Quatro brincadeiras para estimular o olfato em cães

Trabalhar o olfato deve ser tão importante para nós quanto levar o cachorro para passear. A seguir, vamos mostrar alguns jogos que estimulam esse importante sentido nos cães.
Quatro brincadeiras para estimular o olfato em cães

Última atualização: 13 Março, 2021

Da mesma forma que procuramos a melhor alimentação para o cão e o levamos várias vezes para passear, também precisamos procurar jogos para estimular o seu olfato. Com essas brincadeiras, não se pretende que o animal desenvolva ainda mais o olfato, nem o treine, como se faz com os cães trabalhadores, busca-se simplesmente seu entretenimento.

Com relação ao tempo da caminhada, muitos cães são reativos quando veem outros cães à distância. Além disso, alguns cães desenvolveram certos medos ao caminhar, o que pode colocar suas vidas seriamente em risco se tentarem fugir. Com as brincadeiras para estimular o olfato do cachorro, o objetivo é trabalhar a autoestima, o autocontrole e também a confiança que o animal tem em seu tutor.

Benefícios dos jogos para estimular o olfato em cães

Assim como os responsáveis pelos cães consideram essenciais as idas ao veterinário, as caminhadas, os carinhos ou uma boa alimentação, as brincadeiras de olfato devem fazer parte da rotina diária de qualquer cão.

Um dos lugares onde os cães devem usar mais o nariz é em seus passeios. Por esse motivo, é importante variar os locais por onde o cão costuma passar, para que haja sempre a possibilidade de encontrar um novo cheiro. Se o cachorro andar sempre pelos mesmos lugares, ele acabará perdendo o interesse.

As brincadeiras para estimular o olfato em cães buscam cansar mentalmente o animal, que é o melhor tipo de cansaço, já que não aumenta muito o estresse positivo.

Com isso não queremos dizer que um cão não necessite de exercício físico, pelo contrário, mas brincar com outros cães ou com uma bola aumenta muito o estresse do animal e, se essa situação não for tratada corretamente, podem ocorrer problemas de comportamento. no cachorro.

Algumas vantagens das brincadeiras de olfato são:

  • Podem ajudar o cão a puxar menos a coleira durante a caminhada.
  • Fazem parte do trabalho que deve ser realizado com cães reativos que podem atacar outros cães.
  • Aumenta muito o nível de relaxamento do cão.
  • Certos tipos de brincadeiras aumentam o vínculo entre o cão e o tutor.

Aqui estão algumas brincadeiras que estimulam o olfato dos cães.

Um cachorro cheirando o chão de sua casa.

Encontrar prêmios em uma caixa

Para colocar esse jogo em prática, você precisará de alguns materiais:

O método a seguir é o seguinte:

Pegue a caixa e vá colocando as toalhas, os panos ou o que tiver pela casa, enquanto esconde os prêmios entre eles. É muito importante que o cão esteja sentado e calmo enquanto você prepara a caixa. Para fazer isso, você deve ter trabalhado anteriormente truques como “sentar” ou “deitar”. Depois disso, peça ao cão encontrar a comida ou permita que ele a procure.

Com essa brincadeira para estimular o olfato em cães, você deverá conseguir manter o animal entretido por muito tempo. Não se esqueça de que deve ser o cão quem determina quando parar de procurar, para que seu autocontrole seja trabalhado.

Trabalhar o olfato e o medo da água em cães

Nessa seção, vamos apresentar duas brincadeiras que vão estimular o olfato do seu animal de estimação e também melhorar sua relação com a água. Isso pode ajudar a tornar a hora do banho menos traumática ou ajudar o animal a aproveitar o mar ou o rio durante as viagens.

Brincadeira 1

Material necessário:

  • Almofada de silicone para lamber (disponível em todas as lojas de suprimentos para animais de estimação).
  • Banheira ou local habitual do banheiro.
  • Ração úmida ou patê.

