Por quanto tempo um cão pode se lembrar de uma pessoa?

· setembro 29, 2018
Os cães têm uma memória de curto e longo prazo, e até mesmo uma memória associativa como resultado de eventos que eles viveram, embora não se lembrem deles.

Certamente você já se encontrou novamente com um cão que não via há anos e o cumprimentou como sempre. E ele se lembrou de você! Portanto, você já deve ter se perguntado como isso é possível, então… por quanto tempo um cão pode se lembrar de uma pessoa?

Por quanto tempo um cão pode se lembrar de uma pessoa?

A memória dos cães

Sabendo até onde chega a memória dos cães, também nos ajuda a determinar o quanto eles se lembram da bronca dada, de nossa presença após uma longa estadia no hospital ou após vários dias de férias. Então, como a memória dos cães funciona?

Bem, é claro que os cães têm uma memória, porque eles não nos esquecem facilmente, ou de nossos amigos e até mesmo de outros animais de estimação com os quais eles estiveram depois de um longo tempo. Você poderia dizer que os cães têm uma memória imediata e uma mais tardia.

A imediata funciona lembrando eventos específicos que ele irá esquecer após 10 ou 20 segundos. Por exemplo, se ele morder seus sapatos, e duas horas depois você chegar em casa, não o repreenda, porque seu cão nem se lembra mais do que ele fez. Se fosse de outro modo, ele se esconderia logo que te visse, mas ao invés disso, ele corre para te cumprimentar alegremente, como sempre, não é?

Cachorro após destruir boneco de pelúcia

Portanto, os cães vivem no presente sem pensar no passado, basicamente porque não conseguem. Ou seja, enquanto você se preocupa porque não se exercita há muito tempo, seu animal de estimação não se lembra disso e ficará igualmente feliz em ir passear com você depois de algumas semanas sem tê-lo feito, como se tivesse feito ontem.

Memória associativa

Por outro lado, os cães não têm uma memória como a nossa, capaz de lembrar eventos específicos por um longo tempo e até tomar decisões com base nisso. Pelo contrário, a memória deles é associativa. Ou seja, eles guardam em seu cérebro uma circunstância ou imagem que podem relacionar posteriormente com uma circunstância semelhante no futuro.

Por exemplo, se o seu cão viu você doente, a ambulância chegou em casa com a sirene ligada, ele não será capaz de se lembrar desse fato, mas se lembrará do som da ambulância toda vez que ouvir uma e a relacionará com algo ruim que aconteceu, então ele não terá uma sensação agradável.

Por outro lado, se uma pessoa lhe fez se sentir bem porque fez carinho nele, falou com ele com ternura e até mesmo brincou, seu bichinho vai se lembrar desses fatos quando a vir e a cheirar novamente.

Então, por quanto tempo um cão pode se lembrar de uma pessoa?

Bem, sem mais rodeios então, a reposta para essa pergunta é: por toda vida! As associações que são realizadas em seu cérebro e que estão relacionadas com o que essa pessoa o fez sentir, com seus gestos e movimentos, com seu olhar, sua voz e seu cheiro, é uma lembrança que sempre permanecerá em seu animal de estimação.

Mesmo se você passar anos sem ver seu animal de estimação, ele o reconheceria de longe e o receberia novamente como se você tivesse voltado para casa após o trabalho. Esses casos já ocorreram. Por exemplo, um homem recuperou seu cão depois de oito anos de seu desaparecimento e o animal o reconheceu sem nenhum problema.

cão em túmulo do dono

Nos casos em que pessoas tiveram que dar seus animais para adoção, porque elas não podiam cuidar deles ou por outros motivos, estes cães reconheceram seus donos anos mais tarde, quando eles os visitaram. E os cães que passaram anos nos túmulos de seus donos? Eles nunca os esqueceram e esperaram mesmo depois de sua morte.

Se já tínhamos certeza de que “o cão é o melhor amigo do homem”, aprender mais sobre a memória deles e quanto um cão consegue se lembrar de uma pessoa, confirma isso ainda mais.

Não há dúvida de que não existe animal mais leal, fiel e afetuoso com o ser humano do que um cão. Você não acha que eles merecem toda a nossa consideração, amor e carinho? Nós acreditamos que sim!