jovens é um alerta de sua toxicidade para os outros peixes que estão ao seu redor e, ao mesmo tempo, um mecanismo de defesa. Esses peixes podem ser encontrados no Mar de Celebes nas Ilhas Mabul, Ilhas Ryukyu, Ilha de Lord Howe, assim como no Mar Vermelho e Mar da África Oriental.

Cuidados

Se tem interesse em ter um peixe-cofre em um aquário, tome cuidado ao colocá-lo na água, pois ele pode atacar outros peixes ao expelir suas toxinas. Deve-se usar uma boa decoração aquática – semelhante ao seu habitat , com excelente iluminação e temperatura moderada. Com as condições ideais acima, o peixe-cofre pode viver entre 4 e 5 anos.

Em cativeiro, o peixe-cofre pode comer pequenas porções de algas, lulas e mexilhões. Em seu habitat natural, esse peixe se alimenta de pequenos animais, como vermes e crustáceos. É aconselhável mantê-lo em um aquário grande, devido à toxina de sua carne. Porém, com todas essas informações, é aconselhável deixar essa espécie em seu ambiente natural.

Além disso, deve-se observar que, por ser de água salgada, o peixe-cofre requer parâmetros hídricos extremamente específicos. Simular a salinidade, o pH e o fluxo de nutrientes do mar em um aquário é uma tarefa muito difícil. Portanto, a manutenção de um aquário marinho está reservada aos aquaristas mais experientes.

Um boxfish branco.

Em resumo, o termo “peixe-cofre” abrange um total de 6 gêneros de peixes, incluídos na família Ostraciidae. Esses animais chamam a atenção por sua aparência particular, mas também apresentam características únicas no reino animal, além de suas características anatômicas externas. Sem dúvida, a natureza nunca deixará de nos surpreender.

Pode interessar a você...
Novas espécies de peixes de recife
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Novas espécies de peixes de recife

Cientistas indonésios descobriram 9 novas espécies de peixes nos recifes de Fakfak, a oeste de Papua-Nova Guiné. Saiba mais aqui!