Método:

Coloque a ração úmida na almofada para lamber. Ela geralmente vem com ventosas para que possa ser colada na parede na altura do rosto do cão. Convide o animal de estimação para entrar no banheiro (sem água, pois a intenção não é lavá-lo no primeiro dia). Deixe-o desfrutar do prêmio pelo tempo que quiser.

A estimulação do cheiro da comida e a possibilidade de comê-la em um local que costuma ser negativo, ao longo do tempo, fará com que o local e a hora do banho se tornem positivos, desde que a almofada continue sendo oferecida.

Brincadeira 2

Material necessário:

  • Uma bacia ou balde.
  • Água.
  • Prêmios apetitosos.

Método:

Encha a bacia com água, não muito, cerca de cinco centímetros ou menos. Você pode aumentar a quantidade de água conforme o cão se acostuma. Adicione os prêmios favoritos e peça a ele para pegá-los.

O cão terá de procurar a comida com o focinho, aproximando-se da água. Também terá que colocar as pernas para tirar o alimento ou até mesmo inserir o focinho. Com o resultado positivo da obtenção de um prêmio, aos poucos, ele perderá o medo da água. Por outro lado, terá sua autoestima aumentada por ser capaz de superar o medo por conta própria.

Não se esqueça de que o cão é um animal muito complexo e com emoções que, se não forem tratadas corretamente, podem levar a problemas de comportamento. Esses jogos exigem paciência e compreensão por parte do tutor. Não desanime.

Brincadeira para estimular o olfato em cães e o vínculo com o tutor

Outra coisa que favorece as brincadeiras de olfato é a confiança que o cão deposita no seu tutor. Os cães, como animais de estimação, precisam saber que seu companheiro humano sempre estará presente para prestar apoio emocional. O labirinto caseiro é a brincadeira de olfato ideal para isso.

Material necessário:

  • Nesse caso, você pode usar qualquer coisa que tiver pela casa, até os próprios móveis.
  • Comida apetitosa.

Método:

Crie um labirinto ou caminho por toda a casa ou parte dela. Você pode colocar cadeiras, toalhas no chão, mesas, caixas… Resumindo, qualquer coisa que você puder imaginar.

Agora, vá colocando os prêmios para formar um percurso. Você pode colocá-los embaixo das cadeiras, nas escadas, dentro de um de brinquedos, etc. Quando estiver pronto, incentive o animal a buscá-los. Lembre-se de que no início o percurso deve ser mais fácil.

Quando o cão tiver medo de ir a algum lugar, você pode ajudá-lo com palavras gentis, comida ou até mesmo dando-lhe pistas para que ele consiga. Aos poucos, e após cada sessão, seu animal vai confiar mais em você.

Um cachorro tomando banho.

Faça brincadeiras para estimular o olfato em cães antes de passear

Como já dissemos, trabalhar o olfato é uma maneira ideal de desestressar e cansar o cão. Por isso, é muito interessante realizar as sessões imediatamente antes de dar um passeio se você considerar que o animal de estimação tem certos problemas durante o passeio.

Além disso, usar os horários das refeições como momentos de trabalho é uma boa opção, em vez de usar recompensas. Dessa forma, você vai fazer com que a comida se torne algo motivante e que consegui-la seja um desafio.

Pode interessar a você...
Estimulação mental em cães: uma questão de brincar
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Estimulação mental em cães: uma questão de brincar

A estimulação mental em cães provoca reações fisiológicas e comportamentais positivas que, de certa forma, definem a sua qualidade de vida.



  • Cal. R. (2019). Pensando en ellos. Ebook Habla con ellos: Educación canina
  • Sampaio, R. A. G., Martins, Y. N. D. F., Barbosa, F. M. S., Franco, C. I. Q., Kobayashi, M. D., & Talieri, I. C. (2019). Behavioral assessment of shelter dogs submitted to different methods of environmental enrichment. Ciência Rural, 49(1).