Por que meu cachorro lambe a urina de outros cães?

É natural ver um cachorro lamber a urina de outros cães, mas em certos casos, precauções devem ser tomadas ou evitadas. Aprenda aqui quando é o momento indicado para isso.
Por que meu cachorro lambe a urina de outros cães?

Última atualização: 04 dezembro, 2021

Os cães exibem comportamentos que, aos olhos de um ser humano, são inexplicáveis. Por exemplo, ficamos muito chocados quando o cachorro lambe a urina de outros cães. Se esse for o caso do seu cão, você certamente estará se perguntando por que isso acontece e como o gosto da urina pode parecer apetitoso para seu animal de estimação.

Para explicar esses comportamentos, o incrível olfato que esses animais possuem nunca deve ser esquecido. As linhas a seguir partem dessa mesma pergunta, que lhe dará a resposta que você está procurando para o misterioso comportamento dos cães quando se trata de urina. Não perca.

Por que meu cachorro lambe o xixi?

A urina contém muitas informações sobre o cão: estado de saúde, sexo, estágio reprodutivo e muito mais. Para detectar todas essas substâncias, os canídeos possuem um complexo estrutural localizado no osso vômer, conhecido como órgão de Jacobson.

Portanto, se você vir seu cão lambendo a urina que está farejando, é muito provável que ele esteja obtendo informações adicionais sobre o cão que ali urinou. É um comportamento natural e perfeitamente normal.

Para usar o órgão vomeronasal ou de Jacobson, o canídeo gruda a língua no palato e levanta a cabeça, esticando o pescoço.

Graças a esse órgão auxiliar do olfato, o cérebro recebe informações sobre grandes moléculas presentes no ambiente, como os feromônios. Sem esses dados olfativos, o cão não seria capaz de realizar interações sociais básicas, caçar ou saber o momento de se reproduzir com outro de sua espécie.

A cistite em cães é um evento comum.

O que acontece se meu cachorro lamber a urina de outros cães?

Pode ser um comportamento natural do cão, mas a maioria dos cães no mundo vive em áreas urbanas e residências. Nessas áreas ainda é útil obter as informações presentes no ambiente, uma vez que os animais de estimação também interagem com outros cães e seguem rastros.

No entanto, existem muitos patógenos presentes na urina de cães, como aqueles que causam leptospirose ou salmonelose. Quando seu cachorro lambe a urina de outro cão, ele está introduzindo esses microrganismos nocivos em seu organismo.

Então, é ruim deixar o animal lamber a urina na rua? Por ser um comportamento que fornece informações muito valiosas sobre o ambiente, eliminá-lo seria um grande estresse para o animal. No entanto, ninguém quer que seu cachorro fique doente. Na próxima seção, responderemos a essa pergunta.

Efeitos negativos na saúde do cão

Farejar o ambiente à vontade é um comportamento natural que, além de ser uma atividade mentalmente enriquecedora, ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade do animal. Por essas razões, nunca devemos repreender o cão quando ele fizer isso.

Supondo que seu cão esteja com todas as vacinas e a vermifugação em dia, lamber a urina não deve ser um perigo para ele. No entanto, essa ideia implica supor que os demais cães também tenham seus tratamentos preventivos em dia.

Sob essa premissa, um cão que passa por um momento em que suas defesas estão baixas — ou sofre de uma doença que o mantém em estado de imunossupressão — não deve lamber a urina. As chances de os patógenos nela presentes serem prejudiciais à saúde são bastante altas.

Se o seu cão estiver habituado a esse comportamento, preste atenção a quaisquer sinais de doença que possam surgir, como tosse, febre ou mucosas congestivas. Não perca tempo e leve-o ao veterinário se for o caso.

O que devo fazer se meu cachorro lamber a urina de outros cães?

Se o seu cão lambe a urina de outros cães com frequência, você deve primeiro garantir que sua saúde esteja ótima, o que permitirá que ele pratique esse comportamento com risco mínimo. No entanto, nunca é demais aplicar outras medidas preventivas:

  • Mantenha suas vacinas e desparasitação em dia: essa será sua principal barreira contra os patógenos presentes na urina.
  • Cuide da saúde dele: ofereça uma alimentação de qualidade, leve-o para fazer exercícios e mantenha sua mente ocupada. A saúde geral é sinônimo de um forte sistema imunológico.
  • Tenha cuidado com as zoonoses: se o seu cão estiver habituado a lamber urina ou a pegar coisas do chão, você não deve deixá-lo lamber a sua cara. Lave as mãos sempre que tocar na boca do animal ou se ele lamber você. Algumas doenças (como a leptospirose) são transmitidas aos humanos e podem ser graves.
  • Mantenha uma boa higiene: se você limpar e desinfetar o ambiente do cão regularmente, evitará a proliferação de germes que entram em casa com seu cão. Cuide da higiene dentária do seu cão e dê os banhos necessários.

Se você precisar eliminar esse comportamento, nunca deve recorrer a repreensões ou punições. É um comportamento natural e necessário para o cão: suprimi-lo à força só causará estresse e ansiedade. Em vez disso, tente desviar sua atenção quando ele for lamber o xixi e recompensá-lo quando ele não fizer isso.

Distúrbios reprodutivos em cães domésticos.

Esses comportamentos profundamente enraizados nos instintos dos cães podem ser difíceis de mudar. O treinamento, se feito corretamente, pode durar semanas e é provável que ocorram recaídas de vez em quando. Portanto, se você estiver com dificuldades para fazer isso, não se desespere: contar com a ajuda de um etologista canino sempre será uma ótima opção.

Pode interessar a você...
Cristais na urina dos cães: sintomas, tipos e tratamento
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Cristais na urina dos cães: sintomas, tipos e tratamento

Conhecer os sintomas de cristais na urina dos cães ajuda a agir rapidamente para procurar um veterinário e determinar de que tipo eles são.