Importância do exercício para os cães

março 17, 2020
O exercício supre uma série de necessidades vitais para proporcionar uma boa vida aos cães: fortalece o corpo, acelera a mente, fortalece o vínculo com seu dono e previne doenças.

A importância do exercício para os cães é tão significativa quanto para os seres humanos. Sabe-se que o exercício – praticado regularmente – proporciona, além do bem-estar físico, bem-estar mental.

Através da atividade física, os cães podem liberar a tensão e, juntamente com uma dieta equilibrada, manter um estilo de vida saudável. Então, por que não fornecer esse requisito básico de saúde ao seu animal de estimação? Hoje, falaremos sobre por que é importante garantir que o seu cão mantenha uma rotina de exercícios cardiovasculares.

A importância do exercício para combater a ansiedade em cães

Está comprovado que o exercício diminui a ansiedade em cães. Todos os donos de animais devem garantir que seus amigos peludos estejam em boa forma. Essa medida simples pode fazer com que você volte para casa e não encontre o sofá mastigado.

Sabe-se que a falta de exercício e estimulação mental pode levar o cão a tentar chamar a sua atenção apresentando comportamentos destrutivos.

Quanto mais atividade, menos envelhecimento

Sem dúvida, assim como nos humanos, fazer a quantidade certa de exercício pode ajudar a manter a acuidade mental dos cães. Isso resulta em uma menor incidência de doenças relacionadas à idade.

Obviamente, o exercício deve se adaptar à fase da vida do seu animal de estimação. Lembre-se de que, embora seja importante que os cães mais velhos permaneçam ativos, o exercício nunca trará benefícios se você exagerar.

Por esse motivo, é altamente recomendável obter aconselhamento do veterinário a respeito de qual intensidade e que tipo de exercício é apropriado para o seu cachorro.

Cachorro fazendo exercício

A importância do exercício para combater a osteoartrite em cães

Sabe-se que o exercício regular é uma das melhores maneiras de garantir que as articulações do seu animal permaneçam saudáveis. Lembre-se de que não se trata apenas de manter um peso adequado para evitar o excesso de pressão. O exercício também garante que as articulações permaneçam lubrificadas, enquanto fortalece os músculos de apoio.

Família que se exercita unida, permanece unida

Sem dúvida, quando os cães e os seus donos se exercitam juntos, o vínculo emocional é fortalecido. Como o exercício é uma atividade estimulante, compartilhá-lo cria um reforço positivo da amizade. Mesmo que seja uma rotina simples, como caminhar todos os dias, vai melhorar o seu equilíbrio mental e cardiovascular.

É claro que você deve sempre se colocar no lugar do seu animal de estimação. Por exemplo, ao correr na praia, considere que as conchas do mar podem ser dolorosas para a patas sensíveis do seu cão. Além disso, exercitar-se em horários de sol forte pode causar insolação.

Todos os cães precisam de um trabalho

Lembre-se de que o homem foi selecionando os cães para realizar tarefas específicas. Assim, o ancestral do seu amigo foi criado para caçar, pastorear ou desempenhar outra atividade. Por esse motivo, é importante que o seu cachorro possa agir, até certo ponto, de acordo com os seus instintos.

Não se trata de levá-lo para caçar. Trata-se de fornecer oportunidades interessantes para executar uma tarefa de acordo com a sua necessidade. Se um cão não tiver um trabalho apropriado para a sua raça e idade, como ir buscar um frisbee, por exemplo, ele mesmo arrumará um, como latir para os transeuntes ou mexer no lixo.

Cachorro jogando futebol

O exercício facilita a obediência

Se você deseja que o seu cachorro te obedeça com mais entusiasmo, a chave pode ser uma atividade mais interativa. Quando você passa um tempo brincando com seu cão e ensinando novas brincadeiras, o relacionamento é fortalecido e leva a um comportamento mais obediente.

Favorecer uma socialização adequada

O exercício pode e deve fazer parte de uma rotina de exposição a outros cães, pessoas e estímulos ambientais. Esta é uma maneira muito eficaz de direcionar um cão jovem para uma socialização adequada.

É importante ter em mente que, para a maioria dos cães, uma caminhada tranquila pelo quarteirão simplesmente não atende às suas necessidades de exercícios aeróbicos. No entanto, uma brincadeira animada no parque com outros cães promove a sua socialização, garantindo que filhotes e cães mais velhos façam o nível de esforço adequado.

  • Hodgson, S. (2010). Dog Tricks and Agility For Dummies. John Wiley & Sons.
  • Farber, S. D. (2002). Sports Medicine for Dogs Part 1: Prevention of Injury.